Menu
quinta, 5 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Turismo

Guias de turismo: a maioria já trabalha legalmente

Sugundo o Ministério do Turismo a profissão de guia de turismo está em evidência, na cidade de Bonito todos os guias são cadastrados no orgão

11 Nov 2013 - 10h37Por MTur

A profissão de guia de turismo está em evidência, com a proximidade da Copa do Mundo. Boa parte dos 600 mil turistas estrangeiros aguardados para o evento e dos 3,1 milhão de brasileiros esperados para os jogos devem ter algum contato com os cerca de 18 mil guias turísticos em atividade no país, de acordo com a Federação Nacional de Guias de Turismo.

Os guias que atendem Bonito e região são todos regulamentados no MTur e sempre estão se preparando com cursos e especializações.

A profissão de guia de turismo é a única regulamentada por lei no setor. Embora a maior parte deles (9.894) esteja regularmente registrado no Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas, o Cadastur, há cerca de oito mil profissionais que atuam na ilegalidade, sem o curso de formação específico obrigatório para atuar na profissão. 

Apesar das deficiências, Alagoas vem se destacando no trabalho de controle e fiscalização. A coordenadora regional de serviços turísticos do estado, Rosário Passos, explica que há quatro anos eles vêm desenvolvendo seminários, palestras e cursos de formação para os profissionais da área, de modo que, até o final do ano, mais 100 novos guias estarão registrados no Cadastur. 

“O exercício ilegal da profissão pode levar o profissional a responder por falsidade ideológica ou ainda, por meio do Código de Defesa do Consumidor, por má prestação de serviços”, explica o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz. Uma portaria sobre fiscalização de prestadores de serviços turísticos está sendo analisada pelo gabinete do ministro do Turismo, Gastão Vieira.

O Ministério do Turismo (MTur) distribuiu 7.982 carteiras de guias de turismo apenas este ano. Com as carteirinhas em mãos, os guias comprovam seu registro no Cadastur, cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, e os turistas podem solicitar a carteirinha ao guia para se certificar de que contrata um serviço regular.

Hoje o ministério tem 9.894 guias de turismo no Cadastur. Os estados com mais guias cadastrados são Rio de Janeiro (3.662), São Paulo (1.400) e Paraná (923). A portaria 197, de julho de 2013, aumentou o prazo de renovação de cadastro de guias de turismo para cada cinco anos. Antes a renovação era feita a cada dois anos.

“Este ano, emitimos o correspondente a quase o total de guias cadastrados no país. O guia cadastrado tem credibilidade diante do turista e formaliza as atividades do setor”, afirma o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz.

Segundo o coordenador geral de serviços turísticos, Jair Galvão, são confeccionadas cerca de 800 carteirinhas por mês. Com essa medida a retirada da carteira de guia fornecida pelo MTur fica mais ágil. Além disso, o MTur vai gastar menos recursos e mão-de-obra com a emissão do documento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Na ocasião, estiveram presentes várias autoridades. Foto: Filipi Brites  Ascom CURSO DE MERGULHO CBMMS
Solenidade realizada em Bonito, marca início do 1º Curso de Mergulho em Caverna realizado pelo
Lagoa Misteriosa (Jardim-MS). Foto: Marcio Cabral. PARABÉNS
Obra prima da natureza, Lagoa Misteriosa celebra 10 anos de atividades
BONITO - MS - NO JAPÃO
Bonito (MS) é promovido no Japão durante as Olimpíadas
TURISMO - AUXÍLIO
Auxílio de R$ 1.000 do Incentiva+MS Turismo, veja como fazer o cadastro e ficar ligado no prazo
TURISMO - BONITO TURISMO EM MS
Fundtur apresenta calendário de eventos para promoção online e presencial do turismo de MS
Foto: @visitmsoficial/Alexis Prappas MS - A RETOMADA
Inscrições para auxílio de R$ 1 mil reais do Programa 'Incentiva+MS Turismo' vai até dia 08 em MS
Foto: Prefeitura de Bonito BONITO - MS - VANDALISMO NA PRAÇA
Vandalismo na Praça desperta indignação e prefeitura desenvolverá ações de fiscalização em Bonito
BONITO - MS - A RETOMADA
Depois de um ano de desafios e restrições, turismo já dá sinais de retomada em Bonito (MS)
BONITO - TURISMO AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo lança campanha 'Meu Estado, Meu Destino' para promover o turismo regional
Sucuri é flagrada por grupo de turistas, em rio de Jardim (MS)  Foto: Luiz Eduardo Gonçalves/Foto OLHA ELA AÍ...!!!
Sucuri gigante é flagrada por turistas durante flutuação em rio de água transparente de MS, Assista