Menu
segunda, 23 de novembro de 2020
Busca
OKA_BONITO_ABRIL
BONITO - MS - MOSTRA GASTRONÔMICA

Com edição on-line, Mostra Gastronômica de Bonito apresenta delícias regionais

Com edição on-line, Mostra Gastronômica de Bonito apresenta delícias regionais

18 Nov 2020 - 08h56Por Rogério Sanches

BONITO - MS - Pela primeira vez, a Mostra Gastronômica de Bonito apresenta receitas de maneira on-line. O evento realizado pela a Abrasel MS - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul conta com a participação de quatro chefs, que em uma aula dinâmica ensinam como preparar pratos especiais com aquele toque de cores, texturas e sabores regionais. 

De 10 a 20 de novembro, os chefs apresentam seus pratos no site do evento, ensinando o público a preparar suas delícias, sendo que o chefe André Nardo prepara seu delicioso Pintado à Urucum, Sylvio Trujillo apresenta o preparo do Frango Glaceado no Tucupi, o chef Leonardo Corradini, que mostrará o delicioso Risoto de Pequi com Frango Grelhado e João Canto chegará com uma sobremesa especial, o Brownie com Castanha de Baru.

Para o presidente da Abrasel MS, Juliano Wertheimer, essa é uma ótima oportunidade de aproximar o público daquelas receitas especiais bem como valorizar a culinária regional. "Nosso objetivo é manter a tradição da Mostra Gastronômica de Bonito, e, nesse período de pandemia, nada melhor que utilizar o on-line para isso. Queremos aproximar as pessoas desse universo gastronômico, apresentando os sabores e mostrando a qualidade dos nossos chefs e suas receitas".

Jonas Eduardo, Coordenador de Alimentos e Bebidas do Restaurante-escola Senac Terradaságuas falou sobre a importância do evento. "A Mostra Gastronômica de Bonito dissemina a cultura de nosso estado, pois gastronomia é de forma integral a própria cultura. Somos aquilo que comemos! Nosso Estado tem sabor e aromas singulares e a mostra gastronomia apresenta esses sentidos ao público em geral. Continuar a Mostra Gastronômica, mesmo no cenário atual, é muito importante, pois valorizar o que é feito em nosso estado fortalece as nossas raízes e economia." 

Matheus da Silva Oliveira, que é gerente regional do Sebrae MS, reafirmou a importância do evento on-line e a valorização da culinária regional. “A Mostra Gastronômica é uma ação que vai trazer credibilidade visibilidade, mostrando os pratos que são destaque da região e isso é muito importante, considerando o impacto sobre a atividade do turismo, especialmente em Bonito, que vive do setor. Então, toda e qualquer ação que gere visibilidade e estimule a vontade de conhecer a culinária da região vem para somar, principalmente nesse momento, que está passando, mas que ainda é de pandemia, e a Mostra vem num modelo totalmente diferente, que é o formato digital, já considerando os protocolos de biossegurança e isso já é uma temática futura. Foram quatro chefs escolhidos o que oferece uma boa visão de variedades em relação aos pratos típicos daqui e pratos que têm, claro, ingredientes específicos que vão tornar cada vez mais especial a culinária de Mato Grosso do Sul, em especial a de Bonito”. 

Quem são os chefs

André Nardo – Formado pelo Le Cordon Bleu, em Londres, ele atua como chef executivo do Domus Bistrot e também em consultoria. Sua especialidade está na fusão da culinária européia, especialmente a francesa, com ingredientes regionais e nacionais. Ele vem com uma sobremesa especial, uma mistura ousada de sabores, o chocolate, queijo e framboesa, que é um cheesecake de chocolate Callebault 70% com coulis de framboesa.

 

Sylvio Trujillo – Gestor em alimentação por formação, está há 14 anos a frente das cozinhas e gestão do Marruá Hotel e Restaurante em Bonito. Iniciou a carreira em São Paulo, acumulou experiência em Genova – Itália e em cruzeiros marítimos no Mar Mediterrâneo. Pratica uma mescla entre a gastronomia clássica contemporânea e a rusticidade e riqueza pantaneira.

Leonardo Corradini – Formado em gastronomia pela UNIVALI/SC e com curso de comida italiana pela Scuola Dante Alighieri em Camerino/Itália. Passou por alguns restaurantes de renome em Balneário Camboriú e Itapema (SC), também chefiou bares e restaurantes em Campo Grande-MS. Hoje trabalha como docente de gastronomia no Senac Turismo & Gastronomia.

João Canto - Formado pelo Instituto de Gastronomia das Américas, com experiência internacional em restaurantes e eventos. Atua na cidade de Bonito com trabalhos de consultorias em bares e restaurantes. Participou de diversos festivais, entre eles o Bar em Bar e a de Mostra Gastronômica de Bonito que ocorreu durante o Festival de Inverno 2017, quando desenvolveu o prato vencedor.

Para assistir as receitas acesse: www.mostragastronomicabonito.com.br

Combate a violência

O evento conta com o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sebrae, Senac. Nos materiais de divulgação conta com a exposição das marcas do Disque 180 que visa incentivar a denúncia para combate a violência contra mulher e o disque 100 que é o canal de denúncias de violações de direitos humanos relacionadas a Crianças e adolescentes. Esta campanha espera atingir mais de 10 mil de pessoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LIVE NO PANTANAL
Em live, Luan Santana promove "Movimento Pantanal Chama" e turismo do MS apoia ação solidária
BONITO - MS - PREFEITO ELEITO
Prefeito eleito se reúne com Ricardo Ayache e vice governador Murilo Zauith, projetos para Bonito
BONITO - MS - ENCANTADOR
As águas cristalinas de Bonito (MS) são conhecidas por todo o Brasil e em vários outros países
Grupo de participantes catam a guavira do pé da árvore em edição anterior do evento (Foto: Reprodução/Instagram) BONITO - MS - CATA GUAVIRA
Em Bonito, Edição do Cata Guavira vem com agrofloresta e comida vegana como soluções
SEBRAE REVOLUTION
Sebrae Revolution Liderança começa nesta quinta com talk-show sobre futuro do trabalho
VEM PRA BONITO
VEM PRA BONITO?: Green Week, do Águas de Bonito tem a melhor tarifa do ano, confira agora
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Estado investe R$ 520 milhões na pavimentação de 374 km de rodovias e projeta mais R$ 2,5 bilhões
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
CUIDADO COM A FAKE NEWS: Bonito não entrou em lockdown
TURISMO
IDB: visitantes se sentem seguros em Bonito; turismo segue à risca protocolos de biossegurança
PROCESSO SELETIVO
Polícia Militar abre inscrições em Processo Seletivo Interno destinado a formação de 235 sargentos