Menu
SEBRAE COP AGOSTO DE 15 À 19 2022
quinta, 18 de agosto de 2022
SEBRAE COP AGOSTO DE 15 À 19 2022
Busca
tabacaria
VEM TODO MUNDO - BONITO - MS

BONITO (MS): Conhecer a cidade em baixa temporada pode trazer uma experiência diferenciada

4 Mai 2022 - 13h43Por MARCOS PIERRY / CORREIO DO ESTADO

Quando o assunto é ecoturismo, Bonito costuma figurar como destino número um no Brasil. Além de uma profusão de atrativos naturais, entre nascentes, grutas, rios e cachoeiras, a cidade aposta em sustentabilidade e em preservação do meio ambiente.

Com passeios perfeitos para fazer em família, como o Museu Subaquático de Bonito e a flutuação na Nascente Azul, o santuário ecológico, a 300 quilômetros de Campo Grande, é um lugar que, chova ou faça sol, pode ser visitado em qualquer época do ano. Cada temporada tem suas vantagens.

MENOR CUSTO

Como regra geral, os meses de outono e de inverno, com exceção das férias escolares em julho e dos feriados, são considerados baixa temporada em Bonito. Nessa época, os passeios ficam menos concorridos e, portanto, os preços são mais baixos, assim como os valores das diárias em hotéis e em pousadas.

SOL E CASACO

Outra grande mudança na baixa temporada é referente ao clima. O verão é o período de chuvas em Bonito, enquanto os meses mais frios correspondem à época da seca. Assim, entre o outono e o inverno, os dias se mantêm ensolarados, com uma temperatura média de 25ºC. O frio costuma vir só à noite, portanto, leve um casaco na mala. Já que o céu fica quase sem nuvens, as noites são mais estreladas.

VISIBILIDADE MÁXIMA

Com menos chuvas, os rios, os lagos e as piscinas naturais de Bonito atingem o grau máximo de limpidez. É justamente durante a baixa temporada que as águas estão muito mais cristalinas.  

Nesse período, fica ainda mais especial fazer o mergulho no Museu Subaquático de Bonito, que fica dentro do complexo da Nascente Azul, já que a visibilidade em todo o lago onde acontece o passeio fica melhor.

spinner-noticia

A flutuação na Nascente Azul é um dos programas que podem ser aproveitados durante todo o ano em Bonito, inclusive nos meses de outono e inverno, já que a temperatura da água permanece a 23 graus - Divulgação/Nascente Azul

VAPOR

Mesmo no inverno, não é preciso se preocupar com a temperatura da água. Tanto para o mergulho quanto para a flutuação, os visitantes recebem roupas de neoprene, que ajudam a manter o corpo aquecido. Além disso, a temperatura da água na nascente, onde a flutuação começa, permanece a 23ºC o ano inteiro.

Nos dias mais frios, que mesmo no inverno são raros, isso leva a uma cena interessante na Nascente Azul: é possível ver o vapor saindo do rio e até da cachoeira, porque suas águas ficam mais quentes do que o ambiente externo.

FARTURA DE PEIXES

Outra vantagem da baixa temporada é que os ecossistemas subaquáticos de Bonito ficam com ainda mais peixes, que aparecem em uma variedade impressionante. Isso porque no verão ocorre a piracema e os peixes migram rio acima.  

É possível conferir toda essa biodiversidade de perto em vários passeios da Nascente Azul, como a flutuação, o mergulho no Museu Subaquático e o balneário. São programas de encher os olhos.

LAZER A SECO

Para quem quer se manter seco, Bonito também tem uma série de passeios fora da água. Na Nascente Azul, por exemplo, é possível curtir a tirolesa, que tem 450 metros de extensão e oferece uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena, e o pêndulo humano, que desafia os limites da gravidade em um emocionante balanço nas alturas.

Há ainda trilhas ecológicas e contemplativas, para admirar a diversidade da flora e da fauna locais em cenários perfeitos para fotos. A Trilha do Mirante da Luneta dá acesso a uma vista incrível para a Serra da Bodoquena e para todo o panorama do parque da Nascente Azul.

LUNETA

No fim do trajeto, há uma luneta para conferir cada detalhe da paisagem. Outra opção é a Trilha do Pantanal, que retrata esse bioma típico do Centro-Oeste e foi desenvolvida em uma área de vegetação parcialmente inundada em torno de um lago, que abriga uma grande variedade de pássaros e de outros animais. Inaugurada em 2021, tem acessibilidade e placas informativas.

Fora do complexo da Nascente Azul, é possível conhecer também as famosas grutas de Bonito, como a do Lago Azul e a de São Miguel.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FOTO: ASSESSORIA BONITO - PARCERIA
BONITO: Em parceria com a Fiems e a Energisa, Prefeitura lança iluminação de led até o Balneário
Turismo
Uma semana de imersão, qualificação e networking no 1º Integra BWT em Bonito
FOTO:  ASSESSORIA FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO
Abertas inscrições para oficinas com artesãos de Bonito durante XXI Festival de Inverno, FAÇA AQUI
Serpente predando a ave em Bonito  Foto: Marcos Augusto Violante BONITO - NATUREZA
Sucuri gigante comendo ave exótica é registrada por biólogo próximo ao rio Formoso em Bonito
BONITO - MS - FOTO: ROGÉRIO SANCHES - BONITO INFORMA BONITO - TURISMO A TODO VAPOR
BONITO recebeu mais de 150 mil visitantes de janeiro à julho de 2022, veja relatório da Sectur
FOTO: SUBCOM FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO
BONITO: Trailer 'Café do Amor' da Cozinha Inclusiva da Associação Juliano Varella estará no Festival
FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO
Confira as atrações regionais selecionadas para o Festival de Inverno de Bonito 2022
FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO
Estão abertas as inscrições para artesões locais para o Festival de Inverno de Bonito
Foto: Assessoria
PONTE LIBERADA: Reforma concluída da ponte sobre o Rio Mimoso, na estrada do Quati (Bajuca)
BONITO - MS - FOTO: ROGÉRIO SANCHES / BONITO INFORMA BONITO - CADASTROS ABERTOS
Prefeitura abre cadastro para barracas da Praça de Alimentação do Festival de Inverno de Bonito (MS)