Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
MANIA PET
VEM TODO MUNDO - BONITO - MS

BONITO (MS): Conhecer a cidade em baixa temporada pode trazer uma experiência diferenciada

4 Mai 2022 - 13h43Por MARCOS PIERRY / CORREIO DO ESTADO

Quando o assunto é ecoturismo, Bonito costuma figurar como destino número um no Brasil. Além de uma profusão de atrativos naturais, entre nascentes, grutas, rios e cachoeiras, a cidade aposta em sustentabilidade e em preservação do meio ambiente.

Com passeios perfeitos para fazer em família, como o Museu Subaquático de Bonito e a flutuação na Nascente Azul, o santuário ecológico, a 300 quilômetros de Campo Grande, é um lugar que, chova ou faça sol, pode ser visitado em qualquer época do ano. Cada temporada tem suas vantagens.

MENOR CUSTO

Como regra geral, os meses de outono e de inverno, com exceção das férias escolares em julho e dos feriados, são considerados baixa temporada em Bonito. Nessa época, os passeios ficam menos concorridos e, portanto, os preços são mais baixos, assim como os valores das diárias em hotéis e em pousadas.

SOL E CASACO

Outra grande mudança na baixa temporada é referente ao clima. O verão é o período de chuvas em Bonito, enquanto os meses mais frios correspondem à época da seca. Assim, entre o outono e o inverno, os dias se mantêm ensolarados, com uma temperatura média de 25ºC. O frio costuma vir só à noite, portanto, leve um casaco na mala. Já que o céu fica quase sem nuvens, as noites são mais estreladas.

VISIBILIDADE MÁXIMA

Com menos chuvas, os rios, os lagos e as piscinas naturais de Bonito atingem o grau máximo de limpidez. É justamente durante a baixa temporada que as águas estão muito mais cristalinas.  

Nesse período, fica ainda mais especial fazer o mergulho no Museu Subaquático de Bonito, que fica dentro do complexo da Nascente Azul, já que a visibilidade em todo o lago onde acontece o passeio fica melhor.

spinner-noticia

A flutuação na Nascente Azul é um dos programas que podem ser aproveitados durante todo o ano em Bonito, inclusive nos meses de outono e inverno, já que a temperatura da água permanece a 23 graus - Divulgação/Nascente Azul

VAPOR

Mesmo no inverno, não é preciso se preocupar com a temperatura da água. Tanto para o mergulho quanto para a flutuação, os visitantes recebem roupas de neoprene, que ajudam a manter o corpo aquecido. Além disso, a temperatura da água na nascente, onde a flutuação começa, permanece a 23ºC o ano inteiro.

Nos dias mais frios, que mesmo no inverno são raros, isso leva a uma cena interessante na Nascente Azul: é possível ver o vapor saindo do rio e até da cachoeira, porque suas águas ficam mais quentes do que o ambiente externo.

FARTURA DE PEIXES

Outra vantagem da baixa temporada é que os ecossistemas subaquáticos de Bonito ficam com ainda mais peixes, que aparecem em uma variedade impressionante. Isso porque no verão ocorre a piracema e os peixes migram rio acima.  

É possível conferir toda essa biodiversidade de perto em vários passeios da Nascente Azul, como a flutuação, o mergulho no Museu Subaquático e o balneário. São programas de encher os olhos.

LAZER A SECO

Para quem quer se manter seco, Bonito também tem uma série de passeios fora da água. Na Nascente Azul, por exemplo, é possível curtir a tirolesa, que tem 450 metros de extensão e oferece uma vista deslumbrante para a Serra da Bodoquena, e o pêndulo humano, que desafia os limites da gravidade em um emocionante balanço nas alturas.

Há ainda trilhas ecológicas e contemplativas, para admirar a diversidade da flora e da fauna locais em cenários perfeitos para fotos. A Trilha do Mirante da Luneta dá acesso a uma vista incrível para a Serra da Bodoquena e para todo o panorama do parque da Nascente Azul.

LUNETA

No fim do trajeto, há uma luneta para conferir cada detalhe da paisagem. Outra opção é a Trilha do Pantanal, que retrata esse bioma típico do Centro-Oeste e foi desenvolvida em uma área de vegetação parcialmente inundada em torno de um lago, que abriga uma grande variedade de pássaros e de outros animais. Inaugurada em 2021, tem acessibilidade e placas informativas.

Fora do complexo da Nascente Azul, é possível conhecer também as famosas grutas de Bonito, como a do Lago Azul e a de São Miguel.

Leia Também

Aquário de Bonito encerrará suas atividades após 16 anos de encanto subaquático
Turismo
Aquário de Bonito encerrará suas atividades após 16 anos de encanto subaquático
Ex-militar acusado de matar e desovar corpo de mulher enfrenta novo júri em MS Em Campo Grande
Ex-militar acusado de matar e desovar corpo de mulher enfrenta novo júri em MS
'Pai' das sucuris de Bonito chora ao descobrir que sucuri morta é Vovózona: 'estou me recompondo' Sucuri Vóvozona
'Pai' das sucuris de Bonito chora ao descobrir que sucuri morta é Vovózona: 'estou me recompondo'
Visão aérea de um trecho do maravilhoso Rio Nascente Azul Natureza
Visão aérea de um trecho do maravilhoso Rio Nascente Azul
Aeroporto tem sido uma grande entrada de Turistas em Bonito MS em 2024. Turismo
Aeroporto tem sido uma grande entrada de Turistas em Bonito MS em 2024.
Parque das Cachoeiras  7 emoções, 7 cachoeiras
Natureza
Parque das Cachoeiras  7 emoções, 7 cachoeiras
Dourado o Rei do Rio Formoso, encanta com sua beleza! (Veja os Vídeos) Beleza Natural
Dourado o Rei do Rio Formoso, encanta com sua beleza! (Veja os Vídeos)
Nova Sucuri, volta a aparecer no Solar dos Lagos em Bonito MS (VEJA O VÍDEO) Natureza
Nova Sucuri, volta a aparecer no Solar dos Lagos em Bonito MS (VEJA O VÍDEO)
Tamanduá nada? Registro raro feito no Rio Formoso mostra habilidades do animal - Veja Vídeo! Meio Ambiente
Tamanduá nada? Registro raro feito no Rio Formoso mostra habilidades do animal - Veja Vídeo!
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.