Menu
tera, 2 de junho de 2020
BANNER ANNA
Busca
POLONIO MEDICAL CENTER
ESPAÇO SAÚDE

Você tem alergia? Os cuidados devem ser redobrados no inverno!

Você tem alergia? Os cuidados devem ser redobrados no inverno!

17 Jun 2019 - 18h33Por Blog Saúde.gov

O frio já começou em algumas regiões do país e coincide com o período mais seco do ano. A combinação perfeita para o aumento da incidência das doenças respiratórias, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal.

Das chamadas doenças do inverno, as respiratórias são as mais preocupantes. Por isso, nessa época, o cuidado precisa ser redobrado! Segundo o pneumologista Marcelo Rahabi, médico do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), vinculado à Rede Ebserh, o maior problema dessa época é a seca. “As pessoas respiram esse ar muito seco e isso acaba irritando as vias respiratórias, por isso, nessa época do ano os atendimentos nas unidades de saúde chegam a dobrar por conta do clima seco”, conta.

O pneumologista explica que o ar precisa chegar aos pulmões úmido e aquecido para evitar problemas nas vias respiratórias. Essa função de deixar o ar mais "apropriado para os pulmões" é realizada pelo nariz, que filtra e aquece o ar. “Quando o ar está muito frio e seco, ou quando respiramos ela boca, o nariz não dá conta de condicionar o ar adequadamente. Esse ar ao entrar seco e frio nas vias respiratórias, irrita as mucosas e prejudica o funcionamento de todo o aparelho respiratório, deixando as pessoas mais susceptíveis a infecções”, explicou.

As pessoas que têm alergias sentem mais o impacto do clima no período da noite, por causa da baixa temperatura. Para diminuir os efeitos e para aumentar a umidade do ar, Marcelo aconselha que além de nebulizadores, sejam utilizadas toalhas molhadas esticadas pela casa. É o que faz a estudante Karla Martins, de 31 anos. “Descobri que tinha rinite quando criança, desde então, uso toalha úmida no quarto, humidificador e antialérgico para ajudar quando estou crise”, enfatizou.

A estudante conta que mesmo com usando esses artifícios, durante a seca, as crises pioram. “Quando chega esse período minhas crises ficam piores, mas como não temos o que fazer, vou usando esses artifícios e medicamentos para minimizar as crises”, conta ela.

Prevenção

A melhor forma de prevenir as crises alérgicas é evitar o contato com a causa do problema. Se a alergia envolve ácaros, deve-se ter um controle mais rigoroso do ambiente do alérgico. Medidas simples como manter sempre o ambiente limpo, evitar acúmulo de poeira, não fumar, beber bastante água e se alimentar de forma saudável são fundamentais para viver bem.

Outra dica do pneumologista é fazer circular o ar no ambiente, deixando uma fresta da janela aberta no transporte e em casa. Durante o dia, deve-se evitar aglomerações. Outra dica é lavar as roupas que estão guardadas há certo tempo antes de usar, porque elas acumulam bactérias.

Além disso, uma boa indicação é tomar sol, pois a vitamina D está relacionada ao cuidado de uma série de doenças do aparelho imunológico.

Estar sempre bem agasalhado durante o frio e evitar cheiros fortes também ajudam a prevenir crises alérgicas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
BONITO: 18 dos 46 casos confirmados de covid-19 já estão recuperados
LIVE BOLETIM COVID-19 NO MS CORONAVÍRUS NO MS
"População de MS está fazendo opção pelo caminho da morte", alerta secretário Geraldo sobre Covid-19
BOLETIM COVID CORONAVÍRUS NO MS
BOLETIM: MS tem 79 casos confirmados e chega a 1.568 pacientes com coronavírus
COVID-19
Junho começa com 46 casos confirmados de Covid-19 em Bonito
GUIA LOPES boletim coronavírus GUIA LOPES - COVID-19
Guia Lopes chega a 230 casos confirmados e 4ª Cia E Cmb Mec faz descontaminação na cidade
CORONAVÍRUS NO MS
Caminhoneiro idoso morre de covid-19 no Hospital Regional em MS
CORONAVÍRUS NO MS
Coronavírus já chegou a 50 municípios de MS que neste domingo registrou mais 71 nas últimas 24h
Avenida central de Bonito - MS PREVISÃO PARA SEMANA
Frente fria derruba temperaturas novamente nesta segunda-feira que terá semana gelada em Bonito (MS)
Mato Grosso do Sul tem 19 óbitos por coronavírus e 1.418 confirmados CORONAVÍRUS NO MS
MS tem mais 62 e chega a marca de 1.418 confirmados, CONFIRA O BOLETIM
BOA AÇÃO EM BONITO
EM BONITO: mutirão popular arrecada e produz EPIs para o Hospital Darci João Bigaton