Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
MARMOARIA
CUIDADOS IMPORTANTES

Verão é temporada de escorpiões; saiba o que fazer em caso de picadas

Verão é temporada de escorpiões; saiba o que fazer em caso de picadas

5 Jan 2020 - 09h06Por Mireli Obando / SUBCOM

O período do verão, entre os meses de dezembro e março, exige maiores cuidados com relação aos acidentes com escorpiões. O tempo quente e chuvoso, é ideal para o aparecimento desse animal peçonhento que gosta de se abrigar em locais escuros, com lixo, entulhos e dentro de bueiros.

As ocorrências de picadas de escorpião em Campo Grande tiveram aumento de 46% nos últimos quatro anos, conforme mostram os dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Só em 2018, foram 688 casos registrados na Capital, sendo a maioria deles no período que acende o alerta para os cuidados.

Como esse cenário é comum em todo o Brasil nesta época do ano, o médico especialista em toxicologia, Sandro Benites, do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), alerta para os cuidados preventivos, e também sobre o que fazer caso ocorra a picada de escorpião:“Imediatamente se encaminhar para a unidade de saúde mais próxima. Não esperar os sintomas. Se for criança, a emergência é maior ainda”.

Os relatos de quem já passou por essa situação, segundo o médico, é de dor muito intensa, como se fosse uma faca quente penetrando na carne. Essa situação de acidentes leves, apenas com dor local, representa 98% dos casos. Porém, há situações que indicam sinais de gravidade e correr contra o tempo se torna primordial. “Se além da dor no local apresentar dor abdominal, acompanhado de náuseas e vômitos, deixamos de estar diante de um acidente leve e passamos a estar diante de um acidente moderado a grave. Aí estamos autorizados do ponto de vista ético e científico, a fazer o soro antiescorpiônico, que quanto mais precoce, melhor”.

O profissional lembra de caso recente ocorrido na Capital, com uma criança de apenas 6 anos, que apresentou todos esses sintomas após ser picada por escorpião. Nesse caso a rapidez da família em buscar socorro, somada a agilidade da equipe médica, fez toda a diferença para que a menina sobrevivesse. “Chegou com só 30% do coração funcionando. (…) 20 minutos após a chegada, ela já estava em coma, por causa do veneno do escorpião. Foi um acidente extremamente grave e a preparação da equipe fez toda a diferença no desfecho”, conta.

Caso já tenha visto um escorpião nas proximidades da residência, a recomendação é trocar os ralos simples por ralos com tampa. Outro cuidado simples que pode auxiliar na prevenção é jogar água sanitária nos ralos, inclusive das pias de banheiro e cozinha, pois o produto espanta o escorpião. As baratas são alimentos preferidos dos escorpiões, portanto é necessário eliminá-las dos ambientes de convívio social.  

Outros cuidados essenciais são manter jardins e quintais limpos, evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico, material de construção nas proximidades; manter a grama aparada; sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo; combater a proliferação de insetos, alimento principal dos escorpiões; afastar as camas e berços das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros se encostem ao chão.

“Um mutirão contra a sujeira para evitar a praga do escorpião, ajuda a evitar também outras pragas como a dengue, chikungunya, e a leishomaniose. Uma cidade limpa evita uma série de doenças”, finaliza o médico.

Leia Também

Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim LUTO
Empresário que morreu em acidente na BR-060 será velado na Câmara Municipal de Jardim
Já sentiu algum desses sintomas? Pode ser falta de vitamina B12! Saúde
Já sentiu algum desses sintomas? Pode ser falta de vitamina B12!
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA Previsão do Tempo
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito Saúde
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito Dia Internacional da Mulher
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024 Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024
Cassems realiza  Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro CASSEMS - ENCONTRO
Cassems realiza Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar DOE SANGUE - DOE VIDA
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.