Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Outubro Rosa

Secretaria de Saúde lança atividades do Outubro Rosa nesta sexta-feira

4 Out 2013 - 10h10Por Notícias.MS


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, através da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher, lança na sexta-feira (4) a partir das 9 horas na SES, no Parque dos Poderes, as atividades do Outubro Rosa. O objetivo é promover a sensibilização da população sul-mato-grossense sobre a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Entre as atividades que serão realizadas durante o dia, estão a distribuição de informativos e sorteio de presentes para os servidores e a realização de palestras pelas equipes da Atenção à Saúde da Mulher.

 A ocorrência do câncer de mama continua a apresentar uma tendência de crescimento, e o diagnóstico em estágios mais avançados da doença podem estar contribuindo significativamente para o aumento das taxas de mortalidade. De acordo com a SES, Mato Grosso do Sul é a 5ª unidade federada em mortalidade por câncer de mama. Para reverter essa situação seu enfrentamento requer estratégias, de caráter individual e coletivo, voltadas para a promoção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico precoce e o tratamento.

Para o ano 2012/2013, a estimativa é de que ocorram 740 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul, sendo que 330 ocorrerão na Capital. Em estudo realizado com 393 mulheres usuárias da Estratégia de Saúde da Família em Dourados (MS) e com idade entre 40 e 69 anos, identificam que a maioria das entrevistadas possuía algum conhecimento sobre câncer de mama, porém quase metade desconhecia qualquer um dos seus fatores de risco, o que reforça a necessidade de ampliar o trabalho de mobilização de toda a sociedade.

 Para ampliar as informações sobre a importância do exame de mamografia e os cuidados para se evitar a doença, Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul implantou em 2004 o Projeto Toque de Vida, que prevê a capacitação dos médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde e a sensibilização da comunidade quanto a necessidade de realizar Exame Clínico da Mama e Mamografia. Desde sua implantação os profissionais de saúde vêm desenvolvendo ações voltadas a conscientização das pessoas para detecção precoce do câncer de mama tendo possibilidade de aumentar a sobrevida e a cura da doença. Já o Outubro Rosa é um movimento internacional com o objetivo de alertar as mulheres para as causas do câncer de mama e incentivar a realização de mamografia.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue
FRIO FRIO INTENSO
Frio chega com força e pode ser o mais intenso do século no Brasil
VACINA CORONAVÍRUS EM MS
ALERTA: Não é momento de descuidar, taxa de contágio tem leve aumento em MS
ASTRAZENECA VACINA ASTRAZENECA
AstraZeneca: 02 doses têm proteção de 93,6% contra mortes por Covid, entenda sobre a 1ª e 2ª
VACINA VACINAÇÃO COVID EM MS
A cada 10 pessoas em MS, 3 foram completamente imunizadas
COVID-19 NO MS
Com quedas na taxa de ocupação de leitos, Estado registra 96 vagas para Covid-19
Primeira onda de frio intenso chegou ao MS no final de junho (Foto: Arquivo/Marcos Maluf) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS ELE TÁ VOLTANDO
Frio volta ao Estado na próxima semana e mínimas podem chegar aos 3ºC
EFEITO DA VACINA
BONITO e mais 38 municípios de MS não tiveram mortes por Covid há 07 dias
Foto: Filipi Brites  (Ascom) BONITO - MS - VACINAÇÃO CONTRA COVID
Professores de todas as idades e pessoas a partir de 30 anos tem vacina nesta sexta em Bonito