Menu
segunda, 23 de maio de 2022
Busca
Vanzella
PROCON / MS

Procon-MS cobra explicações sobre cancelamentos de voos por alta de casos de Covid-19 e influenza

14 Jan 2022 - 09h00Por Airton Raes, Procon/MS

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) enviou notificação para as companhias aéreas Gol, Azul e Latam em busca de explicações sobre cancelamentos de voos ocorridos por conta do aumento no número de casos de Covid-19 e influenza nas tripulações.

No documento enviado, as empresas são questionadas sobre a quantidade de voos cancelados desde dezembro de 2021, quantos passageiros foram afetados e quais medidas adotadas para minimizar essa situação.

O Procon/MS também quer saber se os passageiros foram avisados com antecedência sobres o cancelamento dos voos e se estão recebendo assistência material, e quantos optaram pelo reembolso ou pela realocação em outro voo.

As empresas aéreas também têm que informar a quantidade de funcionários diagnosticados com Covid-19, que função desempenham e qual o impacto nos voos. Também sobre o número de funcionários vacinados contra Covid e influenza, assim como se há exigência de uso de máscaras, quais são as medidas de biossegurança adotadas e se existe testagem contínua dos funcionários e se é adotada escala subsidiária para a tripulação.

O Procon-MS também recomendou que sejam adotadas as medidas previstas no Código de Defesa do Consumidor, como a divulgação de forma ostensiva, clara e adequada, sobre as alterações de voos e cancelamentos. Também de prestar a devida assistência material aos passageiros, nos casos de atraso, cancelamento de voo, interrupção de serviço ou preterição de passageiro.

Também foi solicitado que as empresas comuniquem ao consumidor, a partir do cancelamento dos voos, as alternativas de reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro. Nos casos em que o consumidor optar pelo reembolso do valor da passagem, a restituição deve ocorrer dentro do prazo estabelecido da resolução nº 400/2016 da Anac.

O Procon-MS também recomendou a criação de meios eficientes de revezamento subsidiário da tripulação, com reserva de segurança, assegurando a manutenção dos serviços de transporte aéreo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

FOTO: FACEBOOK  SECRETÁRIO BONITO - SAÚDE DE QUALIDADE
Secretário recebe 'Monitor Cardíaco' e entrega documentação da Revitalização do Hospital de Bonito
Jaynne durante uma internação - Crédito: Arquivo Pessoal LUTA CONTRA O TEMPO
Moradora de MS com doença rara faz 'vakinha' para alugar aparelho respiratório e ir a faculdade
FOTO: ASSESSORIA BONITO - MS - PROGRAMA LANÇADO
Bonito sai na frente e lança programa de destinação correta do óleo de cozinha
BONITO - MS - PREVISÃO DO TEMPO
Bonito e mais 45 cidades em alerta para ventos e chuva com granizo, mínima de até 11ºC
Aleksandro era conhecido por chapéu inseparável.  Foto: Reprodução/RedesSociais AMOR PELO PANTANTAL
Aleksandro tinha fazenda em MS e transbordava amor pelo Pantanal, veja fotos
João Vitor Moreira Sales, conhecido pelo nome artístico de Conrado, durante apresentação (Foto: Facebook/Divulgação)  - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS ACIDENTE COM SERTANEJOS
Conrado, a dupla com Aleksandro, é levado para UTI
Alesksandro, no último show realizado antes de acidente (Foto: Redes Sociais) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS LUTO NA MÚSICA
Aleksandro, da dupla sertaneja com Conrado, morre em acidente
Ilustrativa (Foto: Fala Povo/ Jornal Midiamax) TRISTE NOTÍCIA
Criança de 3 anos morre após ser picada por escorpião em MS
PROCESSO SELETIVO DA SED PROCESSO SELETIVO - SED
Aberto Processo Seletivo para contratação de Psicólogo e Assistente Social, veja vagas e salários
FOTO: VÍDEO FACEBOOK PREFEITURA BONITO - SAÚDE DE QUALIDADE
SAÚDE: Exames de alta complexidade ao alcance da população já está sendo realizados em Bonito