Menu
tera, 2 de maro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO
CORONAVÍRUS EM MS

População pode conferir em tempo real a atual situação de ocupação de leitos em MS

Com o Painel Mais Saúde, população pode conferir em tempo real situação de ocupação de leitos no Estado

15 Jan 2021 - 08h38Por Rodson Lima, SES

Prezando pela transparência em relação às informações sobre o coronavírus, há seis meses o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), disponibiliza o Painel Mais Saúde, que reúne diversos dados relacionados à Covid-19, entre eles: a gestão leitos. Por esta ferramenta, a população pode acompanhar em tempo real, como está a situação dos leitos nas quatro macrorregiões de saúde divididas em Mato Grosso do Sul.

Intuitivo e dinâmico, o ‘Painel Gestão de Leitos’ mostra, no primeiro item, o panorama geral da situação dos leitos clínicos e de UTIs, inclusive dos leitos exclusivos à Covid-19. No segundo item, mostra a ocupação de leitos clínicos e de UTIs no geral. No terceiro item, o cidadão tem acesso a todo serviço de forma detalhada por meio dos microdados.

O Painel Mais Saúde reúne outras informações que garantem a transparência quanto a evolução da doença no Estado. Pelo sistema é possível colher dados referentes ao Programa Prosseguir, além de outros serviços que são disponibilizados, como: decretos e notas técnicas que foram criadas especialmente para atender os municípios e demais setores da sociedade para o enfrentamento à Covid-19.

Para o coordenador de Tecnologia da SES-MS, Marcos Espíndola de Freitas, estes recursos tecnológicos são fundamentais para a gestão pública na tomada de decisões, pois, a partir do conhecimento do comportamento e evolução da doença, é possível definir estratégias de ação para o efetivo combate ao coronavírus.

“Tais informações evidenciam em que momento estamos na pandemia, se controlado, estável ou crítico, o que exigiria medidas extremas. O Governo do Estado sempre prezou pela transparência e oportunidade das informações como direito de todos”, pontua o coordenador.

Assim, o Painel se transformou em uma ferramenta fundamental para que o Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, parceiros e colaboradores, pudessem nortear as ações e condutas como testagem em massa a apoio aos municípios no enfrentamento à Covid-19. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) que acompanha a política local de enfrentamento à Covid-19 contribuiu para a elaboração deste projeto junto à SES.

O Monitor de Apoio a Informações em Saúde (Painel Mais Saúde) possibilita aos cidadãos navegarem e acompanhar em tempo real as informações sobre a pandemia. Para tanto, basta acessar mais.saude.ms.gov.br, trata-se de um site totalmente interativo, onde é possível acompanhar a situação da doença e indicadores importantes, como taxa de isolamento, dados por município, sexo, faixa etária, local de ocorrência, comorbidades, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Divulgação | Prefeitura de Laguna Carapã COMBATE AO CORONAVÍRUS
Para conter Covid-19, cidade de MS mantém proibição de eventos e até de sinuca
LUTO NO JORNALISMO
LUTO NO JORNALISMO: Morre fotojornalista do Correio do Estado, Valdenir Rezende
BONITO - MS - VACINAÇÃO CONTRA COVID
ESPERANÇA: Dona Maria Lopes recebeu a 1ª dose e seu Geraldo Bento a 2ª dose em Bonito (MS)
Até na chuva clamor por médico é realizado - Crédito: Reprodução Facebook LUTA PELA VIDA
LUTA CONTRA COVID: Médico em estado grave recebe orações diárias em frente a hospital em MS
OPORTUNIDADE
UEMS abre inscrições para a seleção de professor temporário para curso de Medicina
BONITO - MS - VACINAÇÃO CONTRA COVID
BONITO: Idosos a partir de 75 anos e profissionais saúde serão vacinados contra COVID neste sábado
BONITO - MS - PEDIDO EXECUTADO
População pediu e prefeitura atende, toldos são instados no ESF do Jardim Bom Viver em Bonito
VACINAS POR MUNICÍPIOS
Confira quantas doses de vacina contra a Covid cada município está recebendo neste 5º lote em MS
BONITO - DURANTE REUNIÃO
Protocolos que serão aplicados na reabertura da Gruta do Lago Azul são apresentados em Bonito
À esquerda, Patrícia Ribeiro (Diretora Executiva do Hospital Municipal de Naviraí), Josemar Tomazell COLAPSO NA SAÚDE
Com 100% Leitos ocupados, prefeitura de MS já admite a possibilidade de decidir por Lockdown