Mato Grosso do Sul avança para cumprir a pactuação definida nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU), para redução da mortalidade materna para menos de 30 por 100 mil nascidos vivos até o ano de 2030.
Nos últimos cincos anos o Estado implementou políticas públicas de saúde que permitiram uma redução significativa nas mortes de mulheres durante a gravidez ou até os 42 dias seguintes ao parto. Com exceção do ano de 2021, que por conta da pandemia de Covid houve um aumento da mortalidade, a queda no número de mortes é significativa conforme mostra a tabela abaixo.
Com a missão de avançar nesta redução e consolidar a meta antes do prazo pactuado, o Governo de MS, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) lança a ‘Campanha Digital de Maio’, para mobilizar gestores e a sociedade da responsabilidade coletiva de reduzir a mortalidade materna.
“Essa expressiva redução da mortalidade materna em Mato Grosso do Sul nos últimos cinco anos representa um avanço notável e reflete o compromisso do nosso Estado em priorizar a saúde de nossas mulheres, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Campanha Digital de Maio surge como um reforço nesta jornada unindo esforços de gestores e da sociedade para consolidarmos essa conquista antes do prazo estabelecido. As parcerias fortalecem ainda mais nossas ações, impulsionando-nos rumo a um futuro onde a maternidade seja uma experiência segura e plena para todas", afirma a gerente da Vigilância do Óbito Materno e Infantil da SES, Hilda Guimarães.
De acordo com a gerente da Vigilância do Óbito Materno e Infantil da SES, foram registrados neste ano nove óbitos maternos, razão pela qual é necessário manter a sociedade em alerta.
“Precisamos chamar a atenção da importância dessas mulheres buscarem os serviços de saúde que oferecem os exames necessários desde o acompanhamento no pré-natal até o puerpério. Cada vida importa e a informação e o acesso aos cuidados adequados são ferramentas poderosas para garantirmos que nenhuma mãe perca a oportunidade de acompanhar sua gestação com os devidos cuidados. A Campanha Digital de Maio é um convite à ação, um lembrete de que a responsabilidade de proteger a vida materna é de todos nós”, completa Hilda
No dia 28 de maio é celebrado o Dia Nacional Redução da Mortalidade Materna e o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher. A data tem como objetivo chamar a atenção para a importância da saúde materna e reduzir a taxa de mortes maternas.
Leia Também

MS registra 6.796 casos confirmados de dengue

MS Vacina Mais: Governo entrega câmaras refrigeradas a nove núcleos regionais de Saúde

Prefeito visita Escola Ozório Jacques no Assentamento Guaicurus e anuncia reforma completa

Hospital Darci João Bigaton realiza 51 cirurgias ortopédicas em ação do programa MS Saúde

Mato Grosso do Sul e municípios priorizam cirurgias especializadas na aplicação de R$ 14,8 milhões

MS supera média nacional com aumento dos repasses de recursos para assistência farmacêutica

Saúde de MS amplia oferta de profilaxia como estratégia de prevenção ao HIV

Secretaria de Saúde de MS reforça importância da suplementação de vitamina A na infância

Incentivo de R$ 1,9 milhões leva municípios de MS a alcançarem meta nacional
