Menu
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
NASCIDA EM MIRANDA - MS

MIRANDA: Internada desde o nascimento no HR, menina de 2 anos ganha equipamento para ficar em pé

Internada desde o nascimento no HR, menina de 2 anos ganha equipamento para ficar em pé

29 Set 2019 - 10h44Por Iza Rocha HRMS

Nascida em Miranda, em julho de 2017,  e encaminhada ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) no mesmo ano, Samily Vitória Pereira Polidorio já virou o xodó na unidade, especialmente para a equipe multiprofissional da pediatria. Nos primeiros dias de vida a menina foi diagnosticada com miopatia, doença que acomete a fibra muscular, fazendo com que os portadores apresentem fraqueza progressiva dos músculos afetados. Sem nunca ter ficado em pé sozinha, devido a doença, Samily ganhou um Parapódium, equipamento que permite o paciente ficar na posição ortostática. O aparelho foi confeccionado por uma residente do hospital, resultado do grande carinho que a menina recebe na unidade.

Morando no HR desde o nascimento, a atenção dos profissionais não poderia ser diferente. A equipe se prontifica rotineiramente a estudar formas de melhorar o quadro clinico de Samily e para isso são mobilizados diversos profissionais como, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, além é claro da equipe de enfermagem e médica.

Samily recebe os cuidados da equipe do Hospital Regional

Foi pensando exatamente nessa melhora significativa da paciente que a residente de fisioterapia, Priscila Maier Teruia, no HRMS desde abril de 2019, confeccionou um Parapódium, um equipamento que permite ao paciente ficar em pé, melhorando inclusive funções respiratórias, musculares, ósseas, digestiva e tátil, além de beneficiar o campo visual e aumento da comunicação. O recurso é utilizado em clinica ou em atendimentos domiciliares.

Conforme a residente,  a idade de Samily e suas limitações foram motivos mais do que suficientes para executar o aparelho com o objetivo  de melhorar as condições da pequena. “Como ela já tem dois anos e nunca ficou de pé de forma ‘independente’ e o ortostatismo é muito importante para a função correta dos órgãos, achei que seria uma opção  possível e resolvi colocar em pratica com a esperança de render uma melhora para ela”, destacou Priscila.

Ambiente familiar

A família de Samíly realiza o acompanhamento da menina em forma de revezamentos, alguns dias a mãe, Sandra, e em outros o pai, além da tia materna que também ajuda. Hospedados em casa de familiares, os pais não possuem condições que facilitem os cuidados da menina em regime domiciliar. Além disso, a instabilidade clínica da pequena requer que ela permaneça no hospital, caso haja necessidade de rápido atendimento.

Para a equipe de reportagem do HRMS foi encantador presenciar o afeto e dedicação da equipe hospitalar durante uma sessão de fisioterapia, onde a menina realizou os procedimentos no Parapódium. O tratamento das profissionais e o brilho no olhar ao ver as evoluções motoras da menina, mostravam como o amor pela profissão é capaz de transcender a todos.

“É maravilhoso, mesmo sabendo que ela evolui pouco, devido a doença. Mas ainda assim, ver ela ter a oportunidade de experimentar novas coisas me deixa animada. Sei que ela pode nunca ter o comportamento de uma criança saudável, mas se posso proporcionar conforto, qualidade de vida e novas experiências, com certeza farei, pois aquele sorriso no rostinho dela faz tudo valer a pena”, ressaltou a residente de fisioterapia Priscila.

Além de oferecer os cuidados profissionais, a equipe da pediatria também realiza doações de kits de higiene, laços, brinquedos e roupas.  Como toda ajuda é bem vinda, os que tiverem interesse em ajudar,  basta procurar o setor de pediatria no HRMS para fazer a doação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Chegada de vacinas em Mato Grosso do Sul - Bruno Henrique DOSES DE ESPERANÇA CHEGANDO
DOSES DE ESPERANÇA: MS recebe mais 71.760 doses de vacina contra a Covid-19 nesta sexta-feira
FOTO: Marcelo Camargo / Agência-Brasil VACINA NO MS - CORONAVÍRUS
VACINAÇO: Estado alinha com municípios, mutirão para aplicar 275 mil doses contra Covid em 07 dias
Vacinação em Bonito BONITO - BORA VACINAR
HOJE tem vacina da 1ª, 2ª e 3ª dose contra Covid, veja horários e locais em Bonito (MS)
Crédito: Reprodução Facebook FATALIDADE EM BODOQUENA
Amigos se despedem de turista morto em acidente com quadriciclo em Bodoquena
BONITO - NATUREZA PURA
Arrastão da limpeza foi realizado no córrego Restinga, vamos cuidar de Bonito (MS)
VACINA VACINA CHEGANDO
Mato Grosso do Sul recebe mais 277.330 doses de vacina contra a Covid-19
BONITO - MS - BORA VACINAR
BONITO vacina com 1ª, 2ª e 3ª dose da AstraZenca, Pfizer e Coronavac nesta segunda-feira
Chegada de vacinas em Mato Grosso do Sul - Bruno Henrique DOSES DE ESPERANÇA
CHEGOU mais 106,8 mil doses de vacina da Coronavac em Mato Grosso do Sul
Foto: Ponta Porã News ALERTA AO CORAÇÃO
Idoso de 68 anos toma o tal 'azulzinho' e morre em motel
VACINA BONITO BONITO - BORA VACINAR
Sábado também é dia de vacinar com a 1ª, 2ª e 3ª doses, veja local e horário em Bonito (MS)