A partir desta terça-feira (13), toda a população sul-mato-grossense com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe. A ampliação foi determinada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), diante do aumento expressivo de casos e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado, especialmente entre crianças e idosos.
Gerente de Imunização da SES aplicando imunizante no Drive-thru. Foto: Helton Davis.
Até a 19ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%. No caso dos idosos, a evolução para óbito ocorreu em 79,40% dos casos confirmados.
Campo Grande, capital do estado, já declarou situação de emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica. Desde o início da campanha de vacinação, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, o que coloca o estado com a melhor cobertura vacinal do país, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação para toda a população como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas. Nosso compromisso é proteger os sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Apesar da boa adesão geral, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais) ainda está em 29,89% — abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Fonte: SES, compilado com base no painel do Ministério da Saúde.
Segundo o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, a ampliação é estratégica para conter o avanço do vírus no período sazonal. “A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente. Contamos com o apoio das prefeituras para intensificar as ações de imunização em todos os territórios.”
Os municípios devem seguir as orientações da Nota Técnica 03/2025 divulgada pela SES para operacionalizar a vacinação da nova faixa etária. Clique aqui para baixar a íntegra do documento.
Leia Também

Vacinação contra a influenza está liberada para toda a população de Bonito a partir de hoje

Casa da Saúde não vende medicamentos

Dia D de vacinação contra a Gripe acontece neste sábado em Bonito

'MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila' inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos

Remédios e Exames: O Que Você Precisa Saber!

MS registra 3.987 casos confirmados de dengue

Secretaria de Saúde tem horário especial para vacinação em Bonito

Governo de MS convoca 166 aprovados em concurso para quadro de servidores do Hospital Regional

Bonito se despede de Lucimara Alves, prefeitura divulga Nota de Pesar
