Ato solidário, a doação de sangue é um gesto simples e altruísta que pode salvar até quatro vidas em poucos minutos. A ação, que exige reabastecimento constante para suprir as demandas, recolhe 450ml de sangue por doador e representa uma fração de esperança para aquele que recebe.
Com o curto período de duração do concentrado de hemácia (42 dias) e de plaquetas (5 dias), o gesto exige atitude pró-ativa por parte do doador. Sinônimo de cidadania, a doação de sangue regular é indispensável para evitar qualquer escassez de estoque.
De acordo com a gerente de Relações Públicas da Rede Hemosul MS, Mayra Franceschi, os doadores em potencial costumam sensibilizar-se com a causa quando reconhecem a importância da doação de sangue para receptores futuros.
"A doação de sangue é um processo que vem da consciência do cidadão. Doar sangue é um dever, pela vida humana. Quando temos empatia, pensamos no outro e nos identificamos com ele, decidimos pelo amor ao próximo, pela solidariedade, pelo agir humano", explica.
De tratamentos constantes a casos repentinos, o ato é capaz de salvar vidas em diversas circunstâncias. A coordenadora da Rede Hemosul, Marina Torres, destaca sua importância para intervenções médicas de grande porte e complexidade como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Acidentes graves também podem exigir transfusões de sangue urgentes.
Além dos motivos que frequentemente demandam o uso de bolsas de sangue, Marina Torres ainda destaca sua necessidade durante os períodos de grande transmissão de Dengue. “Estamos no período sazonal da dengue e no caso da dengue grave, chamada de dengue hemorrágica, requer uma grande quantidade de transfusões de plaquetas”.
Seja um doador
Entre os critérios para doação de sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51kg e estar bem alimentado e descansado. Para os candidatos menores de idade, é necessário autorização e acompanhamento dos responsáveis legais. Além disso, é indispensável a apresentação de documento oficial com foto e boas condições de saúde.
Aquele que deseja contribuir com a causa pode averiguar todos os critérios para a doação de sangue - incluindo aqueles que tornam o candidato inapto - no site ou nas redes sociais do Hemosul. O endereço eletrônico ainda conta com informações atualizadas sobre o estoque e os tipos sanguíneos com maior escassez.
No caso de doadores já cadastrados e efetivos, homens podem realizar a doação até 4 vezes ao ano, em um intervalo de 60 dias entre coletas. Já no caso das mulheres, até 3 doações podem ser realizadas no período de 12 meses, com um intervalo de 90 dias.
Horário de funcionamento
Em Campo Grande, três pontos de coleta podem ser encontrados pelo doador: o Hemosul Coordenador funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados das 7h às 12h; Na Santa Casa e no Hospital Regional, o atendimento é de segunda a sexta-feira, entre 7h e 12h.
Ao todo, a coleta ocorre em 7 cidades sul-mato-grossenses, incluindo Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba, Coxim e Corumbá. Informações completas sobre o funcionamento nesses municípios também estão presentes no site do Hemosul, bem como as unidades de armazenamento, distribuição, transfusão ambulatorial e sangria terapêutica.
Leia Também

MS registra 3.987 casos confirmados de dengue

Secretaria de Saúde tem horário especial para vacinação em Bonito

Governo de MS convoca 166 aprovados em concurso para quadro de servidores do Hospital Regional

Bonito se despede de Lucimara Alves, prefeitura divulga Nota de Pesar

Boletim Epidemiológico: MS registra 3.641 casos confirmados de dengue

Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 36 milhões para reestruturação da Atenção Primária à Saúde

Governo de MS ultrapassa 2,6 mil cirurgias ortopédicas realizadas pelo Programa MS Saúde

Secretaria de Saúde abre vaga para fonoaudiólogo(a) com carga horária de 30h semanais

Farmácia Municipal de Bonito foi reconhecida na 10ª Mostra MS: Aqui tem SUS
