O município de Bonito vai receber, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro a Oficina Ortopédica Itinerante, que disponibiliza gratuitamente, OPM (Órtese, Prótese e Meios auxiliares de locomoção) para a comunidade. A ação realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Rede da Pessoa com Deficiência, CER IV/APAE (Centro Especializado em Reabilitação/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Grande e em parceria com as secretarias municipais de saúde.
A carreta da Oficina ficará instalada no pátio do CER (Centro de Especialidade em Reabilitação), localizado na Rua Dr. Conrado, 800, Vila Donária. Os pacientes para atendimento serão encaminhados pelo CER e os interessados, que ainda não fazem parte do cadastro de pacientes da unidade, devem procurar o CER antes do início da oficina.
Conforme a gerente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES, Juliana Medeiros, a Oficina Ortopédica Itinerante é habilitada pelo Ministério da Saúde, com calendário e organização aprovados em CIB (Comissão Intergestores Bipartite) desenvolvido pela SES a fim de aproximar o serviço especializado ao usuário do SUS no interior do estado.
O resultado dos atendimentos especializados na avaliação, prescrição e dispensação de OPM (Órtese, Prótese e Meios auxiliares de locomoção), pode ser visualizado e sentido pelo usuário do SUS com o aumento da sua capacidade funcional, conforto e qualidade de vida. “Outro fator não quantificado, mas de grande importância é o retorno as atividades educacionais e de formação profissional das pessoas com deficiência, facilitada pelo uso de OPMs”, explica Juliana.
A Oficina Ortopédica Itinerante visa ampliar o acesso e qualificar o atendimento às pessoas com deficiência no SUS com foco na organização da Rede de Atenção à Saúde, percorrendo as microrregiões do estado com uma unidade móvel que realiza consultas e a concessão de meios auxiliares de locomoção às pessoas com deficiência físico-motora através do SUS.
No ano de 2023, entre os meses de janeiro e agosto, a Oficina Ortopédica Itinerante percorreu os municípios de Corumbá, Caarapó, Três Lagoas, Paranaíba, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana, Coxim, Jardim, Nova Andradina, Dourados, Cassilândia e Rio Brilhante, totalizando 2.137 pacientes atendidos.
Entre os produtos confeccionados e entregues estão: órteses, próteses, coletes, botas, palmilhas, cadeiras de rodas, de banho, muletas, bengalas e andadores. Para ter acesso aos serviços, a pessoa deverá previamente estar inserida na regulação SISREG (Sistema de Regulação).
Leia Também

Casa da Saúde não vende medicamentos

Dia D de vacinação contra a Gripe acontece neste sábado em Bonito

'MS Saúde Mais Saúde, Menos Fila' inicia 3ª fase e já contabiliza mais de 87 mil atendimentos

Remédios e Exames: O Que Você Precisa Saber!

MS registra 3.987 casos confirmados de dengue

Secretaria de Saúde tem horário especial para vacinação em Bonito

Governo de MS convoca 166 aprovados em concurso para quadro de servidores do Hospital Regional

Bonito se despede de Lucimara Alves, prefeitura divulga Nota de Pesar

Boletim Epidemiológico: MS registra 3.641 casos confirmados de dengue
