Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Planejado
BONITO - MS - BANDEIRA

Bonito e 31 cidades continuam na bandeira vermelha, maioria estão laranja e amarela do Prosseguir

Mais de 73% da população já recebeu a primeira dose da vacina no MS

21 Jul 2021 - 12h06Por Mireli Obando, Subcom e Ana Brito, Seinfra

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) anunciou nesta quarta-feira (21) o novo bandeiramento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul no Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR). 

Na nova classificação 32 municípios estão na bandeira vermelha, 41 na laranja, e 6 na amarela. Nenhum município foi classificado no grau de extremo risco sinalizado pela bandeira cinza. A atualização leva em conta os dados referentes a 28° semana epidemiológica e as recomendações são válidas para o período de 22 de julho a 04 de agosto de 2021. 

Na avaliação do secretário de Infraestrutura e também presidente do Comitê Gestor do Prosseguir, Eduardo Riedel, o novo cenário é reflexo das diversas medidas implementadas pelo Governo do Estado aliadas ao avanço da vacinação, que já conta com 29,50% de sul-mato-grossenses com as duas doses ou dose única, conforme o vacinômetro. "O que estamos verificando neste relatório é o resultado do avanço da vacinação e das atitudes dos gestores municipais diante das orientações do Prosseguir e realidades locais", destaca. 

Foto: Saul Schramm

Na bandeira vermelha, onde a recomendação é para o funcionamento apenas de atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, estão a capital Campo Grande, Água Clara, Anastácio, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bonito, Caracol, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Inocência, Jaraguari, Jardim, Ladário, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos. 

Pela classificação laranja do Prosseguir que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão: Alcinópolis, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Dourados, Eldorado, Fatima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Juti, Laguna Carapã, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas, Sonora, Tacuru, Três Lagoas e Vicentina. 

Elencada como grau tolerável, a bandeira amarela que propõe o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco, estão Douradina, Glória de Dourados, Jateí, Novo Horizonte do Sul, Rochedo e Taquarussu. 

No comparativo com o quadro anterior do Prosseguir, apenas 13 cidades regrediram de bandeira, 31 progrediram e 35 permaneceram na mesma classificação. 

Durante a transmissão ao vivo, os secretário de Saúde, Geraldo Resende enfatizou que ao longo da semana os 79 municípios serão reavaliados e excepcionalmente será feita uma nova atualização do Prosseguir em razão da volta as aulas na rede estadual de ensino a partir de 2 de agosto. "Nós faremos a divulgação excepcional na próxima semana para que nós possamos, dentro daquilo que discutimos com o setor da educação, municiar as informações para o retorno das aulas”. 

Mais informações no link: Volta às aulas: quantidade de alunos nas salas dependerá do Prosseguir . 

Critérios de avaliação do Prosseguir

Criado há exatos 13 meses, o  Programa de Saúde e Segurança na Economia (PROSSEGUIR) tem como objetivo estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate à propagação e aos impactos da Covid-19 em nosso Estado.

Boletim Covid

Na atualização dos dados do Boletim Epidemiológico Covid-19 desta sexta-feira (21), foram notificados 886 novos casos e mais 25 óbitos por complicações da doença foram confirmados em Mato Grosso do Sul. 

A média móvel de casos confirmados na última semana está em 626,9 novos casos diários. Já a média diária de mortes por Covid nos últimos 7 dias está em 23,3. No gráfico que mostra a evolução dessas médias nos últimos 21 dias, é possível ver uma certa estabilização de casos e de mortes. 

A taxa de contágio também segue registrando índices na casa dos 0.80 nesta segunda quinzena de julho, com 0.84 nesta quarta-feira (21). Ainda assim, o secretário de saúde, Geraldo Resende alertou para a tendência de aumento, já que em 18 de julho houve registro de 0.82 na taxa de contágio. “Precisamos avançar ainda mais no processo de imunização no nosso Estado”. 

A taxa de ocupação global de leitos por macrorregião é de 80% em Campo Grande, 50% em Dourados, 59% em Três Lagoas e 59% em Corumbá. Dos casos ativos de Covid no Estado, 617 são pacientes internados em leitos clínicos (279) ou de Unidade de Terapia Intensiva (338). 

Segundo a SES existem 1.488 amostras em análise no Lacen e laboratórios parceiros, e outros 5.984 casos sem encerramento pelos municípios.

Confira aqui o detalhamento do boletim epidemiológico Covid desta quarta-feira, 21 de julho de 2021. 

Leia Também

LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola LUTO NA EDUCAÇÃO
LUTO NA EDUCAÇÃO: Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA Previsão do Tempo
Após ventania e chuva, temperatura em Bonito MS, cai 7Cº na tarde desta quinta feira (21) VEJA
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito Saúde
Sabia que bebida alcoólica pode alterar resultados de exames? Laboratório Bonito
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito Dia Internacional da Mulher
Um dia especial para as mulheres no Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024 Laboratório Bonito
Comunicado importante para este sábado dia 02/03/2024
Cassems realiza  Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro CASSEMS - ENCONTRO
Cassems realiza Encontros Regionais em Aquidauana e Jardim nos dias 27 e 28 de fevereiro
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bodoquena recebe novas obras de educação e saneamento para melhorar vida dos moradores
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar DOE SANGUE - DOE VIDA
Doação de sangue é gesto de amor ao próximo que pode salvar até 04 vidas, veja como doar
triglicerídeos? O que é? Como pode controlar? Laboratório Bonito
triglicerídeos? O que é? Como pode controlar?
Fevereiro Laranja / Roxo no Laboratório Bonito Saúde
Fevereiro Laranja / Roxo no Laboratório Bonito
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.