As 79 prefeituras sul-mato-grossenses receberam ontem R$ 12,733 milhões em valores brutos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), correspondente ao segundo decêndio do mês de abril.
O montante é 13,01% maior que o depositado no mesmo período do ano passado (R$ 11,267 milhões), conforme números divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Mesmo com esse incremento, a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) classifica o cenário das contas públicas municipais como preocupante.
A entidade mantém estado de alerta para o segundo semestre, em decorrência da queda de arrecadação e redução nos repasses federais e estaduais.
“A maioria dos municípios está com a arrecadação deste primeiro trimestre menor do que a do primeiro trimestre de 2016. Se você calcula o índice inflacionário, os reajustes gerais, qualquer tentativa de aumentar o gasto corre o risco de não ter recursos depois para honrar os compromissos", afirmou o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul, Pedro Caravina durante evento ontem de assinatura de convênio na entidade.
"A orientação da Assomasul aos prefeitos é muita cautela e evitar gastos”, ponderou Caravina, que se sentou ao lado do governador Reinaldo Azambuja durante evento.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo do Estado congela pauta fiscal da gasolina e garante economia ao consumidor

Protocolos que serão aplicados na reabertura da Gruta do Lago Azul são apresentados em Bonito

Semagro firma convênio com a Caixa para orientar agricultores na contratação do Pronaf

Reforço na campanha contra Covid, Ministério da Saúde envia 300 mil agulhas seringas à MS

Para evitar atropelamento de animais, 'passagem' será feita em dois pontos na região de Bonito

Motoniveladoras entregues pelo Estado potencializam a agricultura familiar, dizem prefeitos

Limpeza urbana e reparos na iluminação pública; serviços são intensificados em Bonito (MS)

EMPREGOS: Semana começa com 956 vagas de emprego em 26 cidades de MS

BONITO na lista, Governo de MS entrega 28 motoniveladoras e 127 viaturas nesta segunda-feira
