A liberação de propagandas eleitorais nas ruas ocorrerá no dia 16 de agosto, conforme divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas nem tudo está liberado para os candidatos.
Conforme o Campo Grande News, as bandeiras, adesivos e alto-falantes são permitidos após o encerramento do prazo de registro de candidaturas na Justiça Eleitoral, que acontece no dia 15 de agosto. Depois do encerramento também é autorizado a realização de comícios, carreatas e distribuição de santinhos.
Porém, para impedir abuso de poder econômico ou político durante a campanha eleitoral, é proibido a utilização de trios elétricos durante a campanha. O uso do equipamento pode ocorrer para a sonorização de comícios.
Também é proibido que os comitês ou os candidatos realizem a distribuição de camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas ou qualquer outro bem que possa dar alguma vantagem ao eleitor.
As propagandas eleitorais, como cartazes e faixas, não podem ser realizadas em bens de uso comum. A proibição vale para postes de iluminação pública, sinalização de tráfego, viadutos, passarelas, pontes, pontos de ônibus, entre outros equipamentos urbanos. “É vedada a veiculação de propaganda de qualquer natureza, inclusive pichação, inscrição a tinta e exposição de placas, estandartes, faixas, cavaletes, bonecos e assemelhados”, explica o TSE.
O uso de outdoors, inclusive eletrônicos, ou de equipamentos publicitários e peças de propagandas que se assemelha aos outdoors também é proibido durante a realização da campanha.
As proibições também se estendem além do campo visual. Durante as propagandas, os candidatos não poderão perturbar o sossego público, seja por algazarra ou pelo abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos. A proibição vale pelo incomodo causado pela queima de fogos de artifício.
Saiba Mais

MS lança nova campanha de promoção turística no mercado norte-americano

Campanha Maio Laranja é encerrada após realizar mês intenso de palestras educativas

MS inicia campanha de vacinação contra poliomielite; imunização vai até 14 de junho
Leia Também

Prefeito comemora asfalto na Vila Jaraguá e agradece governador

FIDI 2025: Bonito reafirma destaque mundial em sustentabilidade com certificação de Carbono Neutro

Bonito confirma 8 novos casos de dengue

Prefeito confirma para o Hospital Darci João Bigaton e agradece emenda de R$ 1 milhão para a cidade

Ordem do Dia: ALEMS aprova conversão de multa leve ou média em advertência

Josmail se reúne com presidente do IMC-14, da Sociedade Brasileira de Mastozoologia/UFRJ

Governo de Mato Grosso do Sul avança na área da saúde em 2024 com investimento de R$ 2,3 bilhões

Prefeito destaca Feira Internacional de Destinos Inteligentes que começou hoje em Bonito

Com apoio do Governo do Estado, TecnoAgro 2025 reúne novidades do setor e conhecimento
