Menu
BANNER ANNA
domingo, 9 de agosto de 2020
BANNER ANNA
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Com recuperação do dique, Estado protege Porto Murtinho contra as grandes enchentes

Com recuperação do dique, Estado protege Porto Murtinho contra as grandes enchentes

20 Jul 2020 - 09h27Por Sílvio de Andrade, SUBCOM

Com grandes investimentos no município em obras de infraestrutura nos setores rodoviário e portuário, o Governo do Estado também atende Porto Murtinho com o projeto de recuperação da estrutura do dique de contenção de enchentes que circunda a cidade. Parte do muro de arrimo desabou no dia 28 de outubro do ano passado e exigiu pronta intervenção da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

As obras de recuperação, orçadas em R$ 1,6 milhão, foram iniciadas em junho, com previsão de término em novembro deste ano. Inicialmente, a Agesul contratou a elaboração do projeto técnico para definir as intervenções emergenciais, que consistem na restauração e reforço da cortina de contenção do dique construído às margens do Rio Paraguai na década de 1980. Os serviços estão na fase de escavações para sustentação da fundação da estrutura.Trecho rompido, em frente ao porto-geral da cidade, fica próximo às instalações portuárias: obra em andamento. Foto: Agesul

O rompimento, numa extensão de 60 metros, ao lado do sistema de captação de água da Sanesul, ocorreu por conta da força da água, agravado por infiltrações e erosão. Na época do colapso na estrutura, o dique foi vistoriado pela Defesa Civil do Estado e Corpo de Bombeiros. Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, a Agesul encomendou o estudo para indicar a melhor técnica de engenharia na solucionar do problema.

A obra está sendo executada pela empresa Bandeirantes, que contratou inicialmente dez operários para cumprir seu cronograma. A segunda etapa do projeto prevê serviços de manutenção do dique, após a recuperação. Essa parte da obra está em fase de elaboração de projeto executivo, que está para ser concluído. “A intervenção do Governo do Estado nos tranquiliza quanto a segurança do dique para conter as enchentes”, diz o prefeito Derlei Dellevati.Colapso da estrutura ocorreu devido a um conjunto de favores, dentre os quais infiltrações e erosão, segundo estudos. Foto: Toninho Ruiz

Cidade ficava alagada

O dique, construído em 1985 pelo Ministério dos Transportes, tem 9,7 quilômetros de extensão e circunda todo o perímetro urbano de Porto Murtinho, cidade que se ergueu na beira do Rio Paraguai há mais de 100 anos. A cidade pantaneira tem uma particularidade que a diferencia das demais cidades brasileiras: além de se localizar próxima a margem de um rio, encontra-se dentro de uma planície de inundação e de baixa declividade.

A estrutura hidráulica foi uma decisão tomada após a  população recusar a proposta de mudança do perímetro urbano para uma área mais distante do rio – cerca de sete quilômetros, local onde era construída a chamada Cidade de Lona para abrigar a população quando as grandes cheias do Rio Paraguai inundaram toda a comunidade. A cidade ficou submersa nas enchentes de 1979 e 1982 e o dique suportou a de 1988, considerada recorde.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVÍRUS NO MS
Forças policiais e Saúde promovem blitz pelas ruas e comércios neste sábado em Bonito (MS)
VEM TODO MUNDO
Bonito MS, um destino de viagem imperdível pertinho de você!
Paciente curado de covid-19 deixa hospital (Foto: Divulgação) OPORTUNIDADE NO MS
Em MS, Prefeitura abre processo seletivo para contratação de profissionais da saúde
RETORNO ÀS AULAS EM MS
MS discute estratégias de retorno às aulas presenciais de forma segura
BONITO - MS - AUXÍLIO CULTURAL
Apenas 13 artistas e 6 espaços culturais realizaram cadastramento para auxílio emergencial em Bonito
CORONAVÍRUS NO MS
Governador reforça: Programa Prosseguir orienta, municípios é que decidem sobre lockdown
Bonito
Reinaldo Azambuja entrega 78 viaturas para a Segurança Pública, 02 delas para Bonito (MS)
PAGAMENTO NA CONTA
Salários dos servidores públicos estaduais estarão disponíveis para saque nesta terça-feira
BONITO - MS - BALNEÁRIO MUNICIPAL
Confira como funcionará o Balneário Municipal que reabre neste sábado em Bonito (MS)
BONITO - MS - VOLTA DA ÁGUA
CONFIRA OS BAIRROS: Devido a troca de bomba, água deve voltar nesta sexta às 17h em Bonito (MS)