Um vídeo publicado na tarde desta terça-feira (14) na página 'Campanha Guarani' no Facebook, mostra imagens que seriam do conflito entre fazendeiros e índios na Fazenda Yvu em Caarapó, distante 273 quilômetros de Campo Grande.
Nas o vídeo é possível ouvir inúmeros disparos de arma de fogo enquanto as imagens registram grande movimentação de pelo menos 16 veículos e pessoas de dois grupos, separadas por uma cerca.
Na área onde os disparos são feitos, uma cortina de fumaça também pode ser visualizada.
“Fazendeiros com arma de fogo e foguete atacando indígenas e depois falam que não atacam. Estão atacando moto, quebrando, chamando pistoleiro. Tem jagunços e ainda falam que estão inseguros, depois falam tudo ao contrário sobre os povos indígenas”, diz a pessoa que registra o confronto
Cerca de 600 indígenas da etnia Guarani-Kaiowá estão, desde o último domingo (12), ocupando a fazenda. A área reivindicada faz parte, segundo a comunidade, do território Tey’i Juçu e fica ao lado da aldeia Tey Kue.
Em entrevista ao Jornal Midiamax, aLorivaldo Nantes, 55, membro da comunidade, afirmou que a área foi desapropriada pelo antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio), durante a década de 1920. “É confinamento, foi feito pelo SPI. A gente já perdeu nossos bisavós, avós, já se arrasta por muito tempo”. Ele diz que 55 mil hectares foram perdidos e estão sendo reivindicados.
Leia Também

Mulher é agredida e tem celular levado durante discussão por ciúmes em MS

Bebê de 1 ano morre vítima de pneumonia em MS

Polícia Militar realiza reunião de trabalho com efetivo policial em Bonito

Foragidos são capturados pela Guarda Municipal em Bonito

Casal é flagrado tentando furtar residência em MS

Homem é preso por estupro de vulnerável em MS

Mulher morta em capotamento trazia mercadoria do Paraguai para trabalhar

Morto em Anastácio havia saído recentemente da prisão em MS

Homem é preso por ameaça em caso de violência doméstica em Jardim
