Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
AÇÃO DA POLÍCIA MILITAR

Polícia Militar intensifica ações para coibir festas clandestinas durante o réveillon

Com a prorrogação do Toque de Recolher, PM intensifica ações para coibir festas clandestinas durante o réveillon

31 Dez 2020 - 07h24Por Joelma Belchior, Sejusp

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) reforçou o policiamento nesse período de réveillon, mobilizando inclusive o serviço de inteligência para mapear locais de aglomeração e de festas clandestinas, bem como para identificar os responsáveis e participantes desses eventos.

“Estamos trabalhando mais com orientação e notificação antecipada, porque o nosso objetivo é não deixar essas festas acontecerem, mas nesses casos mais drásticos estamos agindo com rigor e realmente prendendo e conduzindo para a delegacia”, assegura o coronel da Polícia Militar André Henrique de Deus Macedo, comandante do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).

Segundo o coronel, nos 15 primeiros dias do Toque de Recolher decretado pelo Governo do Estado, durante as fiscalizações realizadas em conjunto pela Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária, ao todo foram abordadas 10.787 pessoas e autuadas outras 129 que foram flagradas nas ruas e em festas entre 22h e 5h a manhã, quando é proibida a circulação de pessoas.

Conforme o comandante CPM) da Polícia Militar, dos 129 conduzidos às delegacias da Polícia Civil, 8 acabaram sendo autuados em flagrante com base no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, por desrespeito às medidas sanitárias impostas pelo Governo do Estado.

Os autuados, segundo o coronel Macedo, eram pessoas responsáveis por festas clandestinas em Campo Grande e no interior. “Desses casos, dois foram registrados no último final de semana durante as comemorações do Natal e em todos eles nós fizemos o encerramento das festas clandestinas e conduzimos os responsáveis para as delegacias para serem autuados”, explica.

Também nos primeiros 15 dias do Toque de Recolher foram abordados 9.941 veículos, orientados proprietários de 1.058 estabelecimentos comerciais e de 367 residências onde a PM encontrou aglomeração de pessoas em Mato Grosso do Sul. Dos flagrados furando o Toque de Recolher 42 foram fichados na polícia por desobediência, 8 por resistência e 10 por desacato.

Quem desrespeitar o Decreto do Toque de Recolher pode ser autuado pelo crime de desobediência, que prevê detenção de 15 dias a seis meses, além da aplicação de multa. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, explica que a ideia é orientar para que a aglomeração de pessoas e consequente propagação do coronavírus não ocorram, porém quem insistir em desrespeitar o Decreto e as normas de biossegurança vai responder criminalmente. “Nosso primeiro objetivo é orientar, mas quem insistir será autuado e encaminhado à delegacia por crime de desobediência. Inclusive, a Polícia Civil já está com reforço para receber esses casos”, garante.

Toque de Recolher Prorrogado

Com o objetivo de conter o avanço do coronavírus em Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado prorrogou por mais 15 dias o toque de recolher, das 22h às 05h, conforme Decreto nº 15.574, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado de segunda-feira (28). Fica autorizada a circulação de pessoas nesse horário apenas para os serviços essenciais, ou por motivos de trabalho.

A prorrogação do toque de recolher vai até o dia 09 de janeiro de 2021 e a fiscalização será feita pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Vigilância Sanitária Estadual e Municipais e Guardas Municipais. A medida é válida para os 79 municípios do Estado e os cidadãos não poderão sair de casa entre 22h e 5h. Há exceção em casos de trabalho e emergência médica. Serviços não essenciais como bares e restaurantes devem permanecer fechados durante o horário de restrição.

Leia Também

Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS Homicídio
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS Em Campo Grande
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS Fronteira
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS Caso de polícia
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS Caso de polícia
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul Homicídio
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS Herói
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS Caso de polícia
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS Caso de polícia
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS Acidente aéreo
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.