Mato Grosso do Sul segue avançando na política de proteção a mulheres vítimas de violência. No próximo dia 22 de agosto, será inaugurada, em Mundo Novo, a 51ª Sala Lilás do Estado. A unidade funcionará na Delegacia da Polícia Civil da cidade e integra um conjunto de medidas do governo estadual para ampliar o acolhimento humanizado e especializado no combate à violência de gênero.
Com a nova instalação, o estado atinge a marca de 51 Salas Lilás e 12 Delegacias de Atendimento à Mulher (DAMs) distribuídas pelo interior do estado, mais a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande, que funciona na Casa da Mulher Brasileira. Somente na atual gestão do governador Eduardo Riedel, iniciada em 2023, foram implantadas 26 novas salas — mais que o dobro do número existente até então.
Segundo o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antonio Carlos Videira, a estratégia representa um compromisso da gestão com a proteção de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e sexual. O investimento abrange a infraestrutura, capacitação de equipes e integração com as redes de assistência social dos municípios.
“A expansão das Salas Lilás é um dos pilares da nossa política de segurança pública. São ações que mostram nosso compromisso com uma justiça mais acessível, empática e eficaz para quem mais precisa”, afirmou o secretário Videira.
O que são as Salas Lilás
As Salas Lilás são espaços reservados dentro de delegacias da Polícia Civil, idealizados para garantir privacidade e atendimento humanizado a vítimas de violência. Implantadas com base nos princípios da Lei Maria da Penha (11.340/06) e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90), elas oferecem suporte especializado para o registro de boletins de ocorrência, solicitação de medidas protetivas de urgência e requisição de exames periciais — tudo no mesmo local.
O atendimento é realizado por equipes capacitadas, com escuta qualificada e apoio psicológico, reduzindo o risco de revitimização e o impacto emocional de quem procura a Polícia Civil para pedir ajuda.
A primeira Sala Lilás de Mato Grosso do Sul foi criada em 2019. Desde então, o projeto tem se consolidado como uma política de Estado. A atuação ocorre em parceria com os serviços de assistência social dos municípios, que mantêm técnicos de plantão para acompanhar as vítimas durante os trâmites na delegacia e no encaminhamento posterior a redes de proteção.
Conforme o Delegado-Geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lúcio, o grande trunfo do projeto é o trabalho integrado. “Em situações graves, o delegado aciona um profissional do serviço social, que acompanha a vítima durante todo o atendimento e garante suporte contínuo, inclusive com acesso a abrigos, benefícios sociais e inclusão em programas de capacitação e empregabilidade”, explica.
Nova unidade em Mundo Novo
Para o delegado Alex Junior da Silva, titular da delegacia de Mundo Novo, a instalação da Sala Lilás no município representa um avanço concreto no enfrentamento à violência contra a mulher.
“Não se trata apenas de uma estrutura física, mas de um espaço planejado para que as vítimas se sintam seguras e acolhidas. A sala também será usada para atendimentos integrados, com a presença de profissionais de diferentes áreas, todos capacitados para prestar o suporte necessário”, afirmou.
Além de Mundo Novo, os municípios de Sidrolândia, Bonito, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina, Amambai, Iguatemi e outros já contam com unidades em funcionamento. A expectativa do governo é de que novas inaugurações sejam realizadas até o fim do ano.
Leia Também
Policial
Homem passa mal durante caminhada, cai e morre horas depois
Caso de Polícia
Jovem é acusado de 'dar em cima' de adolescente e tem dente quebrado
Caso de Polícia
Mulher ameaça beber sangue de vítima por dívida de perfumes em MS
Caso de Polícia
Jovem morre carbonizado durante incêndio em casa
Caso de Polícia
Técnico de enfermagem é preso suspeito de torturar adolescente deficiente
De abastecer viaturas a vestir a farda
De frentista a policial: a história de Carlos Alberto inspira Bodoquena
Caso de Polícia
Mulher denuncia ameaça de morte em negociação de imóvel
Caso de Polícia
Homem tenta matar companheira enquanto ela dormia
Em MS
Criança de 2 anos cai em piscina e morre afogada
Triste


A unidade funcionará na Delegacia da Polícia Civil da cidade e integra um conjunto de medidas do governo estadual - Sejusp-MS