Menu
quarta, 21 de outubro de 2020
Busca
ZAP INFORMÁTICA
FOGO NO PANTANAL

Governo envia equipamentos de combate a incêndio e caminhões-pipa para Costa Rica e Corumbá

Governo envia equipamentos de combate a incêndio e caminhões-pipa para Costa Rica e Corumbá

19 Set 2020 - 13h11Por Marcelo Armôa, Semagro

O combate aos incêndios florestais na região de Costa Rica recebe o reforço dos equipamentos de combate ao fogo adquiridos pelo Governo do Estado, por meio do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e enviados na tarde de sexta-feira (18). Também foram enviados quatro caminhões-pipa e efetivo vindo do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Os equipamentos, como bombas-costais, moto-bombas, mangueiras, queimadores e outras ferramentas, foram adquiridos com recursos do Governo Federal liberados na terça-feira (15) pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, em agenda com o governador Reinaldo Azambuja em Campo Grande.

A aquisição seguiu Plano de Trabalho elaborado pelo Imasul, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar de MS. “Além desses equipamentos, também estamos enviando mantimentos e alimentação para as equipes em Costa Rica e Corumbá”, informou o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Na manhã desta sexta-feira, o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), informou que “graças à ação do Governo do Estado e da União com os decretos de situação de emergência, tivemos agilidade na alocação de recursos e os equipamentos que necessitávamos já foram adquiridos e enviados aos locais de combate aos incêndios florestais”.

Além dos equipamentos adquiridos com verba federal, Mato Grosso do Sul está recebendo apoio do Governo do Paraná, que enviou sete caminhões-pipa e 38 militares do Corpo de Bombeiros daquele Estado para auxiliar as ações de combate aos incêndios florestais, após pedido do governador Reinaldo Azambuja.

“Quatro desses caminhões-pipa, juntamente com 23 militares dos Bombeiros do Paraná foram auxiliar nos trabalhos que agora se concentram na área do Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, no município de Costa Rica”, informou o tenente-coronel Moreira, do Corpo de Bombeiros de MS.

De acordo com Moreira, “três caminhões-pipa deverão ser levados para a região de Corumbá, aonde nós já temos 15 militares dos Bombeiros do Paraná, além do nosso efetivo, trabalhando no combate ao fogo. A situação na região está controlada. O último foco registrado, em Porto Manga, já foi debelado”.

“Permanecemos com a equipe móvel do CRAS em Alcinópolis, fazendo o atendimento aos animais silvestres e também estamos mantendo na região cerca de 60 homens do Corpo de Bombeiros e do Exército, que vão auxiliar nas ações em Costa Rica”, finalizou o secretário.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Acidente entre carreta e motocicleta mata mulher de 22 anos em MS
BONITO - MS - CORONAVÍRUS ENTRE POLICIAIS
Casos de coronavírus entre policiais militares são rastreados em Bonito (MS)
FATALIDADE
Homem que cai de telhado e morre em hospital
TRÁFICO DE DROGAS
Em ação conjunta, polícia apreende mais de 9 toneladas de maconha em MS
TRÁFICO DE DROGAS
Traficante é preso com carro abarrotado de maconha, em Guia Lopes da Laguna
JARDIM - AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com a reforma de celas, presídio ganha mais segurança e dignidade durante pena em Jardim (MS)
BONITO - MS - CORONAVÍRUS
Quase metade dos PMs testam positivo para coronavírus após feriadão em Bonito (MS)
CRIME
Pescador é preso ao ser flagrado voltando de pescaria ilegal
TRÁFICO DE DROGAS
Veículo é apreendido com mais de 300 kg de maconha, em MS
Capital
Criança de 3 anos se afoga em piscina de clube e é reanimada pelo Samu