Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Planejado
Policial

Defesa pede liberdade de policial que saiu com preso de delegacia de MS

6 Nov 2013 - 08h19Por G1

A defesa do policial civil que saiu com um preso da delegacia em que é lotado, sem autorização, na tarde de sábado (2), em Campo Grande, pede à Justiça a revogação da prisão preventiva. O pedido, conforme consta no sistema do Poder Judiciário, foi protocolado nessa segunda-feira (4). Até a publicação desta reportagem não havia decisão.

Diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis em Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS), Giancarlo Miranda diz que o pedido foi feito por advogados da entidade. Segundo Miranda, o investigador é sindicalizado, tem direito aos profissionais e pediu a assistência.

De acordo com o sindicalista, no pedido de liberdade feito à 3ª Vara Criminal de Campo Grande, é argumentado que não houve peculato, um dos crimes pelo qual Carlos Peterson Fernandes, 35 anos, foi autuado em flagrante.

Miranda explica que peculato é quando o servidor público tem intenção de pegar para si um bem, no entanto, no caso do investigador, a vontade não era ficar com o que pegou sem autorização, no caso a viatura descaracterizada. "Houve situação administrativa", fala.

Ele afirma que o Sinpol-MS "lamenta" a atitude do investigador e que tal situação demonstra que "o Estado tem que oferecer mais condições para o policial". "Não há acompanhamento psicológico".

O caso
Segundo divulgado pela Polícia Civil, Fernandes não estava de serviço no sábado, não tinha autorização para pegar a viatura nem para tirar o detento da cela. Mesmo assim, ele fez os três atos.
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da Polícia Civil, a Polícia Militar (PM) foi informada de que havia dois jovens armados em um carro de cor preta ameaçando pessoas nas ruas.

Foi constatado que o veículo era da 7ª Delegacia de Polícia Civi e não deveria estar em uso naquele momento. Os ocupantes fugiram dos militares com o carro e foram localizados por policiais da Delegacia  Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) e da PM em um posto de combustíveis no Aero Rancho.

De acordo com a polícia, os policiais constataram que era Fernandes o passageiro da viatura e Ryan Douglas Wehner Vieira, 21 anos, o condutor. O jovem está preso desde 31 de março, acusado de participar de racha que terminou em acidente e morte, na avenida Duque de Caxias.

O policial foi preso e vai responder por desobediência, ameaça, desacato, peculato e por entregar veículo a pessoa não habilitada. Com exceção do crime que só é imputado a servidor público, os demais são considerados pela legislação de menor potencial ofensivo.

Vieira está sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido à acusação de homicídio doloso. Ele agora está preso em outra unidade policial. Fernandes também está em cela de delegacia, mas diferente da de Vieira. A conduta do investigador é apurada pela Corregedoria da Polícia Civil.

A atitude do policial causou espanto entre os colegas de trabalho. A delegada adjunta da delegacia em que o investigador trabalhava, Christiane Grossi de Araújo Rocha, disse ter ficado surpresa.

"Ninguém esperava isso dele. Estou nesta delegacia há cerca de um mês e nunca percebi nenhum comportamento estranho do Peterson. Saímos em diligências e foi tudo tranquilo", conta.

Leia Também

Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS Caso de polícia
Polícia apreende computadores e celular de professor acusado de estuprar filha em MS
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS Caso de polícia
Motorista dá 'voadora' em fiscal da Agetran após ser multado em MS
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS Acidente aéreo
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS
Criança de 3 anos é mordida por Pitbull em shopping de MS Durante passeio
Criança de 3 anos é mordida por Pitbull em shopping de MS
Helicóptero cai em Mato Grosso do Sul e deixa ao menos 4 vítimas Acidente aéreo
Helicóptero cai em Mato Grosso do Sul e deixa ao menos 4 vítimas
PM de Bonito prende homem tentando vender motor de betoneira sem documento Flagrante
PM de Bonito prende homem tentando vender motor de betoneira sem documento
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça no Anel Rodoviário de Mato Grosso do Sul Caso a esclarecer
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça no Anel Rodoviário de Mato Grosso do Sul
Suspeitos de matar funcionária de boate de MS por engano são presos no Mato Grosso Homicídio
Suspeitos de matar funcionária de boate de MS por engano são presos no Mato Grosso
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar no banco Caso de polícia
Motorista de aplicativo diz que idoso segurou porta do carro antes de chegar no banco
Homem foge de abordagem, bate moto em carro e jovem fica ferida em MS Fuga
Homem foge de abordagem, bate moto em carro e jovem fica ferida em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.