Menu
quinta, 5 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Policial

Defesa pede liberdade de policial que saiu com preso de delegacia de MS

6 Nov 2013 - 08h19Por G1

A defesa do policial civil que saiu com um preso da delegacia em que é lotado, sem autorização, na tarde de sábado (2), em Campo Grande, pede à Justiça a revogação da prisão preventiva. O pedido, conforme consta no sistema do Poder Judiciário, foi protocolado nessa segunda-feira (4). Até a publicação desta reportagem não havia decisão.

Diretor jurídico do Sindicato dos Policiais Civis em Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS), Giancarlo Miranda diz que o pedido foi feito por advogados da entidade. Segundo Miranda, o investigador é sindicalizado, tem direito aos profissionais e pediu a assistência.

De acordo com o sindicalista, no pedido de liberdade feito à 3ª Vara Criminal de Campo Grande, é argumentado que não houve peculato, um dos crimes pelo qual Carlos Peterson Fernandes, 35 anos, foi autuado em flagrante.

Miranda explica que peculato é quando o servidor público tem intenção de pegar para si um bem, no entanto, no caso do investigador, a vontade não era ficar com o que pegou sem autorização, no caso a viatura descaracterizada. "Houve situação administrativa", fala.

Ele afirma que o Sinpol-MS "lamenta" a atitude do investigador e que tal situação demonstra que "o Estado tem que oferecer mais condições para o policial". "Não há acompanhamento psicológico".

O caso
Segundo divulgado pela Polícia Civil, Fernandes não estava de serviço no sábado, não tinha autorização para pegar a viatura nem para tirar o detento da cela. Mesmo assim, ele fez os três atos.
Conforme divulgado pela assessoria de imprensa da Polícia Civil, a Polícia Militar (PM) foi informada de que havia dois jovens armados em um carro de cor preta ameaçando pessoas nas ruas.

Foi constatado que o veículo era da 7ª Delegacia de Polícia Civi e não deveria estar em uso naquele momento. Os ocupantes fugiram dos militares com o carro e foram localizados por policiais da Delegacia  Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras) e da PM em um posto de combustíveis no Aero Rancho.

De acordo com a polícia, os policiais constataram que era Fernandes o passageiro da viatura e Ryan Douglas Wehner Vieira, 21 anos, o condutor. O jovem está preso desde 31 de março, acusado de participar de racha que terminou em acidente e morte, na avenida Duque de Caxias.

O policial foi preso e vai responder por desobediência, ameaça, desacato, peculato e por entregar veículo a pessoa não habilitada. Com exceção do crime que só é imputado a servidor público, os demais são considerados pela legislação de menor potencial ofensivo.

Vieira está sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido à acusação de homicídio doloso. Ele agora está preso em outra unidade policial. Fernandes também está em cela de delegacia, mas diferente da de Vieira. A conduta do investigador é apurada pela Corregedoria da Polícia Civil.

A atitude do policial causou espanto entre os colegas de trabalho. A delegada adjunta da delegacia em que o investigador trabalhava, Christiane Grossi de Araújo Rocha, disse ter ficado surpresa.

"Ninguém esperava isso dele. Estou nesta delegacia há cerca de um mês e nunca percebi nenhum comportamento estranho do Peterson. Saímos em diligências e foi tudo tranquilo", conta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tatyane Santinoni, Agepen AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo amplia número de vagas do último concurso da Agepen
MS EM DESTAQUE
Com destaque nacional, MS já dispõe da imunização completa de mais de 6 mil policiais
Na ocasião, estiveram presentes várias autoridades. Foto: Filipi Brites  Ascom CURSO DE MERGULHO CBMMS
Solenidade realizada em Bonito, marca início do 1º Curso de Mergulho em Caverna realizado pelo
BONITO - MS - AÇÃO DA PMA
PMA atende 02 incêndios em menos de 24h e alerta população para tempo seco em Bonito (MS)
BONITO - MS - AÇÃO POLICIAL
Traficante e batedores são presos com mais de 380 quilos de maconha e Skank em Bonito (MS)
BONITO - AÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS
Polícia Militar e Guarda Municipal acaba com 'festinha' na pandemia e perturbar vizinhança em Bonito
Fotos: Major Ronaldo Cezar Possato Venâncio/PM-SP BOMBEIROS DE MS
Corpo de Bombeiros Militar de MS realiza Curso de Mergulho em Caverna
Corpo foi encontrado no quintal da casa da vítima, em Sidrolândia (MS).  Foto: PMMS/Reprodução CASO DE POLÍCIA
Polícia encontra corpo de idoso enterrado em quintal e sobrinha confessa homicídio
AÇÃO DA PMA
Fazenda com 520 cabeças de gado sem comida, alguns são encontrados mortos, PMA autua arrendatário
POLÍCIA
Após ser estuprada, jovem de 18 anos precisa passar por cirurgia e está na UTI