O rinoceronte negro ocidental (Diceros bicornis longipes), subespécie que tinha como habitat Camarões na África ocidental, foi declarado extinto oficialmente. A notícia foi dada na atualização da Lista Vermelha da União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, da sigla em inglês), que cataloga e classifica as espécies em risco de extinção. De acordo com a organização, apesar dos esforços dos programas de conservação 25% das espécies de mamíferos correm risco de extinção.
As subespécies de rinoceronte branco na África Central (Ceratotherium simum cottoni) foi classificada como possivelmente extinta na natureza. O rinoceronte javanês (Rhinoceros sondaicus) também está quase desaparecendo, as subespécies Rhinoceros sondaicus annamiticus, rinoceronte javanês que habitava o Vietnã, está provavelmente extinta, desde que o último animal que se tinha conhecimento foi caçado no Vietnã, em 2010. A espécie de rinoceronte javanês só não foi declarada extinta, pois ainda existe uma pequena população em declínio desta espécie em Java.
Em comunicado, a (IUCN), afirma que a falta de apoio político para os esforços de conservação nos habitats de muitos rinocerontes.O animal é vítima da caça ilegal motivada pela demanda de seus chifres, que supostamente apresentam propriedades terapêuticas no tratamento do câncer, embora isso não seja comprovado, além de não serem mais utilizados formalmente na medicina tradicional chinesa.
O presidente da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN, Simon Stuart, afirmou que o caso dos rinocerontes negro ocidental e branco do norte poderia ter sido muito diferente se as medidas de conservação sugeridas tivessem sido aplicadas.
Leia Também

Mulher morre queimada em frente à casa do ex em MS

Bodoquena garante campo de futebol sintético com apoio do Governo do Estado

Prefeitura de Bodoquena recebe novos equipamentos para saúde

Operário perde para o Goiatuba e se afasta da zona de classificação na Série D do Brasileiro

Em prantos, pai recebe capacete do filho morto em acidente em Mato Grosso do Sul

Prefeito acompanha manutenção em via central de Bonito e reforça compromisso com infraestrutura

Vila Jaraguá: obras de pavimentação começam a transformar o bairro

Em Maracaju, Pit Stop Bonito estreia com vitória na Liga Estadual de Futsal

Bonito inicia reconstituição do asfalto nas ruas Cel. Pílad Rebuá e Ari da Silva Machado
