Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
labbonito
Instituto de Desenvolvimento de Bonito

Requerimento quer antecipar feriados e pode causar mais dificuldades no turismo de Bonito

Um requerimento protocolado na Assembleia Legislativa de MS pretende antecipar os feriados de 2020

29 Mai 2020 - 11h13Por Anna Gomes/Bonito Informa

Um requerimento, o qual propõe antecipar feriados de 2020 nas cidades em calamidade pública em Mato Grosso do Sul pode causar ainda mais danos no turismo de Bonito. O setor já foi um dos mais impactados com a crise da pandemia do Covid-19 e deve ser um dos últimos a retornar suas atividades.

O requerimento foi protocolado na Assembleia Legislativa de MS, nesta quarta-feira (27). De autoria do deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade), o requerimento visa a possibilidade de antecipação dos feriados nacionais, estaduais e municipais em 2020, em razão do estado de calamidade pública causado pelo coronavírus.

Deputado estadual João Henrique Catan (PL) disse ao jornal da Capital, Correio do Estado que tem um projeto pronto sobre o tema. O texto reformula o calendário estadual, jogando para os sábados todas as folgas que caem em dias úteis. Segundo ele, a matéria só não foi apresentada ainda por entraves jurídicos, já que a Casa de Leis não pode modificar datas nacionais

Entre os municípios que já havia declarado calamidade pública no Estado está Campo Grande. O turismo de Bonito recebe vários visitantes da Capital e do interior do MS, que procuram a cidade para descansar principalmente durante os feriados. Com a antecipação, o setor do turismo que já vem sofrendo um grande impacto vai continuar sendo prejudicado.

De acordo com diretor-presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FundTur-MS), Bruno Wendling, não existe uma legalidade no requerimento já que não seria uma medida do Governo Estadual conseguir interferir em feriados nacionais.

“A primeiro momento não somos favoráveis. O Estado não se encontra em calamidade, apesar de algumas cidades terem decretado. Eu não vejo legalidade no requerimento e os próprios deputados sabem que não podem interferir nos feriados nacionais”, disse.

Conforme o Secretário de Indústria, Turismo e Comércio, Augusto Barbosa Mariano, a antecipação dos feriados de 2020 pode causar mais dificuldades para o setor que aos poucos está tentando retomar suas atividades.

“Acredito que não se deve mexer no calendário de 2020. O turismo está tentado de forma gradual e responsável voltar as suas atividades em julho. Tudo está sendo muito analisado para não colocar em risco a vida dos moradores, colaboradores e turistas de Bonito. A primeira aposta do turismo, a princípio, seria dos visitantes do próprio Mato Grosso do Sul que neste momento estão reprimidos, com vontade de viajar e sair de casa um pouco. O município de Bonito é favorável a manter o calendário do jeito que está, sem mudanças”, disse o secretário.

DEPUTADOS

A reportagem entrou em contado com os deputados estaduais Lucas de Lima (Solidariedade) e com o João Henrique Catan (PL), mas até o fechamento desta matéria a equipe não obteve respostas dos parlamentares sobre o assunto.  

 DESTAQUE NACIONAL

Os empresários de Bonito já tinham falado das dificuldades que o turismo enfrentaria se acaso os feriados de 2020 fossem antecipados. Em abril deste ano, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou que o objetivo seria minimizar os impactos econômicos com o isolamento social, mas na contramão, o setor do turismo discorda.

De acordo com o Presidente do IDB (Instituto de Desenvolvimento de Bonito) Guilherme Polli, a decisão de supostamente antecipar todos os feriados do ano vai prejudicar ainda mais o Turismo, setor que emprega milhares de pessoas.

 “Todos os empresários estão preocupados com a ideia, pois ela será muito prejudicial a todo setor. Ela será negativa para o turismo e lazer, já que grande parte dos turistas viajam nos feriados e nós precisamos deles para cumprirmos com nossas obrigações mensais”, explicou Guilherme.

ANTECIPAR OS FERIADOS NACIONAIS VIROU MATÉRIA NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO

O Instituto de Desenvolvimento (IDB), por meio do presidente da instituição, Guilherme Polli, participou de uma reportagem do jornal Folha De São Paulo divulgada no dia 23 de abril deste ano. O assunto discutido foi os projetos de lei que tentam suspender os feriados, fator que preocupa o setor.

Conforme publicado, com dez feriados prolongados o ano de 2020 era de grande expectativa para o turismo. Por causa da Covid-19, porém, parte desses recessos foi ou será comemorado durante a quarentena. E ainda há projetos de lei que querem suspender ou antecipar as folgas marcadas para o segundo semestre.

"São os feriados que ajudam a pagar as nossas contas. Já temos diárias e passeios vendidos para essas datas, teríamos que fazer remarcações", afirmou Guilherme Polli, presidente do IDB.

Leia Também

ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA. Esportes
ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA.
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos Parceria
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos
A Nascente Azul é muito mais que um passeio, é um ambiente perfeito para relaxar com toda a família! Turismo
A Nascente Azul é muito mais que um passeio, é um ambiente perfeito para relaxar com toda a família!
O maior Jacaré inflável do MUNDO está na Praia da Figueira! VEJA VÍDEO! Novidade na Praia da Figueira
O maior Jacaré inflável do MUNDO está na Praia da Figueira! VEJA VÍDEO!
Lula convoca líderes e ministros para reunião de emergência nesta sexta Encontro
Lula convoca líderes e ministros para reunião de emergência nesta sexta
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS Caso de polícia
Jovem é estuprada por desconhecido enquanto voltava para casa em MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH EM MS
Prazos prorrogados pelo Contran acumularam mais de 68 mil processos de CNH
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS Caso de polícia
Mulher armada com faca invade casa de idosa e mata galinhas em MS
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul Homicídio
Mulher que matou homem a facadas após discussão durante bebedeira é presa em Mato Grosso do Sul
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS Herói
Bombeiros salvam vida de bebê que engasgou com leite materno em MS
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.