Fechando a segunda etapa de reuniões nas Regiões Turísticas do Estado, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, através da diretora-presidente, Nilde Brun, apresentou a organização e estratégias da Feira Internacional e o 3º Salão de Turismo, nos municípios de Ponta Porã (Caminhos da Fronteira), Ivinhema (Vale das Águas) e Itaquiraí (Cone Sul).
O Governo do Estado, através da Fundação de Turismo tem como meta interiorizar e diversificar o turismo de Mato Grosso do Sul. Nilde Brun considerou positivo o trabalho que está sendo desenvolvido nas regiões e ressaltou a importância da participação dos municípios. “O turismo reflete na economia do Estado e o intuito é agregar atividades ao setor, como o artesanato, agricultura familiar, artes, cultura e tantos outros segmentos. Queremos interligar os municípios, organizar roteiros, por isso, precisamos do poder público e privado unidos, buscando o desenvolvimento em conjunto dos projetos para o fortalecimento do turismo”, disse.
A diretora-presidente colocou sua equipe à disposição dos municípios para o que for necessário. A Gerência de Políticas e Programas para o Desenvolvimento do Turismo, coordenada pelo gerente, Silvio Carlos Pereira, tem desenvolvido importantes trabalhos nas 10 Regiões Turísticas, na qual, propõe a estruturação, o ordenamento e a diversificação da oferta turística no Estado. “Trabalhamos de forma descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios de articulação, mobilização e cooperação para o desenvolvimento do setor, através de programas, projetos estratégico e orientador”, afirma.
O gerente destaca o trabalho dos interlocutores das regiões, que estão diretamente ligados aos municípios e conhecem suas necessidades e interesses. As interlocutoras Cristiane Ferrari que integra às Regiões: Caminhos da Fronteira, Vale das Águas e Dinair Rezende Marques do Cone Sul participaram das reuniões e puderam visualizar o interesse dos municípios em participar do Salão de Turismo e Feira Internacional, que acontece em junho. Os municípios vencedores por categoria: gastronomia, música e dança típica participarão do Salão Nacional de Turismo.
Participaram das reuniões gestores do turismo, empresários, empreendedores, representantes dos fóruns regionais e do poder público.