Pesquisa mostra que 20% dos brasileiros já fizeram compras pela internet. Em 2009, eram 18%. Os dados fazem parte do Observador 2011, encomendado pela Cetelem BGN à Ipsos Public Affairs. O levantamento foi feito entre os dias 24 e 31 de dezembro de 2010.
O estudo aponta ainda que entre aqueles que nunca fizeram compras pela rede, a renda média é de R$ 1.992,40. Já entre os que já adquiriram bens pela internet, o valor sobe para R$ 2.684,74.
Os entrevistados disseram que na hora de decidir entre a compra pela internet ou pela loja de rua valorizaram preço (76%), comodidade (76%), facilidade (41%), rapidez (32%), receber o produto imediatamente após a aquisição (22%) e segurança do canal (19%).
Segundo a Cetelem, o uso da internet como fonte de informação para compra de serviços e produtos vem crescendo nos últimos anos. No caso dos eletrodomésticos, foi de 11% para 13% entre 2009 e 2010, enquanto nos móveis passou de 7% para 9%.
O estudo mostra ainda que entre os itens que apresentam a maior proporção de compradores que utilizam a internet como fonte de informação, além dos citados acima, estão lazer (12%), produtos culturais (10%) e carros novos (6%).
Foram realizadas 1.500 entrevistas domiciliares em 70 cidades do país