Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
CHIQUINHO SORVETES
sem ter de cutucar

Patrick: o simulador que mostra como se faz exame de próstata

13 Nov 2013 - 14h43Por Olhar Digital/UOL

A imagem acima tem circulado pela internet desde que, no começo do mês, foi mostrada em um tweet do comediante Rob Delaney. E embora possa ser uma foto chocante ou engraçada, ela ilustra quão avançados estão os trabalhos com simuladores no estudo da medicina. Trata-se de uma aparelhagem inventada há não muito tempo para assegurar que estudantes inexperientes aprendam a fazer exame de próstata sem ter de cutucar ninguém.

O pessoal do Geekosystem foi atrás de quem criou este simulador e descobriu o dr. Benjamin Lok. Ele uniu seus estudos sobre pacientes virtuais a um manequim da dra. Carla Pugh, da Universidade de Wisconsin, então os dois chegaram ao que se vê na foto.

A ideia ali é que o estudante pratique bastante antes de se achegar a um paciente de verdade, porque o exame de próstata é intimidador para ambos os lados - alguns médicos sequer sabem como conversar com os pacientes.

Esse aspecto é abordado com a máquina da foto, porque além de ser equipada com sensores que mostram se o estudante está indo bem, ela também interpreta um paciente real, inclusive fazendo perguntas. O simulador tem até um nome: Patrick.

"Patrick expressa medo quando o aluno traz à tona a necessidade de um exame de próstata", explica o dr. Lok. "Assim, o aluno precisa aprender e praticar a empatia."

A novidade está sendo testada pelas universidades Drexel e da Flórida. Caso os resultados sejam positivos, a expectativa é que o simulador se torne obrigatório nas universidades. Por causa do preço (geralmente) acessível, o doutor disse que um console como PS4 e Xbox One poderia ser adaptado para rodar um Patrick, dispensando o uso do PC.

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.