Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
ÁGUAS DE BONITO 2022
Tecnologia

Pai usa impressora 3D para construir prótese de mão para filho

5 Nov 2013 - 08h01Por Super Interessante/Abril

Você já deve estar cansado de ouvir falar das impressoras 3D. Afinal, elas estão imprimindo de tudo por aí – de casas a órgãos do corpo humano. O fato é que você vai ouvir cada vez mais histórias de usos bacanas dessa tecnologia, como o caso do garoto Leon McCarthy, de Marblehead, Massachusetts (EUA).

Ele nasceu sem os dedos da mão esquerda e seus pais nunca puderam pagar por uma mão protética de qualidade. Até o dia em que seu pai, Paul McCarthy, encontrou um vídeo na internet com instruções sobre como construir uma prótese desse tipo usando impressoras 3D e sem gastar quase nada.

Para a sorte de Leon, sua escola tinha uma impressora 3D. Com materiais que custaram cerca de 10 dólares, Paul usou o projeto que tinha encontrado na web (do inventor Ivan Owen) e criou uma mão mecânica para seu filho. Só para ter uma ideia da economia que isso representou para a família, uma prótese de mão custa cerca de 20 a 30 mil dólares e uma impressora 3D pode ser encontrada por 2500 dólares, segundo Paul.

O funcionamento da prótese é bem simples: quando Leon move seu pulso para frente, os dedos se fecham. Se ele mexer o pulso para trás, os dedos se abrem. O garoto contou, em entrevista ao canal CBS, que quando colocou a mão protética pela primeira vez se sentiu como um “cyborg”. “É como se fosse uma coisa especial, em vez de apenas diferente”, disse Leon.

Veja a reportagem da CBS (sem legenda):

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.