A partir do próximo domingo, os ares quentes do verão começam a dar espaço para o clima mais ameno da próxima estação. O outono começa oficialmente às 13h32 do dia 20 de março e segue até o dia 21 de junho. A estação começa com chuva e temperaturas elevadas, típicas de fins de verão, e o frio será intenso a partir de maio.
Enquanto o final do verão foi marcado pelo excesso de chuvas, o outono ainda continua com algumas pancadas isoladas, mas tende a ter tempo firme, porém, com baixas temperaturas.
Chamado de meia estação, o outono começa com características do verão e termina com cara de inverno. A chuva continua regular em Mato Grosso do Sul apenas no mês de abrul. Em maio, massas polares derrubam a temperatura, com risco de geadas no extremo sul do Estado.
A partir de 15 de abril, as chuvas, quando ocorrerem, serão causadas por frentes frias, que serão seis ao longo da estação. As frentes frias vêm acompanhadas de massas polares, cada vez mais fortes à medida que o inverno se aproxima.
Durante o outono, o fenômeno La Niña continua influenciando o clima, mas com menor intensidade. O La Niña se caracateriza pelo resfriamento anormal do Oceano Pacífico tropical. Atualmente, as águas do Atlântico estão mais quentes que o normal, mas tendem a esfriar devagar.