Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Pizzaria
ELEIÇÕES NA OAB-MS

OAB-MS: Comissão eleitoral suspende pesquisa sem registro da chapa de Magrini

20 Out 2021 - 16h34

A comissão eleitoral da Seccional Mato Grosso do Sul da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS) determinou que a chapa da advogada Rachel Magrini à presidência da instituição cesse a divulgação de pesquisa publicada sem registro. 

“Deve a chapa representada - Chapa 11 “Um Novo Tempo Para a OAB/MS”, seus integrantes e afins cessarem imediatamente o compartilhamento, divulgação e replicação da referida pesquisa em sua integralidade ou fracionado pelas redes sociais e de comunicação virtual ou impressa, inclusive que seja retirado de onde foi inicialmente postado sob pena de multa diária, a ser determinada quando do julgamento do mérito”, afirmou o relator da comissão eleitoral, advogado Jeyancarlo Xavier B. Da Luz.

O integrante da comissão eleitoral ainda determinou que os sites de comunicação que divulgaram o levantamento, feito pelo Instituto de Pesquisa Resultado (IPR) retire do ar as notícias com o resultado da pesquisa, que pode ser falso. 
“Intimem-se a empresa de pesquisa para que apresente toda a documentação completa da referida pesquisa”, complementou o relator.

O relator do processo na comissão eleitoral ainda lembrou que há muito pouca documentação sobre a pesquisa. “Cabe esclarecer que ao procurar o registro de referida pesquisa me deparei com irrisória documentação, não condizente com o de uma pesquisa (fls. 06, 40/43), documentos juntados pela empresa de pesquisa que em sua petição de fls. 40, '...apresenta e requer o registro da pesquisa de opinião anexa'”, descreveu. 
Além do pedido para suspender a divulgação da pesquisa, atendido em liminar concedida nesta quarta-feira (20), a comissão eleitoral também julgará no mérito, a cassação da chapa de Rachel Magrini. 

Nas últimas eleições para a OAB-MS, o mesmo instituto chegou a publicar que Magrini estava em primeiro nas pesquisa. No resultado final das eleições passadas, Rachel Magrini terminou em terceiro. 
“A pesquisa foi divulgada sem registro. Ao que tudo indica é falsa, tanto que, após a noticia da representação, foi protocolado um documento em branco, tentando induzir a comissão ao erro. Mesmo assim, a comissão reconheceu a ilegalidade”, afirmou Felipe Baseggio, do departamento jurídico da chapa Mais OAB 22, autora do pedido.

O que dizem as pesquisas sérias?
Na semana passada, os institutos Ipems e Ranking publicaram pesquisas devidamente registradas na OAB, ambas mostrando ampla vantagem de Bitto Pereira. 

Na pesquisa Ipems, Bitto aparece com 49,94% das intenções de voto, no cenário que leva os votos válidos em consideração. A segunda colocada, Rachel Magrini, aparece com 43,42 dos votos, e a advogada Giselle Marques, terceira colocada, tem 6,64% das intenções de voto. 

O cenário de votos válidos exclui de sua apresentação os votos brancos, nulos e os indecisos, assim como ocorre nas apurações dos votos.

No levantamento do Ranking, Bitto Pereira está com 51,85% das intenções de voto na disputa pela presidência da OAB-MS. Neste mesmo levantamento em que Bitto lidera, Rachel Magrini tem 43,85% das intenções de voto, e Giselle Marques, 4,30%. O cenário informa somente os votos válidos e utiliza o mesmo critério de totalização dos votos, que exclui brancos, nulos e eleitores indecisos.

Leia Também

Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS Política
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS
Empresários que vão investir no Pantanal convidam Riedel para conhecer safári na África Política
Empresários que vão investir no Pantanal convidam Riedel para conhecer safári na África
Audiência Pública sobre o primeiro plano municipal de Cultura acontece dia 23 em Bonito Atenção população
Audiência Pública sobre o primeiro plano municipal de Cultura acontece dia 23 em Bonito
Com mais de duas décadas de carreira e experiência, novo delegado-geral de MS é nomeado Nova direção
Com mais de duas décadas de carreira e experiência, novo delegado-geral de MS é nomeado
Audiência Pública para Apresentação do Plano Municipal de Cultura será realizada em Bonito Atenção população
Audiência Pública para Apresentação do Plano Municipal de Cultura será realizada em Bonito
Maracaju 100 anos, Show Gospel será com Aline Barros MARACAJU 100 ANOS
Maracaju 100 anos, Show Gospel será com Aline Barros
Governador encontra presidente Lula na JBS nesta sexta em MS Encontro de negócios
Governador encontra presidente Lula na JBS nesta sexta em MS
Governador recebe setores produtivos em gabinete itinerante na Expogrande Agenda
Governador recebe setores produtivos em gabinete itinerante na Expogrande
Prefeitura de Bonito e Banco do Brasil assinaram de R$ 30 milhões Parceria
Prefeitura de Bonito e Banco do Brasil assinaram de R$ 30 milhões
Saúde e PM de MS firmam convênio que beneficia praticantes de equoterapia Saúde
Saúde e PM de MS firmam convênio que beneficia praticantes de equoterapia
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.