Menu
sbado, 25 de setembro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
BONITO - MS - ELEIÇÕES 2020

Novos números avaliam prefeito e vereadores voltado para eleições de 2020 em Bonito (MS)

Novos números avaliam prefeito e vereadores voltado para eleições de 2020 em Bonito (MS)

7 Dez 2019 - 08h19Por Diário MS News

O Instituto Ranking, colheu dados entre os dias 26 e 27 de novembro e analisou respostas dos moradores do município de Bonito, cidade que fica a cerca de 300 Km de Campo Grande. As questões respondidas por 400 eleitores colocam critérios como anda a administração, desenvolvimento de áreas básicas e intenções de votos para 2020. 

A pesquisa foi encomendada pelo Jornal eletrônico Diário MS News. Às entrevistas foram feitas com moradores com base nos mais recentes dados do IBGE 2010, TRE/2019 e histórico político/administrativo. O intervalo de confiança é de 95% e margem máxima de erro de 3.8%  para mais ou para menos. O Instituto utilizou o método quantitativo.

ELEIÇÃO 2020

O ex-prefeito cassado pela Justiça Eleitoral e atualmente inelegível, Zé Arthur de Figueiredo (MDB) lidera a segunda pesquisa de intenção de voto para a eleição municípal de 2020 em Bonito. A pesquisa indica ainda uma melhora na aprovação do atual prefeito Odilson Arruda Soares (PSDB). Sem a candidatura de Zé Arthur (28,75% de intenções de voto), o prefeito, que é candidato à reeleição, assume a liderança, também na pesquisa estimulada, com 11,50%.



O ex-prefeito Geraldo Marques (PDT), também inelegível pela Lei da Ficha Limpa, aparece em quarto lugar, atrás do Dr. Laércio, do DEM, que tem 9%, em terceiro, contra 8,50% atribuídos ao ex-prefeito.

No cenário 2 da pesquisa estimulada, o Instituto Ranking suprimiu o nome dos candidatos cassados e inelegíveis, no caso o ex-prefeito Zé Arthur e Geraldo Marques, com o objetivo de buscar um quadro mais próximo da realidade, em razão da inelegibilidade dos ex-prefeitos.



Neste cenário, o prefeito Odilson Arruda teria hoje 18,75%, assumindo a liderança das intenções de voto no município, sendo seguido por Dr. Laércio, com 14,50%, em segundo, sendo  pré-candidato do partido da  ministra Tereza Cristina. 

Em relação à  candidatura  do DEM, a pesquisa especulou ainda outro nome do partido, Décio Bigaton em substituição ao dr. Laércio. Ele obteve 7,75% das intenções de voto, ficando em sexto. Jorginho Figueiredo (MDB), que vem a seguir, obteve 12,25%. No caso,  seria ele o candidato do partido do ex-governador André Puccinelli (já que o irmão Zé Arthur está inelegível); Josmail (PL), com 10,25%; do partido do ex-deputado Edson Giroto; Bosco Martins (SD), com 5%, do partido do deputado Lucas de Lima, um dos mais votados em Bonito; João Ligeiro (PDT), com 4,75%, substituto do ex-prefeito Geraldo Marques, que está inelegível; Loiva Schiavo (PSD), com 3,75%, apoiada pelo senador Nelsinho Trad. Em eventual composição, todos esses pré-candidatos passam a ser potenciais candidatos a vice nas eleições municipais. Outros pré-candidatos citados tiveram índices abaixo de 1%. Não souberam responder ou não sabem ainda em quem votar, 30,75% dos eleitores.



REJEIÇÃO ESTIMULADA

Em amostragem estimulada, os candidatos mais rejeitados pela população são Geraldo Marques (11,50%), Dr. Laércio (10,75%), Odilson Arruda (9,25%); Zé Arthur (8,25%) e João Ligeiro (6,25%). Entre os menos rejeitados aparecem os nomes de Jorginho Figueiredo (1%), Bosco Martins (1,25%), Nivaldo da Saúde (2,50%), Décio Bigaton (2,75%), Terezinha Braga (3%), e Loiva Schiavo (4,50%). Não souberam e não responderam 30,50% dos entrevistados. 




ELEIÇÃO 2020 - VEREADORES EM BONITO-MS

O Instituto quis saber da população de forma espontânea os nomes que deveriam ser candidatos a vereadores no pleito de 2020 em Bonito-MS.

Veja os mais citados:



AVALIAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL

O Instituto Ranking ouviu ainda a população de Bonito sobre o desempenho da Câmara e o trabalho dos vereadores. Para 38,75%, a Câmara tem desempenho bom/ótimo; e 28,50% dos entrevistados consideram regular o trabalho do Legislativo. Outros 20,25% dos entrevistados avaliaram como ruim/péssimo e 12,50% afirmaram não saber ou não responderam.



Quase a metade dos entrevistados não soube citar o nome de seus vereadores preferidos. Os 11 vereadores tiveram a seguinte pontuação: Lucas Capacete – 11,50%; Jorginho Figueiredo – 9,25%; Pedrinho – 8,50%; João Ligeiro – 6,25%; Luisa Aparecida – 5%; Edvaldo Pereira – 4%; Geraldinho Marques – 3,75; Pantera – 3,50%, Maria Lucia Miranda – 2,50%, Nixon Vieira – 2,25%; e, Varguinha – 2%. 



AVALIAÇÃO DO PREFEITO

Para 24,50% dos entrevistados, a administração do prefeito Odilson Arruda Soares é ótima/boa. Já 26.25% a consideram regular, enquanto 35,75% avaliam como ruim/péssima. Não souberam ou não responderam 13,50%. No cômputo geral, 40,50% dos entrevistados aprovam e 59,50% reprovam a gestão de Odilson.



AVALIAÇÃO DO GOVERNADOR E DO PRESIDENTE

Em Bonito, o governador Reinaldo Azambuja tem maior aprovação do que o presidente Jair Bolsonaro. Cerca de 34,75% dos eleitores disseram que o consideram o governo de Jair Bolsonaro bom/ótimo. Outros 24,50% disseram ser regular, e 22,25% afirmaram que a administração de Jair Bolsonaro é ruim/péssima. Não souberam dizer ou não responderam 18,50% dos eleitores entrevistados na amostragem do Instituto Ranking. 



Com 41,50% do apoio dos eleitores de Bonito, a aprovação do governador Reinaldo deverá influenciar positivamente no processo eleitoral na cidade. Quase metade dos eleitores de Bonito consideram a administração do governador Reinaldo Azambuja ótima/boa. Outros 30% avaliam como regular, enquanto 17,25% consideram a gestão ruim/péssima. Não souberam ou não responderam 11,25% dos entrevistados. 



INSTITUTO RANKING PESQUISA

Deixe seu Comentário

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Pavimentação de rodovia interligando os pantanais coloca Rio Verde no cenário nacional do turismo
RETOMADA DO TURISMO EM MS
Fundtur recebe inscrições no Programa "Incentiva+MS Turismo" até 5 de outubro
REDUÇÃO DO ICMS DA ENERGIA
Empresários comemoram redução de ICMS na conta de luz durante a bandeira de escassez hídrica
Barco onde a vítima e o filho seguiam quando aconteceu o acidente. (Foto: Sidney Assis) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS TRAGÉDIA
TRAGÉDIA: Mãe e filho que morreram em acidente não usavam coletes
BONITO - VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
Confira os pontos de vacinação do seu melhor 'Aumigo' neste sábado em Bonito (MS)
VACINA BONITO - BORA VACINAR
BONITO vacina com a 1ª, 2ª e 3ª doses neste sábado, confira horário e local
CRIME A ESCLARECER
Pedreiro é assassinado a tiros enquanto tomava tereré
BONITO - FERIADÃO DE OUTUBRO
BONITO: Feriado prolongado de outubro deve receber mais de 10 mil turistas e esgota reservas
Foto: Wagner Guimarães / Arquivo ALEMS DEPUTADO RENATO CÂMARA
ALEMS convida para Semana Estadual do Idoso com programação online
Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. AUXÍLIO EMERGENCIAL
Novo Auxílio de R$ 550 para trabalhadores, Veja quem pode receber