Menu
tera, 4 de agosto de 2020
BANNER ANNA
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO

Município do Rio de Janeiro tem aumento 857% nos casos de dengue

12 Mar 2011 - 16h27Por Estadão.com

O município do Rio de Janeiro teve aumento de 857% nos casos de dengue neste início de ano em comparação com o ano passado. Foram mais de 5 mil casos notificados até esta semana, enquanto no mesmo período de 2010, esse número chegou a 529 pessoas.

O município segue a tendência da região metropolitana do Rio, que teve aumento de cerca de 1000% nos casos de dengue nos primeiros dois meses do ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

O aumento expressivo dos casos da doença é atribuído à volta do sorotipo 1, que não circulava desde 1986. Ele deixou a população mais jovem suscetível à dengue. Mais da metade dos casos notificados é de pessoas com menos de 15 anos.

De acordo com coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Rio, Marcos Ferreira, nove bairros apresentam alta taxa de incidência da doença, com mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Essa incidência já é considerada um surto. Pedra de Guaratiba, na zona oeste do Rio, é a campeã de vítimas do Aedes aegypti, com 941,2 casos para cada 100 mil habitantes.

"Estamos em estado de alerta na cidade toda, mas este quadro já era esperado por causa do vírus tipo 1, que voltou e deixou vulneráveis as pessoas com menos de 25 anos. A boa notícia é que taxa de letalidade da doença diminuiu, embora o ideal é que ela fosse zero", disse Ferreira.

Apesar dos altos números, apenas Bom Jesus de Itabapoana, no noroeste do estado, apresenta quadro epidêmico. Com 33.655 habitantes, foram registrados mais de 1.100 casos até o momento. O coordenador informou que o número de registros no município do Rio é de pouco mais de 80 casos por cem mil.

Ferreira acredita que a redução do número de óbitos por dengue se deve principalmente à identificação rápida dos sintomas nos serviços de saúde do município, como o Saúde da Família e os postos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Nas últimas 24h Bonito registra mais 8 novos casos confirmados de covid-19
Filhote de jacaré
Polícia recolhe filhote de jacaré abandonado por adolescentes em Pet Shop
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
IDB INFORMA: na Praia da Figueira você encontra diversão, tranquilidade e segurança
TRÁFICO DE DROGAS
Casal de traficantes capota veículo com bebê e mais de 350 kg de maconha
FURTO
Idoso acolhe suposto morador de Guia Lopes, mas acaba com veículo furtado
COVARDIA
Gestante é assaltada, agredida e sofre tentativa de estupro em MS
FATALIDADE
TRAGÉDIA: acidente em MS deixa 9 feridos; 3 crianças estão entre as vítimas
Calor
Dia promete ser quente e temperatura pode chegar aos 32°C em Bonito (MS)
BONITO - MS - CHAMADA PÚBLICA
Escola Falcão abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar em Bonito (MS)
VEM TODO MUNDO - BONITO MS
A magia que faz uma viagem com a família para Bonito!