Menu
domingo, 7 de maro de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JANEIRO
BONITO - MS

Monumento natural que funciona como balneário ganha plano de manejo em Bonito, MS

22 Jun 2017 - 07h50Por G1 MS

O Monumento Natural do Rio Formoso, chamado de Geopark Bodoquena (antiga Ilha do Padre), em Bonito, a 278 quilômetros de Campo Grande, ganhou um plano de manejo. O local, que fica a cerca de 12 quilômetros do centro do município, é uma unidade de conservação estadual e conta com uma boa infraestrutura para os turistas, funcionando como um balneário e ponto de desembarque de passeios de bote inflável pelo rio.

A estrutura implantada oferece ainda ao visitante a oportunidade de passear por trilhas e conhecer diversas cachoeiras. De acordo com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), turfas calcarias ao longo do rio Formoso formam barreiras naturais que configuram uma sequência de lagos interligados, sendo essa uma das principais atrações turísticas do rio.

Além disso, essas turfas calcárias geram um grande interesse cientifico, pois possibilitam a obtenção de informações sobre as variações climáticas do passado e porque fósseis de folhas encontrados no local, permitem identificar como era a flora da região no passado geológico.

Para atender ao turista, a estrutura conta também com lanchonete, restaurante, loja de souvenires e sanitários. A unidade de conservação enquadrada na categoria de monumento natural foi criada pelo governo do estado em outubro de 2003, como forma de garantir a integridade do local, que na época estava ameaçada.

Com o plano de manejo, que segundo o Imasul tem validade de três anos, o objetivo é preservar sítios com características “bióticas e abióticas naturais excepcionais”, que podem ser utilizados da pesquisa científica até a educação ambiental, além do ecoturismo e recreação, desde que de forma compatível com a conservação da área.

A portaria do Imasul publicada na edição desta quarta-feira (21), do Diário Oficial, além de destacar a criação do plano de manejo da unidade de conservação, aponta que o texto, que está dividido em cinco encartes, está disponível para consulta pública em vários locais como: sede do monumento natural, na gerência das unidades de conservação na sede do órgão, na página eletrônica do instituto e na prefeitura da cidade.

Polo de ecoturismo

Polo do ecoturismo no Brasil, Bonito recebeu em 2013 o prêmio de melhor destino de turismo responsável do mundo, o World Responsible Tourism Awards, na Feira World Travel Market, em Londres. O município conta com cerca de 40 atrativos, que possibilitam aos visitantes várias opções de atividades. Os interessados em contemplar as belezas da região podem, por exemplo, visitar as grutas e tomar banho em cachoeiras e rios de águas cristalinas.

Já os amantes da aventura podem percorrer trilhas no solo ou circuitos nas árvores (arvorismo), descer trechos dos rios fazendo flutuação ou em botes, boias (boia cross), pranchas (stand up paddle surf) ou caiaques infláveis (duck), ou ainda passear de quadriciclo, a cavalo (cavalgada) ou de bicicleta. Para os mais radicais também não faltam opções, como o rapel e os mergulhos em rios e lagoas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ARTIGO CIENTÍFICO
Melhores maneiras de escrever um bom artigo científico
BONITO - MS - ALERTA
ATENÇÃO: Ponte interditada sobre o Rio Laudejá em Bonito (MS)
TURISMO NO MS
FundturMS faz visita técnica à Estrada Parque de Piraputanga e identifica potencialidades da região
CASO DE POLÍCIA
Mulher é detida no HV após espancar bebê de 9 meses
VEM PRA BONITO - MS
Viajar para Bonito é seguro nesta Pandemia?
PREVISÃO DO TEMPO
Chuva com forte intensidade podem ocorrer e vir acompanhadas de raios
FGTS
CAIXA divulga calendário de pagamentos do novo saque do FGTS; veja as datas
BOLSA FAMÍLIA 2021
Bolsa Família: Próximo pagamento já tem data para sair; veja o calendário
Flagrante de biólogo mostra muçum enrolado no bico de garça  Foto: Edu Fragoso/Foto NOSSO MS É LINDO
Flagrante de biólogo mostra muçum enrolado no bico de garça em MS
Jovem é morto com seis tiros em cima da cama, no Jardim Colorado, em Campo Grande.  Foto: Redes Sociais CRIME EM MS
Jovem é morto com seis tiros em cima da cama em MS