O Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública nas regiões de fronteira em dez estados, incluindo Mato Grosso do Sul. A portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (16) atende pedido do Departamento de Polícia Federal por apoio à execução do Plano Nacional de Atuação nas Áreas de Fronteiras.
Na prática, a Força Nacional irá atuar no combate ao tráfico de drogas, armas e outros ilícitos, saída irregular de riquezas, entre outros crimes correlatos. Os soldados ficarão de prontidão para ação imediata nos seguintes estados: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
De acordo com o decreto, o número de policiais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça obedecerá ao planejamento definido pelos órgãos envolvidos na operação, e o prazo de permanência será de 90 dias, prorrogáveis.
Em Mato Grossodo Sul, a Força Nacional já participou de duas missões: a primeira em 2006, no apoio ao restabelecimento da ordem pública nos presídios de Campo Grande após uma onda de rebeliões. A segunda em 2008, para evitar rebeliões no presídio de segurança máxima de Campo Grande, durante a greve dos agentes penitenciários.
Leia Também

Homem esquece chave, tenta entrar pela janela e morre preso nas grades

Governo de MS disponibiliza Painel de Brucelose para fortalecer vigilância integrada em MS

Mostra em saúde pública aborda trajetórias de cuidados no SUS com ênfase no vÃcio em jogos

Mato Grosso do Sul registra queda em roubos e furtos no primeiro semestre de 2025

MS reforça compromisso com o turismo de observação de aves na Global Birdfair 2025

Mulher cai em golpe ao tentar contratar carona para levar mãe a consulta médica

Aeroporto de Bonito-MS se consolida como porta de entrada para o ecoturismo no Brasil

Corpo de Bombeiros convoca candidatos para teste de aptidão fÃsica

Semana Intensiva de Treinamento define seleção de Mato Grosso do Sul para os Jogos da Juventude
