A partir de 31 de março, os medicamentos terão reajustes de 3,54% a 6,01%, de acordo com resolução publicada no DOU "Diário Oficial da União" desta quarta-feira (9), pelo secretário-executivo Luiz Milton Veloso Costa.
Cerca de 20 mil medicamentos de categorias diversas, como antibióticos, genéricos, entre outros, serão reajustados, segundo o comunicado à CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).
O DOU informa que ainda não foi estabelecido o reajuste final, mas apenas os parâmetros para sua realização. "O fator de ajuste de preços visa promover a concorrência nos diversos mercados de medicamentos, ajustando preços relativos entre os mercados com menor concorrência e os mais competitivos", informa a publicação oficial.
Para poder aplicar a elevação no valor dos medicamentos, as empresas fabricantes terão de apresentar à CMED um relatório informando os reajustes que irão aplicar. O valor fixado pela CMED é o teto, mas as empresas podem fixar preços menores.
O reajuste será calculado com base no acumulado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de março de 2010 até fevereiro de 2011. Após o cálculo, a CMED editará resolução específica dispondo: o teto de preços calculado com base no índice, um fator de produtividade, uma parcela de fator de ajuste de preços relativos intrassetor e uma parcela de fator de ajuste de preços relativos entre setores.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que só se pronunciará quando o índice de reajuste for determinado.
Leia Também

Homem é baleado no pé após encontrar arma adaptada em fazenda de Bonito

Falso consultor aplica golpe com promessa de R$ 10 mil em crédito

Médica é lembrada com admiração e carinho em MS

Homem leva facada após confusão motivada por ciúmes em fazenda de MS

Homem embriagado ameaça matar clientes de bar com punhal em MS

Guarda Municipal presta apoio a procissão de Corpus Christi

Funcionários do Balneário Municipal participam do Curso de Brigada de Incêndio

Ruas ficam interditadas neste fim de semana em Bonito

Guarda Municipal garante segurança durante amistoso de projetos sociais no bairro Bom Viver
