Menu
tera, 2 de junho de 2020
BANNER ANNA
Busca
POLONIO IMÓVEIS
JARDIM - MS - AÇÕES

JARDIM: Móveis fabricados em presídio beneficiam crianças e jovens da Casa da Garota em Guia Lopes

JARDIM: Móveis fabricados em presídio beneficiam crianças e jovens da Casa da Garota em Guia Lopes

26 Abr 2020 - 11h20Por Tatyane Santinoni / Agepen

Jardim (MS) – Com mão de obra prisional do Estabelecimento Penal “Máximo Romero”, em Jardim, pranchas de Jatobá se transformam em mesas e bancos que beneficiam crianças e adolescentes da Casa da Garota, localizada em Guia Lopes da Laguna, que acolhe 23 jovens com idade entre 0 a 18 anos.

A iniciativa é realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e coordenada pela Diretoria de Assistência Penitenciária, através de sua Divisão de Trabalho Prisional.

As atividades tiveram início a partir de uma solicitação da Casa da Garota, que recebeu madeira de jatobá (pranchas) apreendidas pela Receita Federal. Para a execução dos móveis, foi firmado um Termo de Cooperação, estabelecendo a parceria entre ambas instituições.

Segundo a presidente da Casa da Garota, advogada Cintia Fagundes Romero, o abrigo existe há 11 anos e acolhe crianças e adolescentes em situações de violência. “O presídio de Jardim tem nos prestado muita ajuda com a confecção de mesas e cadeiras de madeira, além de embelezar o ambiente trouxe maior comodidade para as crianças, uma vez que agora possuem mesas compatíveis com suas estaturas, bem como, facilidade de transportar para outros ambientes, já que os aniversários são sempre comemorados no refeitório e a mesas ornamentam ainda mais o local”, agradeceu, destacando que o presídio ainda realiza a doação de verduras contribuindo, ainda mais, com a alimentação desses jovens.

Até o momento, já foram entregues duas mesas de jantar com bancos, finalizadas com verniz automotivo; além disso, também foram reformadas mesas de estudo e sete cadeiras.

Para a confecção das peças, o presídio recebeu o apoio de uma marcenaria da cidade que emprestou o maquinário necessário para a produção dos móveis. O trabalho foi realizado, durante dois meses, por um interno que é profissional na área.

Conforme o diretor da unidade penal, Júlio César Góes da Silva, atualmente a oficina de marcenaria da unidade está suspensa como medida preventiva à pandemia e a entrega atendeu uma necessidade emergencial da instituição social.

“Os móveis serão úteis para as crianças durante as refeições e atividades realizadas no local e vão durar por muitos anos. Poder contribuir de alguma forma com o dia a dia delas é realmente gratificante”, afirmou Júlio.

Além dos mobiliários, a Casa da Garota também recebe regularmente doações de hortaliças produzidas no presídio de Jardim, que também atende outras instituições sociais da região.

Todos os internos que realizam ocupação produtiva recebem remição de um dia na pena a cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GUIA LOPES - BOLETIM COVID-19
Guia Lopes fecha 24h com 230 casos com 109 recuperados, confira o boletim
Em mais uma sessão remota, Mesa Diretora apresentou projetos que reconhecem calamidade pública GUIA LOPES E MAIS 03 CIDADES
Guia Lopes e mais 03 municípios podem ter estado de calamidade pública decretado
CASO DE POLÍCIA
Mãe é acusada de praticar sexo com parceiro e fazer filha de 6 anos participar em MS
Prisão
Por amor: homem corta tornozeleira e volta para o namorado preso em penitenciária de MS
TRÁFICO DE DROGAS
Perseguição termina com quase 1t de maconha apreendida
COVID-19
Novo epicentro, Dourados é a cidade com mais casos de coronavírus em MS
Achado de cadáver
Corpo de adolescente é encontrado no rio de MS
COVID-19
BONITO: 18 dos 46 casos confirmados de covid-19 já estão recuperados
LIVE BOLETIM COVID-19 NO MS CORONAVÍRUS NO MS
"População de MS está fazendo opção pelo caminho da morte", alerta secretário Geraldo sobre Covid-19
Roubo
Mulher leva pancada na cabeça, desmaia e quando acorda percebe que foi roubada