Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
BANNER IRMÃO FÁBIO
BONITO - INVESTIMENTOS NO TURISMO

Investimentos do Estado e trabalho conjunto garantem resultado expressivo no turismo a Bonito (MS)

16 Jan 2022 - 10h10Por SUBCOM

A organização do destino, premiado em segurança com o cumprimento dos protocolos sanitários elaborados por todos os segmentos, a presença da Fundação de Turismo (Fundtur/MS) no fomento e promoção, e os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e serviços, foram determinantes para Bonito superar os impactos da pandemia do coronavírus e alcançar resultados positivos na temporada turística de 2021.

Nesta semana, foi apresentado o boletim do movimento de turistas de dezembro e anual do melhor destino de ecoturismo e aventura do país e referência mundial nos segmentos. Foram 205.460 visitantes no acumulado de 2021, com taxa de ocupação hoteleira de 80 e 100% no Natal e no Réveillon, segundo dados do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB). Destaque também para o melhor mês aéreo do ano, com 2.983 desembarques em dezembro.

Realizado mensalmente pelo Observatório de Turismo de Bonito (OTEB), coordenado pelo BCVB, o boletim registrou a visita de 27.941 turistas em dezembro, recorde dos últimos seis anos – período em que é feita a pesquisa. Foram 679.650 visitações aos mais de 40 atrativos, inferior apenas a 2019 (711.515), com o último quadrimestre superando todas as demais temporadas com um total de 336.255 vouchers comercializados, sendo 92.710 em dezembro.

Investimento facilita acesso

A conquista do voo da Gol, de Congonhas para Bonito – a nova rota foi inaugurada em 2 de dezembro, a primeira lançada pela empresa desde 2019 -, foi um marco para o turismo do Estado e Bonito e a materialização da presença do governo estadual na região. Somente no município são investidos mais de R$ 170 milhões em obras estruturantes, como a pavimentação de rodovias, e nas demais áreas prioritárias (saneamento, saúde e educação).

A intervenção administrativa do Estado no aeroporto local, retomando a sua gestão, foi fundamental para mantê-lo em operação e captar recurso federais para adequações na pista, no terminal e implantação de moderno sistema de segurança à navegação, com investimentos de R$ 10 milhões. O aeródromo é um dos únicos do interior do Brasil com certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar aeronaves de grande porte.

A melhoria do acesso rodoviário qualifica a rota. Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, foi concluída a pavimentação da MS-178, que se interliga à BR-267 (Porto Murtinho), e está em obras a restauração da MS-382, entre Guia Lopes e Bonito, e a pavimentação do trecho entre Guia Lopes e a fronteira com o Paraguai. Também está em execução o asfaltamento da MS-345 (Estrada do 21), polo de pesca esportiva na região.

De olho nas oportunidades

Bonito registrou um incremento do público do Estado, no ano passado, representando 7,40% do total de visitantes. A pesquisa aponta ainda um aumento no período de permanência do turista no destino, entre cinco a uma semana. São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais, com 32,92% dos visitantes, seguido de RJ (11,76%), PR (1,10%) e SC (7,77%) Os maiores emissores internacionais foram Paraguai, Estados Unidos, França, Bolívia e Alemanha.

“Os bons números refletem as oportunidades geradas no mercado interno e ao trabalho da Fundação de Turismo e do trade que se mantiveram ativos em ações de promoção desde o início da pandemia”, avalia Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS. Uma das grandes ações do Estado, segundo ele, foi a captação do voo direto do aeroporto de Congonhas para Bonito, por meio do programa Decola MS de atração das companhias aéreas.

Wendling disse que o planejamento da fundação para 2022 leva em conta vários cenários, de forma a responder rapidamente às oportunidades, lembrando que o momento ainda é de atenção e com expectativa de que a pandemia comece a enfraquecer com a eficácia da vacinação e redução dos casos graves de Covid-19. “Ainda não tivemos normalização de acessos aéreos nacionais e internacionais, porém continuamos trabalhando nos dois cenários”, observa.

Para o presidente do BCVB, Rodrigo Coinete, os números recordes de demanda turística em Bonito no último período é fruto de um trabalho consistente e da parceria entre trade e poder público, principalmente Fundtur e prefeitura de Bonito. “Foram várias ações integradas de promoção e muito profissional. Mas, mesmo diante desses excelentes resultados estamos sempre vigilantes quanto à pandemia, tanto no monitoramento do número de casos de infectados, quanto ao respeito às regras sanitárias”, disse.

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, também destacou o trabalho em conjunto da prefeitura, trade, Fundtur e a secretaria estadual de Infraestrutura e o volume de obras do Estado no município, como a melhoria da logística, reformas do aeroporto e do hospital e construção do quartel do Corpo de Bombeiros. “Além dessa parceria, o importante é continuarmos ofertando serviços de altíssima qualidade e manter os protocolos de biossegurança”, frisou.

Para conferir na íntegra o boletim do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito-MS | dezembro 2021, clique AQUI.

Leia Também

Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura Evento Importante
Em Bonito: audiência pública apresenta o primeiro Plano Municipal de Cultura
Parceria entre Governo de MS e Marinha possibilita pesquisa, atendimento médico e combate a incêndio Parceria
Parceria entre Governo de MS e Marinha possibilita pesquisa, atendimento médico e combate a incêndio
Com foco na inovação pedagógica escolar, Governo de MS promove seminário para coordenadores Evento
Com foco na inovação pedagógica escolar, Governo de MS promove seminário para coordenadores
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos Reunião de negócios
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos Parceria
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos
Lula convoca líderes e ministros para reunião de emergência nesta sexta Encontro
Lula convoca líderes e ministros para reunião de emergência nesta sexta
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS Política
Ministério Público cita lei de Paulo Corrêa para exigir prescrição médica legível em MS
Empresários que vão investir no Pantanal convidam Riedel para conhecer safári na África Política
Empresários que vão investir no Pantanal convidam Riedel para conhecer safári na África
Audiência Pública sobre o primeiro plano municipal de Cultura acontece dia 23 em Bonito Atenção população
Audiência Pública sobre o primeiro plano municipal de Cultura acontece dia 23 em Bonito
Com mais de duas décadas de carreira e experiência, novo delegado-geral de MS é nomeado Nova direção
Com mais de duas décadas de carreira e experiência, novo delegado-geral de MS é nomeado
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.