Menu
BONITO MARÇO 2025
domingo, 16 de março de 2025
BONITO MARÇO 2025
Busca
quintal pantaneiro

Governo brasileiro pede cessar-fogo no mais breve prazo na Líbia

22 Mar 2011 - 07h11Por G1

O governo brasileiro divulgou nota no começo da noite desta segunda-feira (21) pedindo um "cessar-fogo no mais breve prazo possível". Na nota, divulgada pelo Itamaraty, o Brasil lamenta as mortes ocorridas no país devido ao conflito.

Desde o último sábado (19), forças ocidentais autorizadas pela ONU bombardeiam posições líbias para impedir que as tropas do ditador Muammar Kadhafi ameacem a segurança de civis.

“Ao lamentar a perda de vidas decorrente do conflito no país, o governo brasileiro manifesta expectativa de que seja implementado um cessar-fogo efetivo no mais breve prazo possível, capaz de garantir a proteção da população civil, e criar condições para o encaminhamento da crise pelo diálogo”, diz a nota.

Comandada pelos Estados Unidos, as forças de coalizão têm a participação também de militares do Reino Unido, França, Canadá, Itália, Catar e Bégica. Segundo as Nações Unidas, o objetivo das ações é criar uma zona de exclusão aérea que impeça que as forças leais ao coronel Kadhafi, no poder desde 1969, ameacem civis.

Os confrontos entre tropas pró-Kadhafi e os rebeldes jogaram o país em uma guerra civil e provocaram milhares de mortes. O Conselho Nacional Líbio, que reúne os rebeldes, estima que pelo menos 8 mil pessoas já tenham morrido nas batalhas.

O governo brasileiro pede que sejam respeitado os direitos humanos. “O Brasil reitera sua solidariedade com o povo líbio na busca de uma maior participação na definição do futuro político do país, em ambiente de proteção dos direitos humanos.”

Por meio da nota, o governo brasileiro também reafirmou o apoio aos esforços do enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdelilah Al Khatib, e do Comitê ad hoc de Alto Nível estabelecido pela União Africana "na busca de solução negociada e duradoura para a crise".

No sábado, durante a visita a Brasília, o presidente dos Estados Unidos a Brasília, Barack Obama, autorizou uma operação militar limitada na Líbia, sem o uso de soldados em solo.

Segundo o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia a presidente Dilma defendeu de forma enfática a busca de soluções diplomáticas para os conflitos na Líbia durante reunião com Obama, no Palácio do Planalto.

“A presidente, no final da conversa [com Obama], fez uma declaração muito enfática em favor da paz e da solução diplomática dos conflitos”, disse o assessor.

Leia Também

Rodovia do Turismo facilita acesso a balneários em Bonito (MS) Turismo
Rodovia do Turismo facilita acesso a balneários em Bonito (MS)
Bonito de luto, morre Suedir Rodrigues Miranda, Nota de Pesar BONITO DE LUTO
Bonito de luto, morre Suedir Rodrigues Miranda, Nota de Pesar
Promoções Imperdíveis no Açougue do Mercado Real! comercio
Promoções Imperdíveis no Açougue do Mercado Real!
Josmail participa da inauguração da Base Operacional da PM Rodoviária de Bonito Segurança
Josmail participa da inauguração da Base Operacional da PM Rodoviária de Bonito
Compliance Social da Sead e regulamentação do Mais Social garantem efetividade das políticas pública Destaque
Compliance Social da Sead e regulamentação do Mais Social garantem efetividade das políticas pública
Bonito realiza programação na Semana Municipal da Água Evento
Bonito realiza programação na Semana Municipal da Água
Audiência Pública para discutir a revisão do Plano Diretor será realizada dia 22 de março Atenção população
Audiência Pública para discutir a revisão do Plano Diretor será realizada dia 22 de março
Descubra o Balneário Bosque das Águas: um paraíso natural a apenas 7 km de Bonito! Turismo
Descubra o Balneário Bosque das Águas: um paraíso natural a apenas 7 km de Bonito!
Confira novo Dengue, Chikungunya e Zica divulgado em Bonito Saúde
Confira novo Dengue, Chikungunya e Zica divulgado em Bonito
Aventura e Superação: Bruno Ajala Parra se Destaca no Circuito Sesc Trail de Aquidauana Entretenimento
Aventura e Superação: Bruno Ajala Parra se Destaca no Circuito Sesc Trail de Aquidauana
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.