Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
CHIQUINHO SORVETES

Google lança projeto para permitir acesso à internet em áreas remotas

16 Jun 2013 - 16h30Por EFE Brasil - EFE Multimedia

O Google lançou neste sábado um ambicioso projeto com o qual pretende conectar à internet bilhões de pessoas que vivem em áreas remotas, pobres ou afetadas por desastres naturais, através de balões gigantes de hélio equipados para transmitir sinais wi-fi.

A companhia anunciou em seu blog oficial e em um vídeo em sua conta no YouTube o novo programa, chamado Project Loon, e que pretende criar "uma rede da internet no céu".

Para isso, o Google usará balões de cerca de 15 metros de diâmetro que, graças à energia solar, subirão à estratosfera e ficarão unidos sobre uma zona específica graças a 'complexos algoritmos e muito poder informático', explicou Mike Cassidy, diretor do projeto.

"Ainda estamos na primeira etapa, mas construímos um sistema que usa balões, levados pelo vento ao dobro da altitude na qual voam os aviões comerciais, para proporcionar acesso à internet a velocidades similares ou mais rápidas que as das redes de 3G de hoje", disse Cassidy.

A equipe iniciou neste sábado um projeto piloto na Nova Zelândia, dotado de 30 balões que tentarão conectar 50 pessoas em um primeiro teste destinado a "aprender sobre como melhorar nossa tecnologia e o desenho dos balões".

"No futuro, gostaríamos de iniciar projetos pilotos em países que compartilhem latitude com a Nova Zelândia", afirmou Cassidy.

Essa faixa inclui Argentina, Chile, África do Sul e Austrália, situados no paralelo 40, que apresenta condições estratosféricas ideais para o projeto do Google.

"Imaginamos que, algum dia, vocês serão capazes de usar seu telefone celular com seu fornecedor de serviço atual para se conectar aos balões e conseguir uma conexão onde hoje não há", apontou.

Cassidy reconheceu que a ideia "pode soar um pouco louca", mas "tem um respaldo científico sólido".

O projeto foi desenvolvido por engenheiros do laboratório secreto Google X, situado no Vale do Silício (Califórnia) e que trabalha em tecnologias revolucionárias, como os óculos Google Glass e os carros sem motorista.

Segundo o "capitão" desses projetos no Google X, apelidado de Astro Teller, o grande desafio do Project Loon foi "organizar os balões" através das correntes de ar da estratosfera para que se mantenham juntos, e garantir que 'quando um abandonar o grupo, outro chegue para tomar seu lugar'.

O sistema consiste em uma série de antenas de internet que se conectam com um dos balões, que por sua vez se contactam ao resto e depois a uma estação terrestre que está ligada a um fornecedor da internet.

Os balões filtram todos os sinais da internet para processar só os que procedam do projeto do Google, que pode também dirigi-los para que aterrissem em vários pontos designados e possam ser reciclados.

O fato de, na maior parte da estratosfera, os ventos circularem "de oeste a leste" permitirá eventualmente que "o balão que está acima da África do Sul possa passar acima da América do Sul", explicou Astro Teller no vídeo de apresentação.

O objetivo do Google é "começar um debate sobre como conseguir que 5 bilhões de pessoas que vivem em áreas remotas" se conectem à internet, explicou Cassidy em entrevista ao jornal "Washington Post".

O Google precisará da permissão dos governos dos países nos quais queira fazer circular seus balões, que ficam cerca de cem dias no ar e cujo sinal pode ser captado sempre que o receptor estiver em um raio de 38 quilômetros.

Cassidy considera que o programa pode marcar uma grande diferença na maioria dos países do hemisfério sul, onde "o custo de uma conexão com a internet é superior ao da renda mensal". EFE

Leia Também

Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos Cuidando do outro
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em três anos
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS Acidente aéreo
Helicóptero sofreu pane após 20 minutos de voo e caiu na hora do pouso em MS
Criança de 3 anos é mordida por Pitbull em shopping de MS Durante passeio
Criança de 3 anos é mordida por Pitbull em shopping de MS
Helicóptero cai em Mato Grosso do Sul e deixa ao menos 4 vítimas Acidente aéreo
Helicóptero cai em Mato Grosso do Sul e deixa ao menos 4 vítimas
PM de Bonito prende homem tentando vender motor de betoneira sem documento Flagrante
PM de Bonito prende homem tentando vender motor de betoneira sem documento
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça no Anel Rodoviário de Mato Grosso do Sul Caso a esclarecer
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça no Anel Rodoviário de Mato Grosso do Sul
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024 Disputa
Competição de Dança de Salão dá início aos Jogos da Melhor Idade de 2024
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca Sucesso
Maciel Corrêa e Ases do Pantanal convidam população para o 2º Festival de Pesca
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão. Pastel Bonito
Conheça o Pastel Bonito, agridoce, com carne de jacaré, molho de guavira e requeijão.
Suspeitos de matar funcionária de boate de MS por engano são presos no Mato Grosso Homicídio
Suspeitos de matar funcionária de boate de MS por engano são presos no Mato Grosso
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.