Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
VOO DAS GARÇAS
MUITO FRIO

Forte onda de frio provoca neve em mais de 70 cidades do Brasil

Segundo previsão da Somar

23 Jul 2013 - 16h00Por UOL

Uma forte massa de ar polar provocou queda de neve e frio intenso em mais de 70 cidades do Brasil, com concentração na região Sul, na manhã desta terça-feira (23). 

Santa Catarina foi o Estado que mais teve relatos de chuva congelada, o estágio anterior à nevasca, contabilizado em 38 cidades. A menor temperatura do país também ficou para a região: os termômetros em Urubici registraram -7,8ºC, o recorde do ano, segundo a Somar Meteorologia - outros seis pontos do Estado ficaram com temperatura negativa.

Já no Rio Grande do Sul, por enquanto, apenas moradores de dez municípios viram neve nesta manhã: Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Canela, Gramado, Caçapava do Sul, Santiago, Encruzilhada do Sul e Júlio de Castilhos. A temperatura ficou negativa em 14 cidades, apontaram dados das estações da Somar.

A forte onda de frio causou neve na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, o que não era visto há mais de 38 anos, segundo os meteorologistas.

O Instituto Tecnológico Simepar confirmou o fenômeno antes das 8h desta terça-feira em dez cidades: Araucária, São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati. Mais tarde, o órgão incluiu na contagem os municípios de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Pato Branco, Porto Vitória, Antônio Olinto, Campo Magro, Colombo, São José dos Pinhais, Cantagalo, Apucarana, Cambira, Maringá e Jaguariaíva. Além disso, alguns bairro da capital Curitiba também relataram chuva congelada com incidência de pequenos flocos, aumentando o número para 25 cidades no Estado.

"Muitas pessoas fazem confusão com neve e chuva congelada. A neve ocorre quando cai em forma de flocos da nuvem até o chão, provocando acúmulo. Já achuva congelada ocorre quando a gota que cai da nuvem congela no meio do caminho, formando 'bolinhas' duras semelhantes ao granizo, que 'quicam' ao bater no solo", explica a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. 

A Somar Meteorologia informou, ainda, que houve relatos de neve em Paranhos, no Mato Grosso do Sul: no total, 74 cidades brasileiras presenciaram neve ou chuva congelada nesta terça, contabilizam os institutos. 

Previsão do tempo

Segundo previsão da Somar, as chuvas perdem intensidade no Paraná durante a terça-feira com o afastamento dos ventos úmidos do oceano para o Sudeste. Mas ainda ocorrem pancadas de chuva, chuva congelada ou neve entre o Planalto, leste e sul do Estado, perdendo força no decorrer do dia. Durante a noite, o frio se intensifica novamente. Como a madrugada terá tempo aberto, as temperaturas despencam e ficam com valores negativos na próxima madrugada em boa parte do Paraná.

O tempo permanece instável na metade leste do Paraná na quarta-feira (24), com muita nebulosidade e chuva fraca no litoral. Nos demais pontos do Estado, o tempo abre completamente. O frio segue intenso, mas já não há previsão de queda de neve. No lugar da neve, serão registradas geadas amplas em todo o Estado, praticamente, já que as mínimas ficam próximas de zero grau, e podem atingir lavouras de café, laranja, cana-de-açúcar e pastagens. A sensação de frio continua ao longo do dia e a tarde será gelada em todo o Estado.

Para quinta-feira (25), a previsão é que os ventos úmidos do oceano segurem a nebulosidade e o período de chuvas na faixa leste; mas, no interior, o tempo segue firme e ensolarado. Embora o frio permaneça, já perde muita intensidade em todas as áreas paranaenses. Ainda há previsão de geadas nas baixadas, sul e Planalto no início do dia e a tarde fica um pouco mais agradável, mesmo com os ventos de sul. Para a sexta-feira a previsão é de um dia ensolarado. O frio ainda presente, mas diminui aos poucos.

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS Homicídio
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS Em Campo Grande
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS Fronteira
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos Reunião de negócios
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA. Esportes
ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA.
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos Parceria
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.