Menu
quinta, 5 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
MUITO FRIO

Forte onda de frio provoca neve em mais de 70 cidades do Brasil

Segundo previsão da Somar

23 Jul 2013 - 16h00Por UOL

Uma forte massa de ar polar provocou queda de neve e frio intenso em mais de 70 cidades do Brasil, com concentração na região Sul, na manhã desta terça-feira (23). 

Santa Catarina foi o Estado que mais teve relatos de chuva congelada, o estágio anterior à nevasca, contabilizado em 38 cidades. A menor temperatura do país também ficou para a região: os termômetros em Urubici registraram -7,8ºC, o recorde do ano, segundo a Somar Meteorologia - outros seis pontos do Estado ficaram com temperatura negativa.

Já no Rio Grande do Sul, por enquanto, apenas moradores de dez municípios viram neve nesta manhã: Cambará do Sul, Bom Jesus, Lagoa Vermelha, São José dos Ausentes, Canela, Gramado, Caçapava do Sul, Santiago, Encruzilhada do Sul e Júlio de Castilhos. A temperatura ficou negativa em 14 cidades, apontaram dados das estações da Somar.

A forte onda de frio causou neve na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, o que não era visto há mais de 38 anos, segundo os meteorologistas.

O Instituto Tecnológico Simepar confirmou o fenômeno antes das 8h desta terça-feira em dez cidades: Araucária, São Mateus do Sul, Pinhão, União da Vitória, Guarapuava, Lapa, Toledo, Palmas, Paula Freitas e Irati. Mais tarde, o órgão incluiu na contagem os municípios de Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Cascavel, Pato Branco, Porto Vitória, Antônio Olinto, Campo Magro, Colombo, São José dos Pinhais, Cantagalo, Apucarana, Cambira, Maringá e Jaguariaíva. Além disso, alguns bairro da capital Curitiba também relataram chuva congelada com incidência de pequenos flocos, aumentando o número para 25 cidades no Estado.

"Muitas pessoas fazem confusão com neve e chuva congelada. A neve ocorre quando cai em forma de flocos da nuvem até o chão, provocando acúmulo. Já achuva congelada ocorre quando a gota que cai da nuvem congela no meio do caminho, formando 'bolinhas' duras semelhantes ao granizo, que 'quicam' ao bater no solo", explica a técnica em meteorologia Patrícia Vieira. 

A Somar Meteorologia informou, ainda, que houve relatos de neve em Paranhos, no Mato Grosso do Sul: no total, 74 cidades brasileiras presenciaram neve ou chuva congelada nesta terça, contabilizam os institutos. 

Previsão do tempo

Segundo previsão da Somar, as chuvas perdem intensidade no Paraná durante a terça-feira com o afastamento dos ventos úmidos do oceano para o Sudeste. Mas ainda ocorrem pancadas de chuva, chuva congelada ou neve entre o Planalto, leste e sul do Estado, perdendo força no decorrer do dia. Durante a noite, o frio se intensifica novamente. Como a madrugada terá tempo aberto, as temperaturas despencam e ficam com valores negativos na próxima madrugada em boa parte do Paraná.

O tempo permanece instável na metade leste do Paraná na quarta-feira (24), com muita nebulosidade e chuva fraca no litoral. Nos demais pontos do Estado, o tempo abre completamente. O frio segue intenso, mas já não há previsão de queda de neve. No lugar da neve, serão registradas geadas amplas em todo o Estado, praticamente, já que as mínimas ficam próximas de zero grau, e podem atingir lavouras de café, laranja, cana-de-açúcar e pastagens. A sensação de frio continua ao longo do dia e a tarde será gelada em todo o Estado.

Para quinta-feira (25), a previsão é que os ventos úmidos do oceano segurem a nebulosidade e o período de chuvas na faixa leste; mas, no interior, o tempo segue firme e ensolarado. Embora o frio permaneça, já perde muita intensidade em todas as áreas paranaenses. Ainda há previsão de geadas nas baixadas, sul e Planalto no início do dia e a tarde fica um pouco mais agradável, mesmo com os ventos de sul. Para a sexta-feira a previsão é de um dia ensolarado. O frio ainda presente, mas diminui aos poucos.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flutuação no Recanto Ecológico rio da Prata. Foto: Daniel De Granville. BONITO - TURISMO A TODO VAPOR
Turismo a todo vapor: Passeios em Bonito registram mais de 50 mil visitas durante o mês de julho
GUIA LOPES DA LAGUNA - PRF
Após fuga, polícia encontra veículo abandonado com mais de 1 tonelada de maconha em Guia Lopes
AÇÃO DA PMA
Homem é multado em R$ 50 mil por desmatamento ilegal e vegetação protegida de matas ciliares do Lago
Cachorro abre portão no São Conrado em Campo Grande - Crédito: Reprodução Facebook/ Francisco Assis Dias SÃO MUITO INTELIGENTES
Cachorro abre portão de elevação quando quer passear em Campo Grande
Câmara Municipal de Bonito - Sessão Ordinária BONITO - TRABALHO LEGISLATIVO
Confira o trabalho do seu vereador durante a sessão ordinária da Câmara de Bonito (MS)
BONITO - VACINAÇÃO COVID-19 BONITO - VACINA NO BRAÇO
BONITO vacina pessoas a partir de 24 anos nesta sexta-feira, veja horário e local
BONITO - MS - PARCERIA UFMS
Prefeitura estabelece parceria com a UFMS para cessão de uso de espaço físico da unidade de Bonito
BONITO - AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Guarda Municipal combate mais de 20 focos de incêndio só no mês de julho em Bonito
BORA PRA BONITO - MS
Águas de Bonito oferece muito conforto para seus melhores momentos na hospedagem em Bonito (MS)
TCHAU FRIO!!!
TCHAU FRIO: Nova onda de calor deve chegar na próxima semana, confira a previsão