O Escort começou a ser produzido primeiro no Reino Unido como um pequeno carro familiar em 1967, mas chegou às lojas apenas em janeiro do ano seguinte.
Depois da primeira reestilização, o modelo se tornou o carro mais vendido no mercado britânico pela primeira vez.
O sucesso fez com que a montadora expandisse a produção para outras regiões do globo, chegando ao Brasil em 1983. A primeira edição brasileira estava disponível nas versões L e GL, com motores 1.3 l e 1.6 l movidos a álcool ou gasolina.
Logo em seguida, chegaram as unidades mais luxuosas (Ghia), esportivas (XR-3) e conversível. Em 1986, o Escort recebeu mudanças acentuadas na frente e no interior. O motor 1.8 l surgiu para o modelo três anos depois, com a parceria entre Ford e Volkswagen que criou a Autolatina.
A motorização de carro “popular” (1.0 l) passou a ser oferecida no Escort Hobby a partir da renovação da linha feita em dezembro de 1992. Entrando em um novo segmento, as vendas anunais atingiram média de 85 mil, segundo a Ford.
Em 2003 o Escort é aposentado oficialmente no País, dando lugar para o Focus.
Em 2013 a montadora apresenta o Ford New Escort Concept.