Menu
tera, 3 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Fiems vai auxiliar na implantação de centro de qualificação para jovens na fronteira

6 Ago 2013 - 10h15Por Fiems

Durante reunião nesta segunda-feira (05/08), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), para discutir a implantação do Centro de Qualificação Social e Profissional da Fronteira, em Ponta Porã (MS), no mesmo modelo do Parque Tecnológico Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, garantiu total apoio na viabilização do projeto, que atuará na formação e colocação dos jovens da região de fronteira no mercado de trabalho. "Pretendemos contribuir na elaboração de um estudo técnico a partir da formação de uma comitiva para visitar o Parque Tecnológico Itaipu para levantar as informações necessárias", declarou.

Segundo o senador Waldemir Moka, presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado e idealizador do projeto, a ideia é fazer com que Ponta Porã tenha condições de pôr em prática projeto semelhante ao de Itaipu, respeitando-se as características e a capacidade de investimento dos setores público e privado do Estado. "A proposta de criar esse centro de qualificação surgiu depois de identificada a falta de oportunidades para a população jovem na região fronteira. Além disso, Ponta Porã tem as mesmas peculiaridades de Foz do Iguaçu por estar localizada na fronteira, onde a carência de cursos técnicos é muito grande", disse.

Ele acrescenta ainda que a Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) também faz parte do projeto e já garantiu investimentos de R$ 1,2 milhão para criação do Centro de Qualificação Social e Profissional da Fronteira. "Já fizemos duas visitas ao Parque Tecnológico Itaipu para conhecer o funcionamento e mostrar a todos os setores envolvidos, público e privado, a importância de se ter um parque tecnológico que permita a formação de jovens, retirando-os das ruas e levando-os para dentro de um projeto com esse alcance", pontuou.

Waldemir Moka reforça que o Parque Tecnológico Itaipu foi criado em 2003 e conta com espaços que possibilitam a promoção do conhecimento de forma integrada para a formação de adolescentes e jovens. Com ações voltadas ao desenvolvimento do conhecimento, o instituto destaca-se por ser um ambiente de constantes avanços científicos e tecnológicos nas áreas de energia, água e turismo. Um dos objetivos do Parque Tecnológico Itaipu é proporcionar a formação de um ambiente favorável para a inovação, pesquisa e o desenvolvimento científico-tecnológico.

O prefeito de Ponta Porã, Ludimar Novais, que também participou da reunião, declara que o envolvimento da Prefeitura Municipal nesse projeto é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região. "A falta de mão de obra qualificada acaba inibindo o ingresso desses jovens no mercado de trabalho. Com a criação desse centro, esperamos resolver esse problema", disse. Já o presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, reforçou que o projeto é uma ferramenta contra o envolvimento dos jovens da fronteira no crime organizado.

"A realidade de nossas fronteiras é marcada pelo contrabando e pelo tráfico de drogas, tornando a falta de opções de trabalho uma razão para o aumento no índice de crimes. É nossa obrigação dar oportunidades para esses jovens e, por isso, o Sistema Fecomércio estará presente no Centro de Qualificação Social e Profissional da Fronteira", comentou. Também participaram da reunião o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos, o diretor da Famasul, Almir Dalpasquale, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Oliveira Soares, entre outras autoridades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Filipi Brites  (Ascom). BONITO - COM RECURSOS PRÓPRIOS
Prefeito entrega novo caminhão compactador hidráulico para coleta de lixo em Bonito (MS)
Fotos: Major Ronaldo Cezar Possato Venâncio/PM-SP BOMBEIROS DE MS
Corpo de Bombeiros Militar de MS realiza Curso de Mergulho em Caverna
VACINA EM BONITO BONITO - MS - VACINAÇÃO CONTRA COVID
Bonito atinge a marca de 11.797 pessoas imunizadas com vacinas da COVID-19
ROSE E PEDRINHO DA MARAMBAIA BONITO - MS - TRABALHO DO VEREADOR
Parceria Pedrinho da Marambaia e Rose Modesto já somam mais de R$ 1,6 milhão para Bonito
BONITO - VACINAÇÃO CONTINUA
BONITO vacina Covid pessoas a partir de 28 anos nesta quarta-feira, veja horário e local
FUNTRAB BORA TRABALHAR
BORA TRABALHAR: Semana começa com 1,3 mil vagas de empregos em 28 cidades de MS
BONITO - VACINA 2ª DOSE
Quem tomou a 1ª dose da Pfizer em maio deve tomar a 2ª dose nesta terça-feira em Bonito (MS)
Etapa do campeonato foi realizada nos Estados Unidos. (Foto: Divulgação/PBR Bull - PEÃO DE RODEIO DO MS
Peão de MS bate recorde com maior nota da história de mundial de rodeio
Corpo foi encontrado no quintal da casa da vítima, em Sidrolândia (MS).  Foto: PMMS/Reprodução CASO DE POLÍCIA
Polícia encontra corpo de idoso enterrado em quintal e sobrinha confessa homicídio
AÇÃO DA PMA
Fazenda com 520 cabeças de gado sem comida, alguns são encontrados mortos, PMA autua arrendatário