Menu
quinta, 5 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Ciência Maluca

Estudo diz que andar em grupo deixa você mais bonito

14 Nov 2013 - 09h45Por Super Interessante/Abril

Em um dos episódios da série “How I met your mother”, o personagem Barney Stinson explica a um amigo sobre o “efeito cheerleader. A teoria é simples: quando mulheres (e homens) andam em grupo, todas parecem mais bonitas do que realmente são. Mas sem a companhia das amigas, elas ficam bem mais sem graça.

E não é que Barney estava certo? O psicólogo Drew Walker, da Universidade da Califórnia, decidiu testar a piada. Ele pediu a voluntários para analisarem fotos de um grupo de pessoas, e depois de cada um individualmente (aliás, experimento bem parecido com o de outro colega, da mesma universidade, lembra?). Não deu outra: em grupo as pessoas realmente pareciam mais bonitas.

Drew Walker acredita que isso seja resultado da interação entre três fenômenos cognitivos: o sistema visual automaticamente analisa representações de conjuntos de rostos em grupo;membros individuais são classificados pela média do grupo; e, em geral, a média é atraente. Ou seja, quando você olha alguém no meio de um grupo, seu cérebro não analisa rosto a rosto. É como se tudo fosse uma coisa só. Aí cada pessoa recebe a nota média. E geralmente a média é boa. É lindo, todo mundo sai ganhando.

Só fica a dúvida: e se a média for muito baixa? Será que você fica mais feio?

Deixe seu Comentário

Leia Também

TECNOLOGIA E REDE SOCIAL
O mercado financeiro se popularizando nas redes sócias e na AvaTrade Instagram