Menu
domingo, 25 de julho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO
Rota CineMS em Bonito

Escolas municipais de Bonito recebem exibições de animações infantis

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva até o dia 27 de setembro (sexta-feira) para alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Bonito

26 Set 2013 - 21h30Por Rodrigo Trigueiro / Assessoria

Bonito (MS) recebe nesta semana o Projeto Rota CineMS que percorrerá todas as escolas municipais da cidade, com exibições de animações de curtas brasileiros para as salas da pré-escola, 1º e 2ª ano.

A primeira exibição foi ontem (25) na Escola Municipal Izaura Pinto Guimaraes e reuniu 158 crianças que assistiram curtas de animações nacionais e ficaram encantadas.

As sessões são apresentadas nos períodos matutino e vespertino, intercaladas entre as escolas: Izaura Pinto Guimarães, Durvalina Dornelles Teixeira, Vitalina Vargas Machado, João Alves de Arruda e Manoel Inácio de Farias.

O Secretário de Cultura Éder Júnior, que assistiu a sessão na Escola Machado, disse que “essas atividades são fundamentais para incentivar as crianças a valorizarem mais o que é nosso, o que é produzido no Brasil e que tem a nossa cara, já que a maioria dos desenhos e animações que as crianças têm acesso vem de outros países e isso é muito ruim”, afirma ele, “pois devemos aprender desde pequenos, a valorizar o que é nosso, e através desses curtas brasileiros conseguimos nos identificar culturalmente, vendo as nossas paisagens, ouvindo as nossas músicas, assistindo nossas danças, entre outros”, completa o Secretário.

O Rota CineMS é o cinema itinerante da Fundação Cultura e vem para o município em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é difundir o cinema brasileiro e regional. O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os municípios, já foi visto por mais de 30 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, com isso promove o conhecimento e o reconhecimento de nossa identidade cultural.

Lidiane, técnica do projeto Rota CineMS, selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira. Os filmes fazem parte da programação Mostra de Animação Infantil Brasileira, que proporcionam ao público o acesso a essa rica arte produzida em nosso país. Além dessa mostra de animação, o projeto também contempla o público com longas-metragens, mas sempre com a intenção de difundir o cinema brasileiro.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Prefeitura de Bonito BONITO - MS - VANDALISMO NA PRAÇA
Vandalismo na Praça desperta indignação e prefeitura desenvolverá ações de fiscalização em Bonito
Mulheres forma mortas a tiros e motivação pode ser religiosa. (Foto: Ponta Porã News) CRIME EM MS
Mãe e menina de 11 anos são mortas durante atentado em MS
HORÁRIO DE VERÃO
HORÁRIO DE VERÃO: Setores fazem pressão para voltar após dois anos de extinção
Partes do carro ficaram jogadas na rodovia - Crédito: Gustavo Porto/EPTV ACIDENTE FATAL
Família em carro com placas de MS morre em grave acidente no interior de SP
FOI MULTADO?
Você foi multado? Saiba que pode ter até 40% de desconto no pagamento pelo Aplicativo, VEJA
MS CONTRATA AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS Contrata + abre pré-cadastro para programa de Microcrédito com juro zero
Foto: Mycchel Legnaghi - São Joaquim online FRIO INTENSO
Maior frio do ano? Temperaturas negativas, geada e até neve!
FOTO: NOTÍCIAS E CONCURSOS BOLSA FAMÍLIA 2021
Novo Bolsa Família de R$ 300 pode ser financiado; veja como
MACONHA BOI MACONHA
BOI MACONHA: Mais de 02 toneladas de maconha é apreendido em caminhão boiadeiro
HEMOSUL HEMOSUL
VAMOS DOAR: Hemosul Coordenador abre neste sábado das 7h às 17h para repor estoques de sangue