Menu
segunda, 2 de agosto de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Equipe supera meta de cadastros com o “Desafio Cadastur”

3 Jul 2013 - 10h01Por FundTur - MS

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS) tem trabalhado intensamente na orientação e divulgação sobre a importância do cadastro dos prestadores de serviços turísticos no Cadastur. O Cadastur é um sistema de inclusão gratuito de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo, executado pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação de Turismo.

Visando otimizar e incentivar o aumento do número de cadastros dos empreendimentos, a Diretoria de Desenvolvimento do Turismo e Mercado da Fundação de Turismo de MS lançou internamente o “Desafio Cadastur”, a campanha estabelece metas divididas entre as macrorregiões: Bonito/Serra da Bodoquena, Pantanal e Grande Dourados; Vales das Águas, Costa Leste, Cone Sul e Sete Caminhos da Fronteira; Rota Norte, Vale do Aporé e Caminho dos Ipês. O desafio começou a ser trabalhado pela equipe no mês de junho e conseguiu alcançar resultados positivos nesta primeira etapa.

Segundo o diretor de desenvolvimento do turismo e mercado da Fundação de Turismo, Daniel Real, o método com características do setor privado pretende orientar e pontuar onde a equipe deve chegar. “É também um processo motivador para o grupo. Hoje podemos mostrar através dos números o desenvolvimento e resultados desse trabalho. Uma das equipes conseguiu alcançar 132% da meta estipulada”, destacou.

De acordo com Daniel Real, o cadastro disponibiliza o acesso às linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo (MTur).

Para a diretora-presidente da Fundação de Turismo, Nilde Brun, o cadastro das prestadoras de serviços beneficia o empreendimento e o profissional, pois demonstra sua legalidade no mercado turístico e garante segurança ao consumidor final. “O cadastro permite que os integrantes participem de campanhas, feiras e eventos realizados pelo MTur e Embratur, além de ter acesso às linhas de financiamento para o turismo e, o mais importante, é gratuito”, diz Nilde.

Conforme informações da coordenadora regional dos serviços turísticos da Fundação de Turismo/Mtur, Dinair Rezende Marques, os empreendimentos que ainda não estão cadastrados deverão cumprir a legislação (Lei nº 11.771 de 17/09/2009) e os que já estão incluídos no Cadastur devem a cada dois anos renovar o cadastro e executar todos os dispositivos legais, com ações que visam o desenvolvimento da competitividade do turismo nacional, com informações precisas e reais, qualidade no atendimento e na prestação e oferta de serviços: recepção, alimentação, acomodação em camas e enxoval de boa/ótima qualidade, além dos requisitos vinculados as ações de sustentabilidade.

Os Meios de Hospedagens - Hotel, Resort, Hotel Fazenda, Cama&Café, Hotel Histórico, Pousadas e Flat/Apart-Hotel) - cadastrados no Cadastur poderão participar do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagens, que utilizará a consagrada simbologia de estrelas para diferenciar as categorias, em todas as tipologias. O Sistema Brasileiro de Classificação estabeleceu categorias específicas para cada tipo.

O Sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das seguintes atividades: Meios de Hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café); Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.
A equipe de atendimento do Cadastur, lotada na Fundtur-MS, têm realizado contatos telefônicos e visitas nos municípios visando sensibilizar, mobilizar, informar e orientar os prestadores de serviços turísticos, legalmente constituídos e em operação para efetivar o cadastramento.

Os interessados em cadastrar-se devem entrar em contato com a Fundação de turismo de MS pelo e-mail cadasturms@gmail.com, ou telefone (67) 3318-7600. Site: www.cadastur.turismo.gov.br

Números positivos:

O Cadastro de Pessoas Físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo atingiu o crescimento de 49%, comparando a variação anual, com base nos dados apurados entre os anos 2009 a 2012.

“Projetos de divulgação, além de visitas em campos de técnicos da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul com objetivo de conscientizar sobre a importância da legalização da atividade turística facilitaram o processo”, pontua Dinair Rezende Marques, coordenadora regional dos serviços turísticos da Fundação de Turismo/Mtur.

Cadastur

Criado pelo Ministério, o Cadastur é um sistema on-line que serve de fonte de consulta para o mercado turístico brasileiro. A partir da Lei do Turismo, o cadastro no MTur passou a ser obrigatório para empresas e profissionais de turismo. O projeto é executado em parceria com os órgãos oficiais de turismo nos 26 estados do Brasil e no Distrito Federal.

O cadastro proporciona oportunidades de qualificação, facilidades de acesso a linhas de financiamento e oportunidades de negócios e acesso a novos mercados. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Filipi Brites  (Ascom). BONITO - COM RECURSOS PRÓPRIOS
Prefeito entrega novo caminhão compactador hidráulico para coleta de lixo em Bonito (MS)
Fotos: Major Ronaldo Cezar Possato Venâncio/PM-SP BOMBEIROS DE MS
Corpo de Bombeiros Militar de MS realiza Curso de Mergulho em Caverna
VACINA EM BONITO BONITO - MS - VACINAÇÃO CONTRA COVID
Bonito atinge a marca de 11.797 pessoas imunizadas com vacinas da COVID-19
ROSE E PEDRINHO DA MARAMBAIA BONITO - MS - TRABALHO DO VEREADOR
Parceria Pedrinho da Marambaia e Rose Modesto já somam mais de R$ 1,6 milhão para Bonito
BONITO - VACINAÇÃO CONTINUA
BONITO vacina Covid pessoas a partir de 28 anos nesta quarta-feira, veja horário e local
FUNTRAB BORA TRABALHAR
BORA TRABALHAR: Semana começa com 1,3 mil vagas de empregos em 28 cidades de MS
BONITO - VACINA 2ª DOSE
Quem tomou a 1ª dose da Pfizer em maio deve tomar a 2ª dose nesta terça-feira em Bonito (MS)
Etapa do campeonato foi realizada nos Estados Unidos. (Foto: Divulgação/PBR Bull - PEÃO DE RODEIO DO MS
Peão de MS bate recorde com maior nota da história de mundial de rodeio
Corpo foi encontrado no quintal da casa da vítima, em Sidrolândia (MS).  Foto: PMMS/Reprodução CASO DE POLÍCIA
Polícia encontra corpo de idoso enterrado em quintal e sobrinha confessa homicídio
AÇÃO DA PMA
Fazenda com 520 cabeças de gado sem comida, alguns são encontrados mortos, PMA autua arrendatário