Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Barbearia
FIQUE ATENTO!

Enem divulga hoje resultado da prova de 2019; veja como consultar

Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil)

17 Jan 2020 - 07h41Por Redação

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2019 vão ser divulgadas nesta sexta-feira, dia 17 de janeiro. Para acessar o resultado, os candidatos que fizeram o exame devem entrar na Página do Participante (https://enem.inep.gov.br/participante/), incluir o CPF e a senha cadastrada (veja abaixo como recuperar a senha para consultar resultado).

Os participantes poderão consultar a nota da redação (que varia de zero a 1 mil) e o desempenho em cada área de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

De acordo com o Inep, 3.709.809 pessoas fizeram as provas do Enem 2019 – em 3 e 10 de novembro – 72,81% dos 5.095.388 inscritos.

Quem fez a prova como “treineiro”, ou seja, aqueles que ainda não concluíram o ensino médio, terão que esperar até março do ano que vem para acessar o boletim individual.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, vão conceder uma entrevista coletiva para apresentarem os resultados, às 10 horas, desta sexta-feira (17).

Como recuperar a senha do Enem?

Para quem não se lembra da senha para acessar a Página do participante, é importante já iniciar o processo para a sua recuperação. O procedimento pode ser feito através do portal e do aplicativo do Enem.

Passo a passo para recuperar a senha da página do participante:

Acesse o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/

Responda ao desafio de figuras solicitado no campo

Insira seu CPF

Clique em “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela

Clique em “enviar senha”

Aguarde uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado

Assim que tiver a nova senha, digite-a no sistema para conferir seu resultado

Com a nota do Enem em mãos o estudante pode candidatar à vagas de diversas universidades (públicas e particulares) e aos programas de acesso ao ensino superior - Sisu, Prouni e Fies.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem é a segunda maior prova do tipo no mundo, só perdendo para o "gao kao", prova de admissão ao ensino superior da China, com 9 milhões de candidatos.

Quando se inscrever no Sisu 2020?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema do MEC que reúne centenas de milhares de vagas de graduação em universidades públicas brasileiras. Para participar do Sisu em 2020, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, e não ter tirado nota zero na prova de redação.

Com a nota do Enem 2019, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2020. O prazo começa na próxima terça (21) e encerra as 23h59, na sexta-feira (24). A inscrição é feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

Neste primeiro semestre, serão ofertadas 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. No site do Sisu é possível escolher duas opções de curso. Quem teve melhor pontuação no Enem tem mais chances de conquistar a vaga.

Sisu 2020: dicas para inscrição na seleção do primeiro semestre, que abre na próxima semana
Cronograma do Sisu 2020:

Abertura das inscrições: 21 de janeiro

Fim das inscrições: 23h59 de 24 de janeiro

Resultado: 28 de janeiro

Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.