Menu
quinta, 24 de junho de 2021
Busca
BONITO AGUAS DE BONITO JUNHO

Em MS, 69% dos municípios não prestaram contas do Bolsa Família

22 Mar 2011 - 08h31Por Campo Grande News

Dados do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) divulgados nesta segunda-feira mostram que em Mato Grosso do Sul, 69% dos municípios não prestaram conta dos repasses do Bolsa Família. Sem a apresentação e aprovação das contas, os municípios podem ficar sem recursos.

As informações são referentes aos recursos do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal) aplicados em 2009. Os Conselhos Municipais de Assistência Social devem apresentar a prestação de contas até 31 de março, sob pena de não receber o dinheiro de 2011 a partir de abril.

Até o dia 17 de março, data do relatório apresentado pelo MDS, apenas 24 municípios de Mato Grosso do Sul haviam apresentado a prestação de contas. Deste total, oito tiveram os dados aprovados e 16 não se manifestaram até o momento.

O ministério informou que os nomes dos municípios que faltam apresentar as contas não foram divulgados uma vez que a planilha de prestação de contas é atualizada com frequência.

A prestação de contas é item primordial para que as prefeituras continuem recebendo os recursos a serem aplicados em ações administrativas do Programa Bolsa Família, em um total de R$ 24 milhões em todo o Brasil.

No dia 31 de março, encerra o prazo de apresentação de contas de 2009 e também da aprovação total pelo conselho. Caso os dados não sejam apreciados, ou aprovados parcialmente, o município fica impedido de receber o IGD-M e só voltará a receber o recurso quando o problema foi resolvido.

No Brasil, apenas 33% dos municípios prestaram contas, em um total de 1852 cidades. O Distrito Federal ainda não apresentou prestação, ficando no topo da lista de não prestação de contas, seguido pelo Amapá, que tem 93,75% dos municípios pendentes.

De acordo com portaria do MDS, os recursos do IGD-M devem ser aplicados pelos municípios na implementação de programas complementares ao Bolsa Família, como alfabetização de jovens e adultos, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, acesso ao microcrédito produtivo orientado e desenvolvimento comunitário e territorial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Deputado solicita prorrogação da carência do Pronampe aos empresários de Bonito e região
MAUS-TRATOS AGORA É CRIME
MAUS-TRATOS: Homem é preso após arremessar gato na parede e tentar quebras as patas em MS
VACINA DA JANSSEN NO MS
JANSSEN: 150 mil doses serão para estudo de vacinação em massa de 13 municípios em MS
CASO INVESTIGADO EM MS
Mulher é estuprada e amarrada na própria casa em MS
Vagas são para escriturário, com função de agente de tecnologia e comercial (Foto/Arquivo: Henrique Kawaminami) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS CONFIRA AS CIDADES DE MS
Banco do Brasil abre hoje seleção com salário de R$ 3 mil e vagas em MS
GUARDA MUNICIPAL DE BONITO BONITO - MS - AÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Guarda municipal cumpre 12 mandados de prisão no primeiro semestre em Bonito (MS)
ACIDENTE FATAL
Motociclista morre ao sofrer queda e ser arrastado por 10 metros em MS
MAIS VACINA CHEGANDO
DOSES DE ESPERANÇA: MS recebe mais 105.090 doses da vacina contra Covid-19 nesta quinta-feira
750x553_735759c62905dd3311431c0e4d446c7f FRIO - INVERNO
Frio chega com tudo no fim de semana e MS pode ter mínima de 1°C
Instituto de Desenvolvimento de Bonito
Projeto de Lei pode incluir ecoturismo de Bonito e região como atividade essencial