Menu
BANNER ANNA
sbado, 29 de fevereiro de 2020
Busca

Em MS, 69% dos municípios não prestaram contas do Bolsa Família

22 Mar 2011 - 08h31Por Campo Grande News

Dados do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) divulgados nesta segunda-feira mostram que em Mato Grosso do Sul, 69% dos municípios não prestaram conta dos repasses do Bolsa Família. Sem a apresentação e aprovação das contas, os municípios podem ficar sem recursos.

As informações são referentes aos recursos do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal) aplicados em 2009. Os Conselhos Municipais de Assistência Social devem apresentar a prestação de contas até 31 de março, sob pena de não receber o dinheiro de 2011 a partir de abril.

Até o dia 17 de março, data do relatório apresentado pelo MDS, apenas 24 municípios de Mato Grosso do Sul haviam apresentado a prestação de contas. Deste total, oito tiveram os dados aprovados e 16 não se manifestaram até o momento.

O ministério informou que os nomes dos municípios que faltam apresentar as contas não foram divulgados uma vez que a planilha de prestação de contas é atualizada com frequência.

A prestação de contas é item primordial para que as prefeituras continuem recebendo os recursos a serem aplicados em ações administrativas do Programa Bolsa Família, em um total de R$ 24 milhões em todo o Brasil.

No dia 31 de março, encerra o prazo de apresentação de contas de 2009 e também da aprovação total pelo conselho. Caso os dados não sejam apreciados, ou aprovados parcialmente, o município fica impedido de receber o IGD-M e só voltará a receber o recurso quando o problema foi resolvido.

No Brasil, apenas 33% dos municípios prestaram contas, em um total de 1852 cidades. O Distrito Federal ainda não apresentou prestação, ficando no topo da lista de não prestação de contas, seguido pelo Amapá, que tem 93,75% dos municípios pendentes.

De acordo com portaria do MDS, os recursos do IGD-M devem ser aplicados pelos municípios na implementação de programas complementares ao Bolsa Família, como alfabetização de jovens e adultos, capacitação profissional, geração de trabalho e renda, acesso ao microcrédito produtivo orientado e desenvolvimento comunitário e territorial.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GRUPO EDUCACIONAL FAVENI
Faveni de Bonito já é sucesso: alunos participaram de aula inaugural na Câmara Municipal
BONITO - MS - MAIS 150 CASAS
Governo do Estado e Prefeitura vão construir mais 150 casas, veja como participar em Bonito (MS)
VAMOS DOAR
Jovem com leucemia internada no CTI precisa urgente de doações de sangue
COTA ZERO - NOVAS REGRAS
Governo flexibiliza Cota Zero e novas regras para a pesca passam a vigorar em rios de MS
CORONAVÍRUS NO MS
Saúde monitora 9 casos de suspeita de coronavírus no Estado de MS
CRIME
Homem morre após ser esfaqueado e bater carro contra árvore
Bonito
Prosa & Segredos trás entrevista e poema inédito de Ingra Lyberato escrito no Pantanal
AÇÃO DA POLÍCIA CIVIL
Vigia condenado a 18 anos por estupro é preso pela Polícia Civil
CASOS DE FAMÍLIA!
Sogra é suspeita de agredir nora e neta de 10 anos em Guia Lopes da Laguna
PAGAMENTO
Prefeitura efetua o pagamento dos salários dos servidores, em Bonito (MS)