Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Planejado
BONITO - MS - REUNIÃO DO BRICS

Em Bonito (MS), reunião do Brics é a oportunidade de MS mostrar que é a vitrine em sustentabilidade

Em Bonito (MS), reunião do Brics é a oportunidade de MS mostrar que é a vitrine em sustentabilidade

25 Set 2019 - 19h11Por Sílvio de Andrade - SubCom

Mato Grosso do Sul tem a grande oportunidade de mostrar ao mundo, em especial aos novos mercados que se abrem ao Brasil, que pratica uma produção agropecuária consorciada com a floresta e com sustentabilidade, incluindo o turismo, com a realização em Bonito da 9ª reunião anual de ministros de agricultura do Brics – grupo de países integrados pelo Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul. O evento foi aberto nesta quarta-feira (25.09), em Bonito.

A avaliação é do secretário estadual Jaime Verruck, da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), que participa da reunião internacional representando o governador Reinaldo Azambuja. “Enquanto o Brasil discute novos acordos comerciais, incluindo a China, nosso grande parceiro, o Estado se torna a grande vitrine da sustentabilidade e pode se beneficiar da abertura desses mercados”, disse.

Cúpula do Brics reunido em Bonito: encontro segue até amanhã, quando será assinado a Declaração Conjunta

Segundo o secretário, o encontro é extremamente benéfico para o Estado, que tem como Bonito como um modelo de gestão em turismo e de sucesso na integração agricultura-pecuária-floresta, que pode se tornar a imagem do Brasil lá fora. “Por isso a importância de se realizar o Brics em Bonito, mostrando ao mundo que produzimos alimentos com sustentabilidade numa região de grandes riquezas em água, solo e biodiversidade”, pontuou.

“A realização da reunião do Brics em Bonito mostrará que Mato Grosso do Sul tem um posicionamento quanto à sustentabilidade da produção, que somos líderes na integração agricultura-pecuária-floresta”, completou o secretário, lembrando que dos 11 milhões de hectares consorciados hoje no Brasil, 2,5 milhões estão em Mato Grosso do Sul. “Somos a vitrine do que o Brasil quer mostrar ao mundo quanto a sustentabilidade”, finalizou.

Agenda 2030

A 9ª reunião do Brics teve início na manhã desta quarta-feira, no Observatório Socioambiental EcoSesi Bonito, distante 6 km do centro da cidade turística, que amanheceu com temperatura de 23 graus, após fortes chuvas na madrugada, e mantém o céu nublado e com garoa durante o dia. O grupo já realizou uma reunião preliminar para discutir a Carta Bonito, que será assinada ainda hoje, após a plenária prevista para encerrar-se às 18h30.

Jaime Verruck representou o governador Reinaldo Azambuja no primeiro dia da reunião do Brics, em Bonito

Presentes ao evento a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; vice-ministro da Índia, Bimbadhan Pradhan;; ministro da África do Sul, Mcebisi Skwatsha; ministro da China, Taolin Zhang;  e ministro da Rússia, Sergey Levin. A programação inclui visitas ao Aquário Natural e Ceita Corê Trilhas e Nascente, pontos turísticos de Bonito. Amanhã (26), haverá reuniões bilaterais no período da tarde.

A reunião dos ministros do Brics tem como tema a inovação tecnológica na agropecuária no contexto de aumento da população mundial e da demanda por alimentos. O grupo debaterá questões relacionadas à segurança alimentar e sustentabilidade ambiental em âmbito regional e global. O objetivo é fortalecer a cooperação entre os membros do grupo para cumprir as metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.

Cadeia estruturada

Ao participar da entrevista da ministra Tereza Cristina, no início da tarde desta quarta-feira, o secretário Jaime Verruck se posicionou com otimismo às negociações que o Brasil mantém com novos mercados consumidores, que vão beneficiar o Estado, citando a carne. “Temos uma cadeia estruturada, com uma série de frigoríficos credenciados com a China, e estamos aguardando credenciamento para exportar a carne inatura para os Estados Unidos”, disse.

Secretário da Semagro ao lado dos ministros que integram o grupo do Brics, na chegada da delegação a Bonito

Citou que a ministra sinalizou avanços em relação a abertura de mercado para os derivados do leite e adiantou que o Governo do Estado está finalizando as tratativas para implantar o Selo Arte, que beneficia não apenas as exportações, mas os pequenos produtores de queijo de Mato Grosso do Sul. “Até outubro teremos a nossa legislação, propiciando a legalização nas questões sanitárias e a qualidade dos produtos”, antecipou,

Verruck também destacou, na fala de Tereza Cristina, o esforço do governo brasileiro em agregar valor aos produtos de exportação – uma das principais pautas em discussão com o mercado -, deixando apena de exportar commodities. Disse que esta política, associada a um programa interno de desenvolvido, tem sido o grande discurso do governador Reinaldo Azambuja com o objetivo de inserir novos produtos no mercado e tornar o Estado mais competitivo.

Leia Também

Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda Caso raro
Sucuri de 2,5 metros é resgatada em oficina mecânica de Miranda
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS Homicídio
Acusado de assassinato é encontrado escondido em fazenda de MS
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS Em Campo Grande
Policial militar que matou empresário no Procon morre em MS
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS Fronteira
Avião de jogador de futebol cai em rota do tráfico entre Paraguai e MS
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena Atenção população
Campanha Seu Abraço Aquece arrecada agasalhos, cobertores e roupas em Bonito e Bodoquena
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito Atenção Motoristas
Ponte do Coqueiro está interditada em Bonito
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos Reunião de negócios
Com ações habitacionais e de saneamento básico em expansão, Governo de MS e Caixa definem projetos
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda Capacitação
Bonito realiza curso de Segurança de Embarcações no Distrito Águas do Miranda
ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA. Esportes
ATLETAS DE BONITO VÃO REPRESENTAR O MUNICÍPIO NO CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE LOTERIAS CAIXA.
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos Parceria
Hospital Regional e São Julião debatem manutenção de convênio para oferta de leitos
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.