Menu
tera, 25 de janeiro de 2022
Busca
VOO DAS GARÇAS
TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS

Diante do aumento de casos de Covid-19, Governo amplia testagem e intensifica campanha por vacinação

10 Jan 2022 - 12h12Por Paulo Fernandes e Mireli Obando, Subcom

O Governo de Mato Grosso do Sul vai reabrir drive-thrus de testagem de Covid-19 e intensificar a campanha de conscientização sobre a importância da vacinação para vencer a pandemia. As decisões do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) foram tomadas diante do aumento do número de casos de Covid-19, aliado ao de Influenza A.

O anúncio das novas medidas foi feito pelo presidente do programa, secretário Eduardo Riedel, e pelo titular da Saúde, Geraldo Resende, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (10), na governadoria.

Serão reabertos os drive-thrus para testagem de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas e reforçado o de Corumbá. Além disso, haverá entregas semanais de novos testes aos municípios, desde que as prefeituras concordem.

Para Riedel, testagem e a vacinação são medidas necessárias para conter o avanço da pandemia provocada pelo coronavírus. "Noventa e cinco por cento das pessoas que vêm a óbito, são aqueles que não tomaram a vacina. Isso no Brasil. Então, a vacinação é fundamental nesse processo que estamos vivendo", explicou Riedel.

Já o secretário Geraldo Resende explicou a importância da testagem para permitir o acesso gratuito da população ao serviço e para monitorar o avanço da doença em Mato Grosso do Sul. "Quanto mais testagem nós tivermos, maior compreensão teremos da doença e poderemos cumprir estratégia para enfrentar", disse Resende.

Coletiva foi realizada no auditório seguindo protocolos de biossegurança

Secretários Eduardo Riedel e Geraldo Resende falaram da importância da vacinação e da testagem

Vacinação de crianças

Também na coletiva, o secretário Geraldo Resende explicou que Mato Grosso do Sul aguarda a chegada e remessa de vacinas pelo Ministério da Saúde para começar a fazer a imunização das crianças de 5 a 11 anos, dependendo dessa entrega, no próximo dia 15.

Boletim epidemiológico

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou mais 1.306 casos de Covid em Mato Grosso do Sul conforme dados do boletim epidemiológico desta segunda-feira (10). 

Os municípios com maior número de novas infecções são: Campo Grande (1.033), Bonito (52), Maracaju (46), Três Lagoas (45) e Dourados (33). A média móvel indica que nos últimos 7 dias houve a confirmação de 702,9 casos diários no Estado. 

Um novo óbito ocorrido no município de Iguatemi no dia 8 de janeiro, foi confirmado pela doença. Conforme o boletim, trata-se de um paciente do sexo masculino de 66 anos, que tinha histórico de diabetes. 

A média de óbitos da última semana está em 1,7 e a letalidade se mantém em 2,5%. Desde o início da pandemia no Estado, 9.743 sul-mato-grossenses morreram por complicações da doença.  

A taxa de ocupação de leitos SUS UTI por macrorregião é de 88% em Corumbá, 62% em Dourados, 51% em Campo Grande e 48% em Três Lagoas. 

Entre os casos ativos em Mato Grosso do Sul, 59 são pacientes internados em leitos clínicos (37) e de UTI (22). Existem 567 casos aguardando encerramento pelos municípios.  

Influenza

O novo formato do boletim epidemiológico da SES também traz as informações sobre a Influenza. Foram registradas 175 novas notificações e 1 novo caso da doença. 

Não houve registro de novas mortes pela doença. Porém, Mato Grosso do Sul já registrou 12 óbitos por influenza. A taxa de letalidade está em 6,9%. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO - OBRAS - MAQUINÁRIO
Com recursos próprios, Prefeito entrega mais um maquinário para secretaria de obras em Bonito
BONITO - HOSPITAL DO AMOR
Unidade móvel do Hospital do Amor já realizou mais de 240 atendimentos em Bonito
VALE UNIVERSIDADE VALE UNIVERSIDADE
Programa Vale Universidade abre inscrições com 1 mil vagas disponíveis
VALE GÁS VALE GÁS
Inscrição no Vale-Gás Nacional de R$52: Veja como se matricular
FOTO: Subsecretaria de Comunicação, Subcom TURISMO A TODO VAPOR
Pagamento por serviços ambientais, criado pelo Estado, certifica a produção rural e o turismo
BONITO - TRABALHOS NÃO PARAM BONITO - MS - BORA TRABALHAR
Obras não param e trabalhos intensos garantem limpeza e bem-estar dos moradores em Bonito
BONITO - REFORMA DE PONTES
BONITO: Prefeito autoriza processo licitatório para reforma de 02 pontes, confira
BONITO - PROCON BONITO - PROCON
Procon lança projeto e faz atendimento ao público nos dias 25 e 26 em Bonito (MS)
VACINA VACINA PEDIÁTRICA
Mato Grosso do Sul recebe segundo lote com vacina pediátrica da Pfizer nesta terça-feira
ESTRADA VIVA ESTRADA VIVA
Governo institui manual para reduzir atropelamento de animais silvestres nas rodovias