Menu
quarta, 3 de junho de 2020
BANNER ANNA
Busca
POLONIO IMÓVEIS
BONITO - MS - CORONAVÍRUS

COVID-19: médicos detalham tratamento de pacientes em Bonito (MS)

COVID-19: médicos detalham tratamento de pacientes em Bonito (MS)

20 Mai 2020 - 14h05Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

Duas semanas após o primeiro resultado positivo para o novo coronavírus, o município de Bonito começa a ter os primeiros pacientes curados da doença. A informação foi repassada pelo médico Gustavo Izar durante a reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, nesta terça-feira (19), ao destacar as ações realizadas pela Secretária de Saúde para conter a disseminação do vírus e as formas de tratamento dos casos positivos.

"Ainda não demos a alta oficial, mas uma grande vitória para nós é a boa recuperação do idoso, de 81 anos, que foi nosso primeiro positivado. Ele é um paciente forte, saudável, acho que talvez até mais do que eu, sem comorbidades consideradas de risco para o novo coronavírus. Apesar de não apresentar sintomas, foi medicado, justamente pela sua idade avançada, visto que estamos chegando em época de viroses normais, como H1N1 e outras. Hoje completam 15 dias e ele está sendo liberado do isolamento", explica o médico, ao acrescentar que o número curados vai aumentar progressivamente durante esta semana.

"Ao decorrer desta semana temos mais um para ser liberado, depois tem outros dois que também já estão bem, só aguardando o fim do isolamento. Então as projeções são muito positivas. Se continuarmos fazendo o rastreio desses casos, visto que não temos transmissão comunitária em Bonito, ou seja, todos os casos, com exceção do idoso – e este não transmitiu para ninguém - são oriundos do frigorifico, podemos zerar o número de contaminados no município", reforçou Dr. Gustavo, que também é membro do Comitê.

O dentista João Silvério, que também faz parte do grupo de enfretamento ao coronavírus no município, destacou por sua vez, as ações da Secretaria de Saúde no atendimento aos pacientes positivados. "A gente faz a cada 24 horas o acompanhamento do paciente, seja por telefone, ou caso necessário, o contato pessoal por um médico ou enfermeiro capacitado. Esses pacientes estão sim, recebendo toda a atenção do município, seja com medicamentos ou até com fornecimento de cestas para alimentação, quando necessário", afirma.

Porém, segundo Dr. Gustavo, é importante destacar que alguns pacientes não precisam de medicamento devido ao seu quadro clinico. "Quando um paciente é assintomático, não há necessidade de tomar alguma medicação. Para que vamos ministrar uma droga em uma pessoa que não tem sintomas. Se houver sintoma, será medicado é claro, como tem acontecido com pacientes que testaram positivo até agora, mas isso depende da avaliação clinica. Por isso não é correto afirmar que um paciente não está recebendo atenção por não estar sendo medicado".

Segundo João, todo o atendimento e tratamento são baseados nos protocolos do Ministério da Saúde. "Todo o protocolo de isolamento, de medicação, tudo tem que ser seguido de acordo com o Ministério da Saúde e tudo tem sido feito. Tudo que é falado fora de um protocolo, por uma pessoa que não entende o que está acontecendo, não é verídico. Então a gente precisa entender que é fundamental que tudo que é vindo com evidências científicas deve ser seguido, não achismo, achismo não existe na área da saúde", reforça.

Protocolo de Bonito

O clínico geral e diretor técnico da Atenção Básica, André de Almeida, destacou que a Secretaria de Saúde está organizando um documento para padronizar o atendimento aos pacientes com Covid-19. "Durante esta semana estamos desenvolvendo um Protocolo de Bonito, tanto para teste, que dia vai ser testado, qual teste será feito, qual o tratamento será feito, para padronizar o atendimento. A gente vai padronizar com os medicamentos que temos aqui no município e com os que estão tendo melhor resultado no Brasil e no mundo, para que independe de qualquer médico que atenda o paciente com coronavírus, ele receba o mesmo tratamento".

Ainda segundo ele, o setor de pediatria e de obstetrícia também apresentarão as formas de atendimento, que nestes casos são diferenciadas das demais, e estas serão acrescentadas ao documento.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BOLETIM COVID-19 NO MS CORONAVÍRUS NO MS
EXPLODIU: MS tem recorde com 156 novos casos em 24 horas, confira o boletim
COVID-19
Passou Campo Grande: Dourados registra novo recorde de casos de Covid-19 em 24 horas
Policial
Mulher dá entrada em hospital com facada no pescoço e criminoso é preso, em MS
TRÁFICO DE DROGAS
Homem flagrado transportando 5,2t de maconha é colocado em liberdade
COVID-19
Número de casos confirmados de Covid-19 sobe para 48, em Bonito
Sorteio
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 45 milhões nesta quarta-feira
ACIDENTE
Caminhão boiadeiro tomba em rotatória e deixa animais mortos
FRIO
Frio continua nesta quarta-feira, com previsão de geadas e mínima de 12°C, em Bonito
GUIA LOPES - BOLETIM COVID-19
Guia Lopes fecha 24h com 230 casos com 109 recuperados, confira o boletim
Em mais uma sessão remota, Mesa Diretora apresentou projetos que reconhecem calamidade pública GUIA LOPES E MAIS 03 CIDADES
Guia Lopes e mais 03 municípios podem ter estado de calamidade pública decretado