Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
labbonito
BONITO - MS - CORONAVÍRUS

COVID-19: médicos detalham tratamento de pacientes em Bonito (MS)

COVID-19: médicos detalham tratamento de pacientes em Bonito (MS)

20 Mai 2020 - 14h05Por BONITO INFORMA COM ASSESSORIA

Duas semanas após o primeiro resultado positivo para o novo coronavírus, o município de Bonito começa a ter os primeiros pacientes curados da doença. A informação foi repassada pelo médico Gustavo Izar durante a reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, nesta terça-feira (19), ao destacar as ações realizadas pela Secretária de Saúde para conter a disseminação do vírus e as formas de tratamento dos casos positivos.

"Ainda não demos a alta oficial, mas uma grande vitória para nós é a boa recuperação do idoso, de 81 anos, que foi nosso primeiro positivado. Ele é um paciente forte, saudável, acho que talvez até mais do que eu, sem comorbidades consideradas de risco para o novo coronavírus. Apesar de não apresentar sintomas, foi medicado, justamente pela sua idade avançada, visto que estamos chegando em época de viroses normais, como H1N1 e outras. Hoje completam 15 dias e ele está sendo liberado do isolamento", explica o médico, ao acrescentar que o número curados vai aumentar progressivamente durante esta semana.

"Ao decorrer desta semana temos mais um para ser liberado, depois tem outros dois que também já estão bem, só aguardando o fim do isolamento. Então as projeções são muito positivas. Se continuarmos fazendo o rastreio desses casos, visto que não temos transmissão comunitária em Bonito, ou seja, todos os casos, com exceção do idoso – e este não transmitiu para ninguém - são oriundos do frigorifico, podemos zerar o número de contaminados no município", reforçou Dr. Gustavo, que também é membro do Comitê.

O dentista João Silvério, que também faz parte do grupo de enfretamento ao coronavírus no município, destacou por sua vez, as ações da Secretaria de Saúde no atendimento aos pacientes positivados. "A gente faz a cada 24 horas o acompanhamento do paciente, seja por telefone, ou caso necessário, o contato pessoal por um médico ou enfermeiro capacitado. Esses pacientes estão sim, recebendo toda a atenção do município, seja com medicamentos ou até com fornecimento de cestas para alimentação, quando necessário", afirma.

Porém, segundo Dr. Gustavo, é importante destacar que alguns pacientes não precisam de medicamento devido ao seu quadro clinico. "Quando um paciente é assintomático, não há necessidade de tomar alguma medicação. Para que vamos ministrar uma droga em uma pessoa que não tem sintomas. Se houver sintoma, será medicado é claro, como tem acontecido com pacientes que testaram positivo até agora, mas isso depende da avaliação clinica. Por isso não é correto afirmar que um paciente não está recebendo atenção por não estar sendo medicado".

Segundo João, todo o atendimento e tratamento são baseados nos protocolos do Ministério da Saúde. "Todo o protocolo de isolamento, de medicação, tudo tem que ser seguido de acordo com o Ministério da Saúde e tudo tem sido feito. Tudo que é falado fora de um protocolo, por uma pessoa que não entende o que está acontecendo, não é verídico. Então a gente precisa entender que é fundamental que tudo que é vindo com evidências científicas deve ser seguido, não achismo, achismo não existe na área da saúde", reforça.

Protocolo de Bonito

O clínico geral e diretor técnico da Atenção Básica, André de Almeida, destacou que a Secretaria de Saúde está organizando um documento para padronizar o atendimento aos pacientes com Covid-19. "Durante esta semana estamos desenvolvendo um Protocolo de Bonito, tanto para teste, que dia vai ser testado, qual teste será feito, qual o tratamento será feito, para padronizar o atendimento. A gente vai padronizar com os medicamentos que temos aqui no município e com os que estão tendo melhor resultado no Brasil e no mundo, para que independe de qualquer médico que atenda o paciente com coronavírus, ele receba o mesmo tratamento".

Ainda segundo ele, o setor de pediatria e de obstetrícia também apresentarão as formas de atendimento, que nestes casos são diferenciadas das demais, e estas serão acrescentadas ao documento.

Leia Também

Usuária de drogas foi morta com 9 facadas e segurando terço em MS Caso de polícia
Usuária de drogas foi morta com 9 facadas e segurando terço em MS
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística Aprendizado
Bonito recebe comitiva de Parauapebas/PA e promove troca de experiências em gestão turística
Adolescente furta moto e sofre acidente durante fuga Crime
Adolescente furta moto e sofre acidente durante fuga
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS Economia
Proprietários de veículos com IPVA em atraso podem regularizar situação em MS
Homem é preso por estuprar enteada de 12 anos em cidade de MS Caso de polícia
Homem é preso por estuprar enteada de 12 anos em cidade de MS
Acidente mata mulher e bebê em Mato Grosso do Sul Acidente fatal
Acidente mata mulher e bebê em Mato Grosso do Sul
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece' Bem ao próximo
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha 'Seu Abraço Aquece'
Parceria entre Governo de MS e Marinha possibilita pesquisa, atendimento médico e combate a incêndio Parceria
Parceria entre Governo de MS e Marinha possibilita pesquisa, atendimento médico e combate a incêndio
Bonito receberá voos todos os dias no mês de Julho de 2024 TURISMO A TODO VAPOR
Bonito receberá voos todos os dias no mês de Julho de 2024
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para  2º Festival de Pesca Esportiva Evento
Dupla João Haroldo e Betinho convida população para 2º Festival de Pesca Esportiva
Bonito Informa
Avenida 09 de Julho 2135 - Centro - Bonito/MS/MS
(67) 99638-6610rogerio@bonitoinforma.com.br
© Bonito Informa. Todos os Direitos Reservados.